Encontro reúne poetas dos países da CPLP em evento gratuito

DO TEXTO: Haverá também o lançamento da antologia comemorativa do VII EPLP, intitulada ‘Os Poetas, a Poesia e os Continentes’.
Celebrar a vida e unir os povos que falam o mesmo idioma. Essa é a proposta da sétima edição do Encontro de Poetas da Língua Portuguesa (VII EPLP).


Celebrar a vida e unir os povos que falam o mesmo idioma. Essa é a proposta da sétima edição do Encontro de Poetas da Língua Portuguesa (VII EPLP). Aberto ao público e gratuito, o evento será dividido em duas partes. Dos dias 4 a 7 de novembro, a conferência será transmitida pelo Facebook. Já no dia 13, o encerramento acontece presencialmente, na cidade de Lisboa, em Portugal.

Para Mariza Sorriso, poeta brasileira e organizadora do EPLP, uma das propostas da iniciativa é promover a inclusão e dar a conhecer a poesia e cultura dos países de língua portuguesa aos seus pares. “Os encontros sempre apresentam poetas das mais variadas idades e níveis de vivência poética, renomados e premiados doutores e PHDs em Letras, ao lado de poetas neófitos”.

- Por exemplo, muitos iniciaram suas publicações literárias através das nossas antologias comemorativas, outros tiveram seus dons poéticos despertados nos nossos encontros. Com esta sétima edição, esperamos atingir a marca de três mil participantes - revela.

Além das apresentações, haverá também o lançamento da antologia comemorativa do VII EPLP, intitulada ‘Os Poetas, a Poesia e os Continentes’.

A publicação conta com 270 poemas de 123 poetas de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e Portugal. A obra faz homenagem a importantes personalidades da poesia, como o brasileiro Solano Trindade, o cabo-verdiano Oswaldo Osório e o português-angolano José Manuel Martins Pedro, cofundador do projeto e que faleceu em 1º de agosto de 2021, vitimado pela Covid-19.

História do evento

Criado em 2013, o EPLP (Encontro de Poetas da Língua Portuguesa) é realizado desde 2014, anualmente, no Brasil, em Portugal e numa capital africana. O evento já foi realizado em cidades como Rio de Janeiro, Recife, Olinda, Belém, São Paulo, Lisboa (Portugal), Maputo (Moçambique) e Luanda (Angola).

Em 2019, com o apoio institucional da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) foi realizada a VI edição na Guiné-Bissau. Em 2022, o EPLP será em Praia (Cabo Verde) para homenagear o poeta Oswaldo Osório.

SERVIÇO:

VII Encontro de Poetas da Língua Portuguesa

Gratuito e aberto ao público.

De 04 a 07 de Novembro

Local: on-line - grupo do Facebook ENCONTRO DE POETAS DA LÍNGUA PORTUGUESA (Países CPLP)

https://www.facebook.com/groups/IIENCONTRODEPOETASDALINGUAPORTUGUESA

Dia 13 de Novembro, das 14h às 18h

Local: Auditório da Direcção Regional de Lisboa e Vale do Tejo do Instituto Português do Desporto e Juventude à Rua de Moscavide, Lote 47101 – 1998-011 – Lisboa – PT

Programação:

- Palestra “Aonde a arte e a Poesia têm nos levado”, com homenagem a Solano Trindade, Oswaldo Osório e José M. M. Pedro pela poetisa brasileira Mariza Sorriso.

- Fala dos representantes dos países

- Projeções e histórico das edições anteriores

- Sarau de lançamento da antologia comemorativa.

--------------------------------------

DUETOS LUSÓFONOS - Seleção de Vídeos

Clique e assista à nossa selecção de 70 vídeos musicais com artistas de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, Timor Leste.


POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários