De Dona Nobis Pacem a Lady Laura e We are the world | A importância do acompanhamento vocal

DO TEXTO: Por exemplo, o cantor/compositor Roberto Carlos, usa vocais de apoio (backing vocal) nos seus concertos.

Desta vez, o nosso vídeo em destaque tem a ver com as diferentes tonalidades da voz, não só daqueles que a usam a solo, mas também, e em especial, daqueles que a usam em grupo ou para apoiar solistas. Por exemplo, o cantor/compositor Roberto Carlos, usa vocais de apoio (backing vocal) nos seus concertos.


A beleza e a harmonia das diferentes entoações


Por: Armindo Guimarães
https://www.portalsplishsplash.com/p/armindo-guimaraes.html

Desta vez, o nosso vídeo em destaque tem a ver com as diferentes tonalidades da voz, não só daqueles que a usam a solo, mas também, e em especial, daqueles que a usam em grupo ou para apoiar solistas. Por exemplo, o cantor/compositor Roberto Carlos, usa vocais de apoio (backing vocal) nos seus concertos. Durante muitos anos com 3 elementos amplamente conhecidos dos fãs do Rei da MPB, no caso, Jurema de Cândia, Luiz Carlos Ismail e Lu Heringer, atualmente sem esta última por ter decidido terminar a carreira, na orquestra, a missão deles é a de apoiar o Rei no embelezamento da melodia e do cântico, tal como acontece com qualquer instrumento musical.

Não sendo nem de perto, nem de longe, um especialista em música, isso não me impede de gostar de a ouvir e de dar a minha opinião, ainda que não versada, sobre esta e aquela música, sobre esta e aquela voz, convidando os nossos estimados leitores a apreciarem a beleza e a harmonia das diferentes entoações, ainda que nalguns contextos não sejam vozes principais, mas "apenas" secundárias ou de apoio como no caso acima referido.

Mais uma vez, o destaque não se limita a 1 vídeo como seria normal, mas sim a 3. O primeiro, com o tema "Dona Nobis Pacem" interpretado pelo Coro Virtual de West Michigan (USA), sob a regência do produtor/arranjador Nicholas Palmer com o violinista/arranjador Becky Parks. Atribuída a Mozart, "Dona Nobis Pacem", do latim "Dê-nos a Paz", inicialmente um tema muito utilizado em orações religiosas é atualmente muito tocado e cantado por esse mundo fora, possuindo muitos vídeos no Youtube, a maior parte deles dignos de serem vistos e revistos, mas no nosso caso optamos pelo vídeo acima citado, pelo facto de melhor nos apercebermos das entradas dos diferentes tons de voz, tais como, tenores, barítonos, baixos. contraltos, sopranos.
 
Se o estimado leitor gostar do tema, então talvez goste de o rever novamente na versão multitrack singularmente interpretada por Julie Gaulke e que até ao momento possui mais de 21 mil visualizações.
 
Fechamos como começamos, ou seja, com as 3 vozes que acompanham o Rei Roberto Carlos em "Lady Laura" e, já agora, deixamos também aqui o tema "We are the world" de 1985, em que as mesmas vozes são alvo da mesma atenção que tem o solista Roberto Carlos, facto que como acima dissemos, não é vulgar e só acontece em situações pontuais como foi o caso desta.
 
Ah! Lembramo-nos agora! Falando de vozes, por certo alguns leitores irão ficar com curiosidade em saber qual o seu tipo de voz, sendo que quem o pode ajuizar é um professor de música ou um regente coral com o auxílio de um piano ou teclado. Mas na impossibilidade de isso acontecer de imediato, sugerimos o recurso a este teste.


Clique no título para assistir ao respetivo vídeo.
 
 
The Virtual Choir of West Michigan performs Dona nobis pacem
Dona Nobis Pacem canon - multitrack by Julie Gaulke
Roberto Carlos - Lady Laura (Ao vivo em Jerusalém)
We are the world" - 1985

POSTS RELACIONADOS:
2 Comentários

Comentários

  1. Obrigada, querido menino Armindo, por nos trazer vídeos que são pura emoção. É de arrepiar curtir o nosso rei Roberto Carlos cantando "We are the world" 1985 Especial, com um belo acompanhamento vocal. Ainda não tinha assistido. É sensacional! Adorei! Bjs 😘😍🌹💙

    ResponderEliminar
  2. Menina Albinha, eu é que agradeço o seu comentário. Quem escreve gosta sempre de saber da reação de quem lê e às vezes até se chega a algumas conclusões, como por exemplo, o facto de a menina Albinha ter conhecido o tema "We are the world" na voz de Roberto Carlos ao ler o meu texto. Curiosamente, o meu amigo Lois também me disse o mesmo por e-mail ressaltando a excelente interpretação do Rei que só não foi tão conhecida como devia ser pelo facto de precisamente nesse ano (1985) estarem no alto a interpretação dos idealizadores da música, Michael Jackson e Lionel Richie, juntamente com 45 dos maiores nomes da música norte-americana. Beijinho. 😊

    ResponderEliminar