5 caminhos para tratar linhas finas, rugas e sinais de envelhecimento da pele

DO TEXTO: Descubra como os injetáveis e procedimentos tecnológicos têm muito a nos ajudar contra os sinais precoces de envelhecimento

á muita curiosidade - e convenhamos, desinformação - sobre os melhores tratamentos em consultório para a redução de linhas finas e rugas. Mas abaixo, com ajuda de especialistas, selecionamos 5 métodos testados e aprovados, que estão entre os mais populares.

 

Descubra como os injetáveis e procedimentos tecnológicos têm muito a nos ajudar contra os sinais precoces de envelhecimento


São Paulo – março 2021 - Há muita curiosidade - e convenhamos, desinformação - sobre os melhores tratamentos em consultório para a redução de linhas finas e rugas. Mas abaixo, com ajuda de especialistas, selecionamos 5 métodos testados e aprovados, que estão entre os mais populares.


Neurotoxinas – A toxina botulínica paralisa a musculatura e reduz as linhas de expressão existentes, segundo a cirurgiã plástica Dra. Beatriz Lassance, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. “Além disso, quando aplicado enquanto as marcas do tempo ainda estão suaves, a técnica adia o aparecimento de novas rugas e evita que elas se tornem profundas”, completa a médica. Se o procedimento for feito corretamente e por um profissional experiente, o rosto não fica paralisado, já que a toxina é aplicada apenas no músculo responsável por formar a ruga, deixando um efeito rejuvenescedor com aspecto natural. Por isso, é importante que o procedimento seja feito por um médico competente e experiente, que saberá mensurar corretamente o tamanho do músculo e a quantidade de toxina a ser aplicada. “O conhecimento da anatomia é indispensável para esse controle. O uso contínuo da toxina botulínica ajuda a uma reeducação da musculatura da face, com o tempo contraímos menos esses músculos. É indicada para diversas causas, como: suavizar as linhas da testa, o vinco entre as sobrancelhas, melhorar rugas nos cantos dos olhos (pés de galinha); levantar os cantos da boca; arquear as sobrancelhas; melhorar as rugas no pescoço e no colo; melhorar o sorriso gengival; arrebitar a ponta do nariz; melhorar as rugas do nariz chamadas bunny lines”, diz a Dra. Beatriz.


Fillers (Preenchedores) – Um preenchimento é qualquer substância macia e semelhante a um gel que pode ser injetada na pele ou por baixo para ajudar a aumentá-la. “Preenchimentos são frequentemente usados para suavizar círculos profundos abaixo dos olhos, levantar maçãs do rosto, dar volume aos lábios e uniformizar as dobras nasolabiais. Os mais usados são os preenchimentos de ácido hialurônico, que apresentam resultados que duram até dois anos e são reversíveis. O preenchimento não dura para sempre. Ele irá se decompor naturalmente em seu corpo”, afirma a médica Dra. Roberta Padovan, médica pós-graduada em Dermatologia e Medicina Estética, acrescentando que a enzima que nosso corpo usa para quebrar o preenchedor também está disponível em uma forma injetável. Essa injeção de hialuronidase permite que os provedores dissolvam o preenchimento de ácido hialurônico se o paciente não ficar satisfeito com os resultados.


Lasers e equipamentos – Existem diversas tecnologias em consultório capazes de tratar linhas e rugas, desde a radiofrequência microagulhada Eletroderme, que causa microfissuras na pele para estímulo ao colágeno, até o ultrassom Ultraction 3D, que preserva a primeira camada da pele, mas promove estímulo ao colágeno contra a flacidez, e lasers de picossegundos. “Para o tratamento dos sinais do envelhecimento o Pico Ultra 300 emite pulsos de energia que produzem microvesículas de ar no interior da pele para promover o estímulo da neocolagênese e o alinhamento harmônico das fibras de colágeno e elastina, promovendo o rejuvenescimento da pele com redução da aparência das rugas e linhas de expressão e aumento da firmeza e da elasticidade. E, por produzir comprimentos de onda de 1064nm e 512nm, o equipamento age tanto na epiderme quanto na derme profunda, promovendo assim um tratamento global da pele”, explica o dermatologista Dr. Abdo Salomão, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.


Lipoenxertia – Existem opções também como utilizar a gordura do próprio corpo para rejuvenescer a pele, procedimento conhecido como lipoenxertia. “Como a gordura é do próprio paciente, a técnica é biocompatível e não há os riscos de rejeição. E, mesmo sabendo que cerca de 50% do material enxertado pode ser absorvido pelo organismo, a quantidade restante é repleta de células-tronco capazes de melhorar a qualidade e o aspecto da pele”, afirma o cirurgião plástico Dr. Paolo Rubez, membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e mestre em Cirurgia Plástica pela UNIFESP. Na técnica, o primeiro passo é retirar a gordura de outra região, que pode ser dos culotes, partes internas ou externas das coxas, costas ou abdômen — sendo que esta última área é a mais comum. “O procedimento é feito através de uma cânula que fará a lipoaspiração do material, levando-o para um recipiente separado. Nele, o médico eliminará partes desnecessárias para que a gordura fique limpa e pronta para ser enxertada no local desejado”, afirma o médico. Logo após, a gordura é injetada na região facial com o objetivo de trazer efeito volumizador, tratando problemas como bigode chinês, olheiras profundas, rugas, ou promovendo a harmonização facial. Pode também ser utilizada para dar volume aos lábios, queixo e mandíbula.


Bioestimuladores injetáveis – Os bioestimuladores irão aumentar a produção natural de colágeno do corpo. De acordo com o cirurgião plástico Dr. Mário Farinazzo, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, diferentemente dos suplementos e cremes de colágeno, os bioestimuladores irão aumentar a produção natural de colágeno do corpo. Dessa forma, o colágeno é realmente produzido onde precisa. Os mais famosos são Sculptra, Radiesse e Ellanse. “O primeiro é composto por Ácido Polilático (PLLA) e irá estimular o aumento da quantidade de colágeno no organismo. É um tratamento facial e corporal eficaz para quem busca uma forma de rejuvenescer a pele”, explica o Dr. Mário Farinazzo. Já Radiesse é composto por microesferas de hidroxiapatita de cálcio. “Esse é um tratamento com efeitos de longa duração, chegando até 24 meses. Ele causa um processo inflamatório que irá provocar a produção de colágeno. Em menor proporção, com o passar do tempo, ele também produz um efeito preenchedor”, afirma. E, por fim, Ellanse é um composto de carboximetilcelulose (gel à base de água) e policaprolactona, um polímero absorvível comumente utilizado para suturas e implantes. “Ele possui um efeito similar ao ácido hialurônico, produzindo efeitos de preenchimento imediato, mas também estimula a produção de colágeno ao longo do tempo”, finaliza o Dr. Mário.


FONTES:*DR. ABDO SALOMÃO JR: Doutor em Dermatologia pela USP (Universidade de São Paulo). É sócio Efetivo da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), Membro da American Academy of Dermatology (AAD), Sociedade Brasileira de laser em Medicina e Cirurgia e do Colégio Ibero Latino Americano de Dermatologia. Professor universitário, Dr. Abdo Salomão Jr. ministra aulas nos principais congressos nacionais da especialidade. Além disso, já deu aulas na Austrália, Itália e Coréia do Sul. É uma referência em conhecimento de lasers e tecnologias para fins dermatológicos e estéticos. Diretor da Clínica Dermatológica Abdo Salomão Junior.*DRA. BEATRIZ LASSANCE: Cirurgiã Plástica formada na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo e residência em cirurgia plástica na Faculdade de Medicina do ABC. Trabalhou no Onze Lieve Vrouwe Gusthuis – Amsterdam -NL e é Membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, da ISAPS (International Society of Aesthetic Plastic Surgery) e da American Society of Plastic Surgery. Além disso, é membro do American College of LifeStyle Medicine e do Colégio Brasileiro de Medicina do Estilo de Vida.*DR. MÁRIO FARINAZZO: Cirurgião plástico, membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) e Chefe do Setor de Rinologia da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Formado em Medicina pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), o médico é especialista em Cirurgia Geral e Cirurgia Plástica pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Professor de Trauma da Face e Rinoplastia da UNIFESP e Cirurgião Instrutor do Dallas Rinoplasthy™ e Dallas Cosmetic Surgery and Medicine™ Annual Meetings. Opera nos Hospitais Sírio, Einstein, São Luiz, Oswaldo Cruz, entre outros. www.mariofarinazzo.com.br*DR. PAOLO RUBEZ: Cirurgião plástico, membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, da Sociedade Americana de Cirurgia Plástica (ASPS) e da International Society of Aesthetic Plastic Surgery (ISAPS), Dr. Paolo Rubez é Mestre em Cirurgia Plástica pela Escola Paulista de Medicina da UNIFESP. O médico é especialista em Cirurgia de Enxaqueca pela Case Western University, com o Dr Bahman Guyuron (em Cleveland – EUA) e em Rinoplastia Estética e Reparadora, pela mesma Universidade, e pela Escola Paulista de Medicina/UNIFESP. http://drpaolorubez.com.br/*DRA. ROBERTA PADOVAN: Médica Pós-graduada em Dermatologia. Graduada em Medicina pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) e especialista em Medicina Estética e Dermatologia pela INCISA. Com participação regular em congressos, jornadas e cursos nacionais e internacionais, a médica é proprietária de duas clínicas, no Maranhão e em São Paulo, com diversos tratamentos para saúde e beleza da pele. Além disso, atuou como médica residente no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto. www.robertapadovan.com.br


POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários