AICEP assina contrato com consórcio Continental Advanced Antenna Portugal

DO TEXTO: Cerimónia contou com a participação do Ministro da Economia
A AICEP assinou esta manhã, em Vila Real, um contrato de investimento com o consórcio liderado pela Continental Advanced Antenna Portugal, no valor de cerca de 10,2 milhões de euros. O contrato prevê a afetação de 138 postos de trabalho, dos quais 29 novos postos de trabalho altamente qualificados, e, ainda, a criação de 34 novas bolsas de investigação.


Cerimónia contou com a participação do Ministro da Economia


28 julho 2021. A AICEP assinou esta manhã, em Vila Real, um contrato de investimento com o consórcio liderado pela Continental Advanced Antenna Portugal, no valor de cerca de 10,2 milhões de euros. O contrato prevê a afetação de 138 postos de trabalho, dos quais 29 novos postos de trabalho altamente qualificados, e, ainda, a criação de 34 novas bolsas de investigação.


Trata-se de um projeto de Investigação e Desenvolvimento Tecnológico (I&DT) feito em colaboração entre empresas e várias Universidades portuguesas, cofinanciado por fundos do Portugal 2020, devidamente enquadrado nos domínios prioritários da estratégia de investigação e inovação para uma especialização inteligente (RIS3).


“É importante destacar o primeiro projeto desta natureza e dimensão com a UTAD, além de outras Universidades e Institutos com que a AICEP trabalha recorrentemente no interior do País, que vem fomentar o talento nesta zona, o que permitirá criar um círculo virtuoso de investimento”, refere o Presidente da AICEP Luís Castro Henriques.


A cerimónia de assinatura do contrato a celebrar com o Estado Português, representado pela AICEP – Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, contou com a participação do Ministro de Estado da Economia e Transição Digital, Pedro Siza Vieira, da Administradora da AICEP responsável pela área de Investimento e Incentivos, Madalena Oliveira e Silva, e pelos altos representantes do consórcio. 


A cerimónia de assinatura decorreu esta manhã, quarta-feira, 28 de julho, nas instalações da Continental Advanced Antenna Portugal, Zona Industrial de Constantim, Vila Real.


Projeto “Continental AA''s Factory of the Future”:


Prosseguindo os objetivos de desenvolvimento e lançamento de novos produtos com funcionalidades inovadoras e customizadas, especialmente direcionadas para endereçar os desafios futuros perspetivados para a indústria automóvel em termos de condução conectada e autónoma, o consórcio liderado pela Continental Advanced Antenna Portugal com a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, da Universidade do Minho, e da Universidade do Porto, bem como do INESC TEC – Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência, e das empresas Neoception, Follow Inspiration, e Up Motion, faz um investimento de, aproximadamente, 10,2 milhões de euros.


O Projeto visa a criação de novo conhecimento técnico-científico de ponta nas áreas das tecnologias de digitalização e computação, cibersegurança, relação simbiótica Homem-Máquina e Homem-Fábrica, integrados com sistemas híbridos, com o objetivo de desenvolver novos produtos de alta intensidade e fiabilidade tecnológica, que, integrados, permitirão a criação da Fábrica do Futuro da Continental Advanced Antenna, desse modo, contribuindo para o avanço na indústria e no meio técnico-científico, nacional e internacional, através da conceptualização, investigação e desenvolvimento de novas soluções tecnológicas que, após integração, deverão viabilizar o total abandono do chão de fábrica, criando um avançado e inteligente processo produtivo. 


POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários