Portugal e o discurso do imaginário brasileiro




Por: Rafael de Oliveira Dias*


Porque muitos Brasileiros culpam Portugal por uma suposta má herança da colonização?


Afinal, o Brasil foi "criado" pelos portugueses e é independente há mais de 200 anos.


Eu como brasileiro me irrito muito com esse discurso que existe no imaginário brasileiro. 


Tal discurso tem relação com o forte sentimento lusofóbico que passou a existir na época da independência brasileira, um movimento de descendentes de portugueses querendo criar uma nova identidade distante da portuguesa. 


Isso é muito nítido na literatura do Romantismo brasileiro, no qual houve um esforço gigantesco para reconstituir elementos indígenas no vocabulário brasileiro para assim criarmos o "brasileiro" que então surgia. Esses descendentes de fato tinham a linhagem matrilinear indígena, mas eram muito mais portugueses por diversas linhas. 


É muito bizarro o Brasil culpar Portugal por todas as mazelas, como se os portugueses colonizadores tivessem retornado a Portugal com todo o ouro. Era muito mais comum que ficassem por aqui, esses colonizadores somos nós brasileiros hoje, salvo aqueles casos de imigração recente e escravidão. 


Eu tenho muito orgulho de ser descendente desses colonizadores e acho que a história brasileira contada nas escolas deveria seguir a linha dos bons cursos universitários de História no Brasil: apresentar o Brasil como um capítulo da expansão europeia pelo mundo inserido no contexto do Império Português e mostrar como nós somos o fruto das constantes trocas que havia entre as terras descobertas.


*Rafael de Oliveira Dias brasileiro, paulista, atualmente residente em Brasília, é um apaixonado pelas culturas lusófonas em geral. Encanta-o as semelhanças e diferenças entre as culturas portuguesa e brasileira. Leia mais sobre o autor...

Pedro Abrunhosa e Ivete Sangalo - Vamos fazer o que ainda não foi feito

Postar um comentário

0 Comentários
* Please Don't Spam Here. All the Comments are Reviewed by Admin.

buttons=(OK) days=(20)

Este site utiliza cookies para tornar a sua experiência melhor. Saiba mais
Accept !