CCB Lisboa | Haydn & Mozart > OSP com direção musical de Buno Borralhinho e a solista Anabela Malarranha | 25/10

DO TEXTO: Empora mutantur poderia ser o título deste programa que se inicia com a Sinfonia n.º 1 de Joseph Haydn
Haydn & Mozart  - Orquestra Sinfónica Portuguesa - CCB Lisboa 25/10


Haydn & Mozart

Orquestra Sinfónica Portuguesa


Flauta Anabela Malarranha

Direção musical Bruno Borralhinho


CCB ▪ 25 outubro ▪ domingo ▪ 17h00 ▪ Grande Auditório


PROGRAMA

Joseph Haydn (1732-1809) 

Sinfonia n.º 1 em Ré Maior, Hob.I:1

Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791)

Concerto n.º 2 para Flauta e Orquestra, em Ré Maior, Kv.314

Joseph Haydn (1732-1809) 

Sinfonia n.º 64, em Lá Maior, Hob.I:64


Tempora mutantur poderia ser o título deste programa que se inicia com a Sinfonia n.º 1 de Joseph Haydn, um dos fundadores da linguagem clássica. A obra, escrita em 1759, estrutura-se em três andamentos e maneja ainda o baixo-contínuo. O primeiro andamento atesta a admiração pela recentemente formada orquestra de Manheim e pelas suas notáveis realizações técnicas, nomeadamente nos crescendi.


Muito diferente é a Sinfonia n.º 64, já em quatro andamentos, terminada em 1775. O título foi atribuído pelo próprio Haydn e baseia-se no epigrama: Tempora mutantur, et nos mutamur in illis – «O Tempo muda, e nós com ele». Aqui encontramos uma linguagem clássica plenamente cristalizada. O primeiro andamento inicia-se de modo verdadeiramente haydniano: dois compassos em pianissimo seguidos de uma explosão sonora de todos os instrumentos.


Mozart legou-nos abundante produção para solista e orquestra e sua criatividade neste domínio foi posta ao serviço de inúmeros instrumentos, como o piano, clarinete, trompa, oboé ou fagote e até a flauta. O Concerto n.º 2 para Flauta – que terá como solista Anabela Malarranha, instrumentista da Orquestra Sinfónica Portuguesa – é uma adaptação de um original Concerto para Oboé escrito para Giuseppe Ferlendis, instrumentista que trabalhou em Lisboa.


Orquestra Sinfónica Portuguesa - "Haydn & Mozart" - 25 de Outubro de 2020 


POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários