PUBLICAÇÕES RECENTES

quarta-feira, janeiro 27, 2021

Hakuna Matata

“Sem problemas!” Essa é a tradução literária da frase do Suaíli "Hakuna Matata" (idioma utilizado em vários países da África Oriental) para o português.


O que causa as “doenças emocionais” é permanecer constantemente na mesma emoção.


Por: Prof. Paulo Lopes*


“Sem problemas!” Essa é a tradução literária da frase do Suaíli "Hakuna Matata" (idioma utilizado em vários países da África Oriental) para o português.


Para todos que assistiram o grande clássico “O Rei Leão”, o significado vai muito além. Os problemas existem, porém eles não podem influenciar diretamente em nossas vidas.


Para desenvolvermos uma reflexão, contextualizarei a obra clássica da Disney com o best seller de Daniel Goleman, “Liderança: A Inteligência Emocional na Formação do Líder de Sucesso”.


Encontramos nas duas primeiras habilidades emocionais de liderança, sugeridos por Goleman, uma relação direta com o termo Hakuna Matata: a autoconsciência (capacidade de reconhecer as próprias emoções) e a autorregulação (capacidade de lidar com as próprias emoções). É fundamental entendermos que uma pessoa desenvolvida emocionalmente não é “aquela figura do monge budista”, que não se estressa com nada: nem quando o pão cai com a manteiga virada para baixo... nem quando a internet está lenta e nem mesmo quando o trânsito está congestionado.

 

O equilíbrio emocional está desenvolvido quando uma dessas situações acontece, nos abala profundamente e após “vivermos” intensamente esse “estímulo estressante”, devolvemos ao meio uma reação equilibrada.


Transitar intensamente por todas as emoções, tanto as positivas como as negativas, é compreensível e saudável. O que causa as “doenças emocionais” é permanecer constantemente na mesma emoção.


Portanto, as lições aprendidas nos momentos de tristeza devem ser utilizadas como motivação para “levantarmos a poeira e darmos a volta por cima”, buscando o equilíbrio emocional para devolvermos ao meio ações propositivas.


“Nós só sentimos a felicidade porque ela não é contínua” (Mário Sérgio Cortella)


*Professor Esp. Paulo Lopes
- CREF:3080 G/RS
- Graduado em Educação Física (UFRGS 2001)
- MBA em Gerenciamento de Projetos (UNILASALLE 2015)
- Pós MBA em Inteligência Emocional nas Organizações (UNILASALLE 2019). Leia Mais sobre o autor...
 


Tom Jobim - Ao Vivo em Montreal - A Felicidade
Alba Maria Fraga Bittencourt

Sobre a autora

Alba Fraga Bittencourt - Redatora do Portal Splish Splash.Leia Mais sobre a autora...

Nenhum comentário:

Postar um comentário