Como participar numa viagem sonora ao centro da terra

DO TEXTO: São só 40 minutos de emoções nas profundezas da Terra.
Composição: Capa de “Journey to the Centre of the Earth” (Viagem ao Centro da Terra).


São só 40 minutos de emoções nas profundezas da Terra


Por: Armindo Guimarães


O vídeo que hoje destacamos, remete-nos aos anos 70, mais exatamente ao ano de 1974, para ouvir aquele que era, na altura, o maior sucesso de todos os tempos dentro do seu género, nada mais, nada menos que “Journey to the Centre of the Earth” (Viagem ao Centro da Terra), uma ópera rock do multitecladista Rick Wakeman baseada no livro de Julio Verne, gravada ao vivo com a Orquestra Sinfônica de Londres, e o Coral de Câmara Inglês, além de uma banda de rock e um narrador.

Quem já participou da viagem lendo o livro de Julio Verne, sem dúvida que não poderá perder a oportunidade de repetir a aventura, desta vez numa perceção auditiva. Quem ainda não leu o livro, se participar agora na viagem, é certo e sabido que no fim irá querer repeti-la através do livro. Quem já participou da viagem através da leitura do livro e da audição de “Journey to the Centre of the Earth”, vai repetir, de certeza. São só 40 minutos de emoções nas profundezas da Terra. 

Quando estava no Youtube a pesquisar o vídeo que tivesse a melhor qualidade sonora, fui surpreendido com uma réplica da obra produzida pela Orquestra Sinfónica de Sorocaba, dirigida pelo maestro Pedro Cameron, tendo como solistas Paulo Edson (teclados), Robson Silvestrini (voz), Luis Baddini (teclados), Renato Machado (guitarra e vocal) e Maria Aparecida Lopes (soprano). E como narrador Maurício Moreira.

Disse que fiquei surpreendido porque, confesso, jamais iria imaginar que alguém se atrevesse a replicar tal obra de Rick Wekeman. Daí que tivesse sido com muita descrença que cliquei no reprodutor, mas qual não foi o meu espanto quando, ao ouvir os primeiros acordes, não resisti a continuar a ouvir, com espanto, uma interpretação a todos os títulos louvável e que, quanto a mim, que nada sei de música, é merecedora de todos os encómios, uma vez que sem as condições técnicas e humanas da versão original, esteve ao mais alto nível, conforme se pode constatar nos vídeos 1 a 6 que aqui se junta a seguir ao original.

Pena que na gravação do concerto o som não tivesse sido gravado nas condições ideais.

Boa viagem! Ah! Feche os olhos para ver melhor a paisagem.
 
Clique no título para assistir ao respetivo vídeo.

Rick Wakeman Journey to the Centre of the Earth
Orquestra Sinfônica de Sorocaba - Parte 1
Orquestra Sinfônica de Sorocaba - Parte 2
Orquestra Sinfônica de Sorocaba - Parte 3
Orquestra Sinfônica de Sorocaba - Parte 4
Orquestra Sinfônica de Sorocaba - Parte 5
Orquestra Sinfônica de Sorocaba - Parte 6

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários