Mais de 350 Unidades de Conservação participam da 4ª edição do Um Dia No Parque

DO TEXTO: O maior evento de mobilização pelas Unidades de Conservação no Brasil.

O dia 18 de julho foi marcado pela consolidação do Um Dia No Parque (UDNP), considerado o maior evento de mobilização pelas Unidades de Conservação no Brasil..


De norte ao sul do país, foram enviados centenas de depoimentos on-line, além das atividades presenciais promovidas nas cinco regiões brasileiras


O dia 18 de julho foi marcado pela consolidação do Um Dia No Parque (UDNP), considerado o maior evento de mobilização pelas Unidades de Conservação no Brasil. A ação é uma campanha da Coalizão Pró-UCs (Pró Unidades de Conservação da Natureza), que promove anualmente atividades especiais de contato com a natureza em áreas protegidas de todo o país. Este ano, mais de 350 Unidades de Conservação participaram em todo o país.


Além de programação presencial, o UDNP também promoveu atividades on-line em parceria com as UCs como rodas de conversa por diferentes plataformas, seminários, palestras, aulas de yoga. No Ceará, os Parques Estaduais do Cocó, Botânico e Sítio Fundão promoveram uma roda de conversa com educadores ambientais. O tema foi "Vivências em Educação Ambiental". No Tocantins, a Associação Tocantinense de Biólogos também promoveu uma roda de conversa. O tema foi "Vivências nas Unidades de Conservação do Tocantins". Já o Avistar, que conecta observadores de aves de todo o país, promoveu um Janelives Especial. Os participantes podiam tanto mostrar suas câmeras de comedouros de aves como observar aves em diferentes biomas. O encontro foi narrado por Guto Carvalho, organizador do Avistar. O Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha transmitiu o pôr do sol do Piquinho, segundo ponto mais alto do arquipélago e muito buscado por visitantes, entre algumas das atividades.


Uma novidade foi o lançamento da plataforma umdianoparque.org.br, onde estão inseridas todas as UCs participantes e ações realizadas, além de informações sobre cada uma das áreas. A busca pode ser feita por bioma, cidade e estado como forma de ser concentradora das Unidades de Conservação do Brasil. 


O evento também somou mais de 150 publicações com depoimentos sobre experiências de contato com a natureza nas mais diversas Unidades de Conservação do país por meio dos perfis do UDNP no Instagram e Facebook. Os depoimentos enviados antes de 18 de julho já estão na nova plataforma. Já os depoimentos produzidos após o UDNP com a #UmDiaNoParque vão ser publicados aos poucos.


“Ficamos emocionados com tantas celebrações lindas que aconteceram nas nossas UCs e que deram um show de criatividade. Nós sabemos que em tempos de pandemia é uma vitória ter mais de 350 Unidades de Conservação participando conosco. O que nós gostaríamos, claro, era que todos tivessem tido a oportunidade de estar dentro dos Parques nacionais, municipais e estaduais, mas neste momento que estamos vivendo isso foi mais desafiador. Por isso, para facilitar um pouco a vida de todo mundo, nós trouxemos essa opção de fazer atividades on-line. Foi lindo”, conta Angela Kuczach, diretora executiva da Rede Pró-UC e idealizadora da iniciativa no Brasil. 


Eventos presenciais destacaram as belezas das UCs


As cinco regiões brasileiras foram representadas na edição 2021 do Um Dia no Parque. 


No Sudeste, a Trilha Transcarioca, que cruza o Rio de Janeiro por um percurso de aproximadamente 180 km, realizou a limpeza do trecho 1, que fica no Parque Estadual da Pedra Branca. Já no Parque Estadual Cunhambebe, também no Rio de Janeiro, houve distribuição de mudas de árvores nativas. No Parque Nacional da Serra dos Órgãos, em Teresópolis, o ICMBio promoveu palestra de educação ambiental e guiada pelas trilhas. Já no Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis houve feira de produtos orgânicos e regionais, abertura da trilha do Tangará, ponte suspensa, exposições sobre o combate a incêndios florestais e biodiversidade, atividades de Educação Ambiental e palestras com os temas preservação do meio ambiente e da onça-parda.


O Parque Estadual do Ibitipoca, em Lima Duarte, Minas Gerais, promoveu a observação do nascer do sol do Pico do Pião, que começou com uma caminhada de 10 km às quatro da manhã.


No Monumento Natural Estadual Serra das Torres, no Espírito Santo, a Vale promoveu atividades nos três municípios que abrangem a Unidade de Conservação. Em Muqui, a Caminhada Ecológica na região dos Vales e Cafés teve 50 participantes, com paradas em pontos estratégicos da rota, finalizando em uma fazenda histórica. Em Mimoso do Sul foi realizada uma trilha e uma caminhada ecológica com dois grupos de idosos do município, totalizando 50 participantes. Em Atílio Vivácqua, 50 moradias do entorno do MoNa receberam uma visita feita em parceria com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente. 


No Nordeste, o Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha, em Pernambuco, ofereceu por meio do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio Noronha) visita guiada com nascer e pôr do sol, observação de aves e palestras a crianças no projeto Pequeno Guarda-Parque.


Já o  Parque Estadual do Cocó, no Ceará, fez a distribuição de mudas de árvores nativas para os visitantes e uma roda de conversa on-line que também ocorreu nos Parques Estaduais do Ceará, o Botânico e Sítio Fundão com o tema “Vivências em Educação Ambiental", com participação de educadores ambientais das três UCs.


No Norte, o Parque Nacional do Jaú, no Amazonas, recebeu 14 educadores, bolsistas e alunos do projeto Pro Futuro, da Fundação Almerinda Malaquias. O grupo saiu de Novo Airão (AM), às seis da manhã em viagem até a base da foz do rio Jaú, onde visitaram as Sumaúmas da Base, a Trilha do Itaubal e a cachoeira do Itaubal com conversa sobre a importância dos jovens fazerem parte da gestão do parque acompanhando e participando da governança. O grupo também foi desafiado a fazer um painel expressando seu sentimento após Um Dia No Parque. 


No Sul, o Instituto Água e Terra (IAT) realizou limpeza de área com servidores do Instituto e visitantes do Parque Estadual Serra da Esperança, no Paraná. 


No Rio Grande do Sul, os Parques Naturais Municipais Cascata do Salso e Pedra do Segredo, ambos em Caçapava do Sul, promoveram trilhas e mutirão de limpeza. No Cascata do Salso, visitantes e pessoas que atuam na UCs depositaram seus desejos de como querem ver o Parque em 10 em uma cápsula do tempo que será aberta no Um Dia No Parque 2031.


E para finalizar, no Centro-Oeste, o Grupo Caminhadas de Brasília realizou caminhada de diferentes níveis de esforço em 14 Unidades de Conservação do Distrito Federal.


Edições anteriores


Em 2020, mais de 150 unidades em todo o país participaram do UDNP que comemorou 20 anos do SNUC (Sistema Nacional de Unidades de Conservação) e, desta vez, a previsão é que a mobilização e a participação de mais parques seja ainda maior.  Além de reunir personalidades da música, arte e cultura em geral, no ano passado a programação contou com parceiros especiais como o Proteja Talks, que reuniu especialistas em áreas protegidas no Brasil com o apoio de 14 organizações da sociedade civil.


Na primeira edição, em 2018, 65 Unidades de Conservação participaram da ação e, no ano seguinte, o número quase quadruplicou, com 234 UCs de todos os biomas e mais de 10 mil fotos postadas nas redes sociais.


A ação já reuniu desde sua primeira edição mais de 80 mil pessoas nas áreas protegidas do país, sendo reconhecida como a maior ação de mobilização e engajamento pelas Unidades de Conservação do Brasil. 


Sobre a Coalizão Pró-UCs e a Rede Pró-UCs


A Coalizão Pró-Unidades de Conservação é formada por empresas e organizações da sociedade civil comprometidas com a valorização e a defesa das Unidades de Conservação da Natureza.


A Rede Pró-Unidades de Conservação, que integra a Coalizão Pró-UCs, é uma das organizadoras do UDNP e é uma organização não governamental advocacy que busca ampliar sua representatividade e impacto em prol da proteção dos ambientes naturais. A Rede foi fundada em 1998 e atua em todo o território nacional fortalecendo Unidades de Conservação da Natureza juntamente com outras instituições e colaboradores que atuam em defesa das UCs no Brasil.


SERVIÇO:

Um Dia No Parque

Site: https://umdianoparque.org.br

Instagram: @umdianoparqueoficial

Facebook: @unidoscuidamos

Email: contato@umdianoparque.net


POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários