Museu da Língua Portuguesa transmite ciclos de debates e mesas da Flipoços "Clássicos"

DO TEXTO: Programação temática lançada pelo festival literário de Poços de Caldas reúne autores, professores, especialistas em obras nacionais e internacionais.
O Museu da Língua Portuguesa, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, vai transmitir nos próximos dias 28 e 29 de abril a programação completa do Flipoços Temático, evento virtual criado pelo Festival Literário Internacional de Poços de Caldas. As lives será exibidas no YouTube e no Facebook do Museu.
 

Programação temática lançada pelo festival literário de Poços de Caldas reúne autores, professores, especialistas em obras nacionais e internacionais.


O Museu da Língua Portuguesa, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, vai transmitir nos próximos dias 28 e 29 de abril a programação completa do Flipoços Temático, evento virtual criado pelo Festival Literário Internacional de Poços de Caldas. As lives será exibidas no YouTube e no Facebook do Museu. 


O Flipoços Temático é composto por quatro ciclos de mesas, cursos e debates com foco em literaturas específicas e lançamento de livros inéditos ou não. Esta primeira edição, intitulada “Clássicos”, reúne autores, professores, especialistas em obras nacionais e internacionais. O Museu da Língua Portuguesa, parceiro da Flipoços, vai exibir gratuitamente nos seus canais virtuais a programação completa. 


Sobre o Museu da Língua Portuguesa – O Museu da Língua Portuguesa é uma iniciativa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, concebido e realizado em parceria com a Fundação Roberto Marinho. A reconstrução do Museu tem como patrocinador máster a EDP, como patrocinadores Globo, Itaú Unibanco e Sabesp e apoio da Fundação Calouste Gulbenkian e do Governo Federal, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. O IDBrasil Cultura, Educação e Esporte é a organização social responsável pela gestão do Museu.


Confira a programação: 


28 de abril

10h às 11h - Aula Magna “O Inventor Augusto de Campos” (aniversário de 90 anos) com Sérgio Montero Aguiar.

15h às 16h – Mesa “Por que Ler e Ver os Clássicos Hoje?” com Katia Canton, escritora e artista plástica e Vera de Sá, jornalista e escritora. Mediador: Cassiano Elek Machado, editor da Planeta Brasil.

17h às 18h - Mesa “As Cosmocartas de Julio Cortazar”, com a Kátia Bandeira de Mello-Gerlach e Sérgio Montero Aguiar.

18h30 às 19h30 - Mesa “Por que os brasileiros não gostam de ler literatura”, com o professor Matheus Araújo. Oferecimento: Canal Dom Literário.


29 de abril

10h às 11h - Minicurso “História, livros e cinema: do Poderoso chefão aos Vikings”, com Guto Mello. Autores como Mario Puzo e Umberto Eco só se tornaram conhecidos do grande público após a adaptação cinematográfica de seus romances. Com o crescimento dos streamings, houve uma indiscutível democratização do acesso às produções audiovisuais, inclusive séries e documentários. Esse minicurso mostra como transformar produções em recurso didático para o ensino da história. Oferecimento Nós Educação.

15h às 16h - Mesa “De Camões a Saramago, uma viagem entre dois tempos”, uma conversa entre Pilar Del Rio e Nélida Piñon. Mediação: Gisele Ferreira.

17h às 18h - Mesa “Platão e a Literatura”, com Thiago Bittencourt (Inspiração poética e loucura sagrada) e Bruno Drumond Mello Silva (A apropriação da narrativa mítica como recurso pedagógico em Platão).

18h30 às 19h30 – Mesa “Literatura, Moda e Gastronomia: Clássicos - Uma Conversa Macanuda”, com Priscila Moraes, Giovanna Penido e Carolina Figueira de Castro.


POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários