Artistas brasileiros são sucesso em Portugal e por lá assentam arraiais

👍 Gosto
DO TEXTO: Atualmente, muitos artistas brasileiros de diversas áreas têm escolhido Portugal como destino, com destaque para atores e músicos. Os primeiros brilha

Cantor tocando violão e como fundo os brasões de Portugal e Brasil unidos.


Grandes nomes têm surgido vindos das Terras de Vera Cruz, alguns deles desconhecidos dos seus conterrâneos

 
Por: Armindo Guimarães
 
 
Nada é eterno, e ainda bem, senão tudo seria monótono.
 
Há alguns anos, era raro encontrar artistas brasileiros a trabalharem em Portugal, e mais raro ainda era vê-los numa constante "lufa-lufa" entre cá e lá, como foi o caso de Caetano Veloso, Ney Matogrosso, Ivan Lins, Gilberto Gil e, em especial, Fafá de Belém, que parece estar sempre entre Brasil e Portugal.
 
Atualmente, muitos artistas brasileiros de diversas áreas têm escolhido Portugal como destino, com destaque para atores e músicos. Os primeiros brilham em telenovelas portuguesas, enquanto os segundos se apresentam em concertos e lançam músicas no país.
 
A verdade é que grandes nomes têm surgido das Terras de Vera Cruz, muitos deles desconhecidos no seu próprio país, mas que, por cá, tornaram-se estrelas de sucesso, criando raízes em terras lusas.
 
Na impossibilidade de mencionar todos, vamos cingir-nos a um período relativamente recente e apenas a cantores e músicos, com uma exceção especial para um brasileiro que deixou uma marca inesquecível no entretenimento e no humor em Portugal: o inesquecível Maulio Heidar Badaró, mais conhecido como Badaró. Este humorista deixou a Rádio Record, em São Paulo, para viajar pela Europa. Portugal foi o seu primeiro destino, e o que era para ser uma curta visita transformou-se numa estadia de 50 anos. Naturalizou-se português e tornou-se célebre pelo seu "Chinesinho Limpopó", com a eterna pergunta "como ispilico?", e pela famosa frase: "Ó Abreu, dá cá o meu!". Badaró faleceu em 2008, com 75 anos, mas continua vivo na memória dos portugueses.
 
Já em 1995, Iran Costa lançou o estrondoso êxito "É o Bicho", que se tornou praticamente impossível de ignorar. Com seis discos de platina, o cantor acabou por estabelecer-se em Portugal, e ainda hoje a sua música é lembrada como um marco.
Em 2006, Adriane Garcia, cantora, apresentadora e atriz, gravou o álbum Lança Perfume em Portugal. O sucesso do trabalho consolidou a sua presença no país, onde participou em programas de televisão, rádio e telenovelas.
 
Adriana Calcanhotto chegou a Portugal em 2008 com o álbum Maré. Desde então, mantém uma ligação estreita com o país, tendo dado aulas na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, onde foi nomeada Embaixadora.
 
Outro nome de destaque é Mallu Magalhães, que chegou a Portugal em 2013, casou-se com Marcelo Camelo e teve a sua filha, Luísa, em Lisboa, em 2015.
 
No mesmo ano, João Ventura mudou-se para Portugal para fazer doutoramento e envolveu-se na cena musical de Lisboa. Chegou a ser convidado por Madonna para acompanhá-la na sua atuação na Met Gala de 2018, após ela o ouvir tocar num bar lisboeta.
 
Destacamos ainda Will Souto, há mais de 16 anos em Portugal, que se tem afirmado com uma abordagem rítmica singular e homenagens à cultura portuguesa.

Deixamos aos nossos estimados leitores uma playlist com interpretações dos artistas aqui citados.

  • Badaró
  • Iran Costa
  • Adriana Calcanhotto – Senhas (vídeo partilhado pela própria, a 17/02)
  • Adriane Garcia
  • João Ventura
  • Mallu Magalhães
  • Will Souto
Playlist com alguns artistas brasileiros em Portugal
 
Embora não se verifique o mesmo movimento de artistas portugueses para o Brasil, salvo algumas situações pontuais, a movimentação de músicos brasileiros em Portugal aproximou não só os dois países, mas também outros de expressão portuguesa, como Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe, e Timor-Leste. Esta conexão é evidente na playlist que criámos com 72 duetos lusófonos, repletos de interpretações memoráveis.
 

Gostou do post ou tem sugestões?

✍️ Deixe aqui a sua opinião
Enviar um comentário

Comentários