DO TEXTO:
Atualmente, muitos artistas brasileiros de diversas áreas têm escolhido Portugal como destino, com destaque para atores e músicos. Os primeiros brilha
Grandes nomes têm surgido vindos das Terras de Vera Cruz, alguns deles desconhecidos dos seus conterrâneos
Por: Armindo Guimarães
Nada é eterno, e ainda bem, senão tudo seria monótono.
Há alguns anos, era raro encontrar artistas brasileiros a trabalharem em Portugal, e mais raro ainda era vê-los numa constante "lufa-lufa" entre cá e lá, como foi o caso de Caetano Veloso, Ney Matogrosso, Ivan Lins, Gilberto Gil e, em especial, Fafá de Belém, que parece estar sempre entre Brasil e Portugal.
Atualmente, muitos artistas brasileiros de diversas áreas têm escolhido Portugal como destino, com destaque para atores e músicos. Os primeiros brilham em telenovelas portuguesas, enquanto os segundos se apresentam em concertos e lançam músicas no país.
A verdade é que grandes nomes têm surgido das Terras de Vera Cruz, muitos deles desconhecidos no seu próprio país, mas que, por cá, tornaram-se estrelas de sucesso, criando raízes em terras lusas.
Na impossibilidade de mencionar todos, vamos cingir-nos a um período relativamente recente e apenas a cantores e músicos, com uma exceção especial para um brasileiro que deixou uma marca inesquecível no entretenimento e no humor em Portugal: o inesquecível Maulio Heidar Badaró, mais conhecido como Badaró. Este humorista deixou a Rádio Record, em São Paulo, para viajar pela Europa. Portugal foi o seu primeiro destino, e o que era para ser uma curta visita transformou-se numa estadia de 50 anos. Naturalizou-se português e tornou-se célebre pelo seu "Chinesinho Limpopó", com a eterna pergunta "como ispilico?", e pela famosa frase: "Ó Abreu, dá cá o meu!". Badaró faleceu em 2008, com 75 anos, mas continua vivo na memória dos portugueses.
Já em 1995, Iran Costa lançou o estrondoso êxito "É o Bicho", que se tornou praticamente impossível de ignorar. Com seis discos de platina, o cantor acabou por estabelecer-se em Portugal, e ainda hoje a sua música é lembrada como um marco.
Em 2006, Adriane Garcia, cantora, apresentadora e atriz, gravou o álbum Lança Perfume em Portugal. O sucesso do trabalho consolidou a sua presença no país, onde participou em programas de televisão, rádio e telenovelas.
Adriana Calcanhotto chegou a Portugal em 2008 com o álbum Maré. Desde então, mantém uma ligação estreita com o país, tendo dado aulas na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, onde foi nomeada Embaixadora.
Outro nome de destaque é Mallu Magalhães, que chegou a Portugal em 2013, casou-se com Marcelo Camelo e teve a sua filha, Luísa, em Lisboa, em 2015.
No mesmo ano, João Ventura mudou-se para Portugal para fazer doutoramento e envolveu-se na cena musical de Lisboa. Chegou a ser convidado por Madonna para acompanhá-la na sua atuação na Met Gala de 2018, após ela o ouvir tocar num bar lisboeta.
Destacamos ainda Will Souto, há mais de 16 anos em Portugal, que se tem afirmado com uma abordagem rítmica singular e homenagens à cultura portuguesa.
Deixamos aos nossos estimados leitores uma playlist com interpretações dos artistas
aqui citados.
Badaró
Iran Costa
Adriana Calcanhotto – Senhas (vídeo partilhado pela própria, a 17/02)
Adriane Garcia
João Ventura
Mallu Magalhães
Will Souto
Playlist com alguns artistas brasileiros em Portugal
Embora não se verifique o mesmo movimento de artistas portugueses para o Brasil, salvo algumas situações pontuais, a movimentação de músicos brasileiros em Portugal aproximou não só os dois países, mas também outros de expressão portuguesa, como Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe, e Timor-Leste. Esta conexão é evidente na playlist que criámos com 72 duetos lusófonos, repletos de interpretações memoráveis.
Grandes nomes têm surgido vindos das Terras de Vera Cruz, alguns deles desconhecidos dos seus conterrâneos
Deixamos aos nossos estimados leitores uma playlist com interpretações dos artistas aqui citados.
Gostou do post ou tem sugestões?
✍️ Deixe aqui a sua opiniãoComentários
Enviar um comentário
🌟Copie um emoji e cole no comentário: Clique aqui para ver os emojis