15ª edição do Dia Internacional de Segurança em Informática (DISI) - 11/02

DO TEXTO: Parental control, entendimento sobre privacidade, exposição de dados e cyberbullying entre crianças e jovens estão entre os assuntos que serão debatid
Segundo o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), um terço dos usuários de internet são crianças e adolescentes. Em todo o mundo, 71% deles estão online em comparação com 48% da população total. Com isso, a segurança desses jovens se tornou um tema de grande importância para a sociedade e, principalmente, para pais e tutores desse público.
 

Parental control, entendimento sobre privacidade, exposição de dados e cyberbullying entre crianças e jovens estão entre os assuntos que serão debatidos no evento


Segundo o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), um terço dos usuários de internet são crianças e adolescentes. Em todo o mundo, 71% deles estão online em comparação com 48% da população total. Com isso, a segurança desses jovens se tornou um tema de grande importância para a sociedade e, principalmente, para pais e tutores desse público. 


Pensando nisso, a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP)  promove no dia 11 de fevereiro, às 16h, em formato online e gratuito, a 15ª edição do Dia Internacional de Segurança em Informática (DISI) e que tem como tema principal “Segurança digital começa cedo”. O evento deste ano contará com a presença de Nyvi Estephan, apresentadora gamer há 7 anos e eleita a maior host de eSports da América Latina e terceira maior do mundo.


Nyvi, a partir de sua expertise, abordará temas de extrema relevância no universo online, entre eles, como influenciadores e produtores de conteúdo podem contribuir para a melhoria da segurança no uso da internet por parte de crianças e adolescentes, a responsabilidade que um influencer, uma celebridade na Internet ou um criador de conteúdos deve ter para ajudar num ambiente mais saudável, entre outros.


Além dela, a especialista em Direito Digital e CEO da Resh Cyber Defense, empresa de Inteligência Cibernética com foco em Proteção de Dados, Adriana Cansian; o especialista em Segurança Cibernética e fundador da comunidade de segurança da informação Mente Binária, Fernando Mercês e a especialista em comportamento e psicopedagoga Erica Alvim também marcarão presença na roda de conversa, que será transmitida ao vivo pelo YouTube.


Com o foco em estudantes, professores, colaboradores de instituições, profissionais de tecnologia, especialistas e demais disseminadores da cultura de segurança da informação, esta edição do DISI contará com duas horas e meia de duração. Entre os assuntos que serão abordados, estão: riscos de segurança aos quais crianças e adolescentes podem ser expostos no uso da internet, que medidas educativas e protetivas podem ser usadas, parental control, entendimento sobre privacidade e exposição de dados e afins; compartilhamento na internet, o que fazer no caso de exposição ou ameaças à integridade de sua família e filhos,.


Para mais informações, acesse disi.rnp.br.


Sobre a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP)

Qualificada como uma Organização Social (OS), a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) é vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e mantida por esse, em conjunto com os ministérios da Educação (MEC), Turismo, Saúde (MS) e Defesa (MD), que participam do Programa Interministerial RNP (PRO-RNP). Pioneira no acesso à internet no Brasil, a RNP planeja, opera e mantém a rede Ipê, infraestrutura óptica nacional acadêmica de alto desempenho. Com Pontos de Presença em 27 unidades da federação, a rede conecta 1.529 campi e unidades nas capitais e no interior. São mais de quatro milhões de usuários, usufruindo de uma infraestrutura de redes avançadas para comunicação, computação e experimentação, que contribui para a integração dos sistemas de Ciência e Tecnologia, Educação Superior, Saúde, Cultura e Defesa.


POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários