"Nós temos que intensificar a alfabetização em nosso país", disse João Campos, prefeito do Recife

O desafio de fomentar uma educação pública de qualidade a partir dos municípios foi um dos mais importantes painéis da última quinta-feira, dia 21/10, no Educa Week 2021. Os participantes discutiram sobre a evasão escolar, a dificuldade de acesso nas etapas iniciais, os efeitos catastróficos que a pandemia da Covid-19 promoveu, como o aumento da desigualdade social, entre outros temas.


A fala do político integrou o debate sobre a educação pública nos municípios, em painel do Educa Week 2021 que contou ainda com Renan Ferreirinha, secretário da educação do município do Rio de Janeiro


O desafio de fomentar uma educação pública de qualidade a partir dos municípios foi um dos mais importantes painéis da última quinta-feira, dia 21/10, no Educa Week 2021.


Os participantes discutiram sobre a evasão escolar, a dificuldade de acesso nas etapas iniciais, os efeitos catastróficos que a pandemia da Covid-19 promoveu, como o aumento da desigualdade social, entre outros temas.


O prefeito de Recife, João Campos, apontou algumas contribuições de seu governo para melhorar a educação pública, que, segundo ele, tornou a cidade um case de sucesso. “O estado de Pernambuco tem uma rede de ensino integral maior que São Paulo e que o Espírito Santo juntos”, disse Campos. “Em 2007, Pernambuco tinha uma evasão escolar de mais de 25% no ensino médio. A última pesquisa registrou uma taxa de menos de 2%”, ressaltou o político.


“É preciso ter um plano de longo prazo para lidar com a Educação, não dá para achar que vai resolvê-la em apenas três meses, ou que um governo em quatro anos vai conseguir lidar com problemas sistêmicos. É necessária uma estratégia bem desenhada em várias frentes diferentes. Desde você melhorar a qualidade de infraestrutura de uma escola no Sertão ou da zona periférica na cidade, à você ter um programa denso de formação de professores, ter um currículo adequado, que seja moderno e dialogue com atratividade”, afirmou o prefeito.


Campos também falou sobre a importância da alfabetização para o futuro das crianças. “Nós temos que intensificar a alfabetização na nossa cidade, em nosso país. É alfabetizar na idade certa, porque isso é um direito emancipatório. Quando a gente faz isso com uma criança, a gente dá o direito de ela construir o seu futuro, ser o que ela quiser ser, ter liberdade e autonomia na sua vida”, destacou.


E, ainda, enfatizou que o tema da vacinação deve ser discutido em sala de aula para que as crianças da cidade abordem o assunto em casa e ajudem na tomada de decisão de seus familiares. “Queremos que nossas crianças influenciem os adultos”, apontou João.


Já o secretário da educação do município do Rio de Janeiro Renan Ferreirinha apontou sobre como a pandemia contribuiu para acentuar problemas no município, como a evasão escolar, a fome e o aliciamento de crianças e jovens pelos milicianos e traficantes. “O ensino presencial é insubstituível na educação básica. Ele contribui para o convívio e o acolhimento social, que são essenciais para os alunos”, disse o secretário. “Tivemos no Brasil retrocessos em relação à fome. A escola garante um prato de comida digno para as nossas crianças”, ressaltou.


“Cada criança fora da escola é uma tragédia. A gente compete com a milícia e o tráfico quando a escola não funciona bem. Ela deve ser a última a fechar e a primeira a abrir”, concluiu Ferreirinha.


O Educa Week 2021


Considerado o maior evento de educação básica do Brasil, em sua sexta edição, vai reunir as maiores autoridades, líderes e ativistas do país, além de especialistas internacionais (das universidades de Harvard e Stanford), durante seis dias. A programação totaliza 36 painéis, com temas pautados nas novas demandas educacionais, geradas e impulsionadas pela pandemia. Serão abordados aspectos pedagógicos e socioemocionais, transformações geradas no pós-pandemia, os desafios para a escola pública de qualidade, edtechs, e, ainda, como melhorar os índices educacionais no Brasil. Serão debatidas, também, as tendências da educação no Exterior, com estudos de caso em países como Estados Unidos, China e Finlândia. Para completar, o Prêmio Destaque Educação irá reconhecer os projetos pedagógicos que transformaram para melhor a vida dos estudantes durante a pandemia. Confira a programação completa, acessando: https://educaweek.com.br/


O Educa Week é uma realização da Educational Leaders (Grupo de Líderes da Educação), em parceria com o Institute of Technology and Education (Iteduc) e SD Student Travel. Tem como patrocinadores as seguintes organizações: Matific, Árvore, Escolas Exponenciais, FTD Educação, International School, Eduqo e Somos Educação, além do apoio do Colégio Bandeirantes, Colégio Dante Alighieri, Vertice, Colégio Santo Américo, Colégio Rio Branco, Colégio Magno Mágico de Oz, ABStartups, Instituto Casa Grande, Grupo Rabbit, Seppo e Unibes Cultural.


Além dos ativistas e personalidades convidadas, participam, ainda, dos painéis de discussão e fóruns diretores de tradicionais escolas particulares do Brasil, como os colégios Avenues School (SP), Bandeirantes (SP), Beit Yaacov (SP), Bernoulli (MG), Dante Alighieri (SP), Energia (SC), Farias Brito (CE), Farroupilha (RS), Galois (DF), GGE (PE), ISO (PB), Marista Arquidiocesano (SP), Poliedro (SP), Rio Branco (SP), Santo Américo (SP), São Luís (SP) e Vértice (SP).


Sobre o Iteduc: principal apoiador do Educa Week, o Institute of Technology and Education (Iteduc) é uma organização com o propósito de transformar e aprimorar o desenvolvimento da educação, por meio de tecnologias digitais e metodologias híbridas de ensino-aprendizagem. Elaborado por uma equipe de educadores mundialmente reconhecidos, os cursos e metodologias do Iteduc têm como objetivo habilitar o profissional da educação para enfrentar os desafios que o século XXI e, principalmente, para a nova realidade imposta ao setor de Educação, já que, mais do que nunca, a aceleração digital se faz presente em todos os segmentos.

Enviar um comentário

0 Comentários
* Só falta o seu comentário! O autor agradece.

buttons=(OK) days=(20)

Este site utiliza cookies para tornar a sua experiência melhor. Saiba mais
Accept !