Autor nacional utiliza quatro artes para apresentar história

DO TEXTO: Andrew Oliveira, chamou a atenção em entrevista ao explicar como se beneficiou de alguns meios artísticos para compartilhar um universo presente em Va
Andrew Oliveira em "Vazio da Forma" compartilha um universo fictício por meio da literatura, cinematografia, pintura e fotografia


Andrew Oliveira compartilha um universo fictício por meio da literatura, cinematografia, pintura e fotografia


Explorando as grandes possibilidades proporcionadas pelas variadas manifestações artísticas, o artista Andrew Oliveira, de apenas 26 anos, chamou a atenção em entrevista ao explicar como se beneficiou de alguns meios artísticos para compartilhar um universo presente em Vazio da Forma, seu livro lançado pela Skull Editora. 


Primeiramente, para criar a capa para seu livro, o autor amapaense utilizou do seu amor pela fotografia. Segundo ele, fotografar é uma arte muito complexa, pois requer uma nova maneira de ver as coisas: "É você criar a sua própria maneira de enxergar. Enxergar é muito difícil". Quanto ao que buscou usou da fotografia para a capa de seu livro, completou:  "me desvinculei da homogeneização de imagens que se vê em redes sociais, das mesmas poses, das mesmas ideias, do mesmo tratamento. Não era isso o que eu queria buscar. Eu queria outra coisa."


Assim, como inspiração para a ilustração da capa do livro, Andrew utilizou duas referências fotográficas que produziu em momentos diferentes da sua vida. Na pintura, uma das fotos transformou na Sombra, a entidade que persegue Frey personagem principal, no decorrer do livro, e a outra, o autor transformou em Frey, de costas, dentro do corpo da Sombra, sendo consumido por ela. 


No desenho, a cabeça do personagem está posicionada no peito da Sombra para simbolizar um buraco no peito, uma alegoria sobre a depressão, um dos principais assuntos da sua obra, que Andrew trabalhou para evocar.


Com a parte visual pronta, depois de usar da fotografia e da pintura, o autor evocou a arte literária para dar vida à sua história. O livro, em prosa, é recheado de diálogos e reflexões poéticas, além de abordar diversos temas importantes, como a depressão e a homossexualidade. 


Por fim, com a obra pronta, Andrew produziu um curta-metragem representando sua história com a arte cinematográfica. O filme é muito conceitual e fecha de forma exímia o universo de Vazio da Forma. Como o escritor afirmou, em entrevista: "Livro, fotografia, pintura e filme, tudo do mesmo universo". 


A obra pode ser adquirida na loja online da Amazon e o curta-metragem está disponível no canal do Youtube de Andrew. 


Sobre o livro 

Na história acompanhamos Frey, um pintor homossexual atormentado por uma entidade chamada A Sombra, e que precisa encarar o desaparecimento de sua filha Lírio, lhe catapultando numa imersão de memórias enquanto tenta manter as rédeas do seu casamento com Jacinto, seu marido, e iniciando além da busca pela filha perdida, uma maneira de recuperar a sua fé nas Três Irmãs, as deusas matriarcais de sua terra natal. 


Sobre o autor

Andrew Oliveira é escritor, tem 26 anos, e é natural de Macapá (AP), onde morou até concluir o ensino médio. Fez faculdade de Cinema e Audiovisual em Belo Horizonte (MG), no Centro Universitário UNA. Em 2016, se mudou para São Paulo, para trabalhar com fotografia e com seus outros projetos pessoais. É autor dos livros Santuário e Vazio da Forma.


Redes sociais

@cherry_mayfair no Twitter

@deirdremayfair no Instagram


Vazio da Forma (Curta-Metragem)


POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários