Malú Garcia em estreia ao vivo dia 2 Outubro no Teatro-Cine Torres Vedras - Portal Splish Splash

Recentes

segunda-feira, setembro 06, 2021

Malú Garcia em estreia ao vivo dia 2 Outubro no Teatro-Cine Torres Vedras


A violinista Malú Garcia vai subir ao palco do Teatro-Cine de Torres Vedras no próximo dia 2 de Outubro, às 21h30, para o seu concerto de estreia. Apesar da sua base ser a música clássica, o novo projeto instrumental de Malú Garcia incorpora estilos como Fado, Morna, World Music, Tango e Jazz. Após os seus estudos musicais, como bolseira da Royal Welsh College of Music and Drama, regressou a Portugal e, em paralelo com a música clássica, decidiu explorar novas cores, texturas, estilos e novas técnicas violinísticas criando a sua própria identidade.


Este concerto contará com convidados especiais como a fadista Matilde Cid, entre outros, e também a estreia de novos temas originais que farão parte do seu próximo álbum. Malú Garcia apresenta-se em quinteto, acompanhada por músicos de renome como Pedro Baião no piano, Bernardo Romão na guitarra portuguesa, Ricardo Marques no contrabaixo e Sebastian Scheriff na percussão. 


Malú Garcia conta com um percurso admirável na música clássica, tendo iniciado os seus estudos musicais aos 6 anos de idade na Academia de Música de Santa Cecília, em Lisboa. Participou em diversas masterclasses com professores em Portugal, Inglaterra, Alemanha, País de Gales e Espanha. Em 2013, foi selecionada para a Jovem Orquestra Portuguesa (JOP). Um ano mais tarde foi selecionada para integrar na Young Franco-German-Hungarian Philharmonics com o maestro Nicolaus Richter, onde tocaram obras de Richard Strauss e Richard Wagner na grande sala Franz-List-Music-Academy em Budapeste.


Em Junho de 2015, terminou a sua licenciatura na Universidade de Évora em Música, ramo do violino com o professor Valentin Stefanov. Entre 2016 e 2018, foi bolseira pela Royal Welsh College of Music and Drama (Cardiff, Reino Unido) onde tirou uma Pós-Graduação em Performance (Violino). No Reino Unido, foi selecionada para fazer parte do ensemble “String Soloists” onde trabalhou com maestros como Valery Gergiev. Em 2018, fez parte do Projeto Ibérico Orquestral onde trabalhou em parceria com os músicos da Orquestra Sinfónica de Castilla y León (Espanha). Neste mesmo ano ganhou o prémio de Menção Honrosa no Festival Verão Clássico, onde participou com o Trio Presságio.


Em Setembro de 2018, foi selecionada para fazer parte da Neue Philharmonie München onde realizou concertos pela Alemanha.


Em 2020 criou o seu próprio projeto, de nome Malú Garcia onde inclui composições originais que partilham estilos entre o jazz, fado e world music. Atualmente é professora de violino na Academia de Música de Santa Cecília e no Conservatório de Música e Dança de Lisboa. Colabora regularmente com a Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras, Orquestra de Câmara Portuguesa, Sintra Estúdio de Ópera, Orquestra Sem Fronteiras.  


Malú Garcia encontra-se a preparar o seu álbum de estreia previsto para 2022. Ainda este ano vai lançar o single “Dois Mundos”. 


Malú Garcia - Paradigmas

MALÚ GARCIA na web


Nenhum comentário:

Postar um comentário