CCB Lisboa está no Porto no Museu Soares dos Reis com "Serenata" - 15/7

DO TEXTO: O Centro Cultural de Belém está no Museu Soares dos Reis


Na próxima quinta-feira, dia 15 de julho, pelas 21h30, será transmitido  Serenata pela Orquestra de Câmara Portuguesa, no âmbito do projeto  CCB – Cidade Digital. A entrada é gratuita


O Centro Cultural de Belém está no Museu Soares dos Reis


Transmissão do concerto Serenata pela Orquestra de Câmara Portuguesa

Quinta-feira, 15 julho, às 21h30, entrada livre


No âmbito de uma parceria estabelecida com a Direção-Geral do Património Cultural, o Centro Cultural de Belém continua a levar a sua oferta cultural ao Museus e Monumentos Nacionais de  todo o país,.


Na próxima quinta-feira, dia 15 de julho, pelas 21h30, será transmitido

Serenata pela Orquestra de Câmara Portuguesa, no âmbito do projeto

CCB – Cidade Digital. A entrada é gratuita


A partir de duas obras extraordinárias e contrastantes — a Serenata de Tchaikovsky e a Battalia de Biber — a Orquestra de Câmara Portuguesa mergulha no universo intimista de Charles Ives e John Cage, num concerto encenado por Teresa Simas. Serenata. Sereno. Uma pergunta sem resposta: a obra misteriosa de Charles Ives (1874-1954), uma tapeçaria cósmica em forma de som. Serenar.


Uma série de harmonias, música reconstruída por John Cage (1912-1992) a partir de hinos de compositores contemporâneos da Revolução Americana de 1776. Claro. Limpo. Heinrich Biber descreve vários quadros em mote surrealista, numa explosão de cor, ímpeto, criatividade e imaginação. Pacificar, tranquilizar.


Com a sua imaginação arrebatadora, Tchaikovsky encerra as páginas da sua serenata com uma reminiscência do seu início — lembramo-nos da obra mistério de Charles Ives: uma resposta ao ruído incessante criado pela humanidade, o silêncio?


Este concerto realizou-se no dia 6 de dezembro de 2020, no Grande Auditório do CCB. A sua gravação e transmissão é feita no âmbito da candidatura europeia SAMA / Portugal 2020, que integra o projeto “CCB – Cidade Digital” e prevê uma parceria com a Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) ,com o objetivo de transmitir gravações de espetáculos do CCB por todo o país e permitir a novos públicos, a fruição digital de espetáculos, em lugares fundamentais da nossa cultura e identidade.


Museu Nacional de Soares dos Reis


POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários