7 benefícios da prática sexual para a pele

DO TEXTO: Prática rejuvenesce a pele, melhora hidratação e brilho, desobstrui poros, previne a acne e acelera renovação e cicatrização do tecido cutâneo.

a prática sexual vai muito além do prazer e é extremamente benéfica para o organismo, sendo capaz, por exemplo, de melhorar o humor, diminuir dores e auxiliar na queima de calorias.

Prática rejuvenesce a pele, melhora hidratação e brilho, desobstrui poros, previne a acne e acelera renovação e cicatrização do tecido cutâneo.

São Paulo – outubro 2020 - Apesar do assunto ser ainda um grande tabu, a prática sexual vai muito além do prazer e é extremamente benéfica para o organismo, sendo capaz, por exemplo, de melhorar o humor, diminuir dores e auxiliar na queima de calorias. E os benefícios do sexo não param por aí, já que, de acordo com a dermatologista Dra. Paola Pomerantzeff, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, a prática também é capaz de promover a melhora da qualidade da pele. “Isso porque durante o sexo são liberados uma série de hormônios e substâncias, como o estrogênio e a testosterona, que estão diretamente envolvidos na manutenção da saúde da pele”, destaca a médica. Quer saber quais são esses benefícios? A especialista listou abaixo. Confira:

Mais brilho e hidratação – Assim como um exercício físico, durante o sexo, o fluxo sanguíneo aumenta, passando a levar oxigênio e nutrientes de forma mais eficaz para os tecidos, incluindo a pele. “Além disso, o sistema linfático passa a trabalhar em maior velocidade, desintoxicando o organismo e diminuindo a retenção de líquidos. Como resultado, a pele ganha um aspecto mais saudável, tornando-se hidratada, corada e viçosa”, afirma a dermatologista

Melhora da textura – “O sexo e, principalmente, o orgasmo promovem um aumento nos níveis de testosterona e estrogênio, hormônios que estão ligados não só a beleza e a saúde da pele, mas também dos cabelos e das unhas, tornando-os mais fortes e com uma textura melhor.”

Ação anti-idade – A prática sexual promove o estímulo da produção das fibras de colágeno e elastinas, que são responsáveis por conferir sustentação e elasticidade ao tecido cutâneo. “Logo, há um risco menor da pele tornar-se flácida ou apresentar rugas e linhas de expressão precocemente, além de tornar-se mais firme, elástica e com menos sinais de envelhecimento”, diz a Dra. Paola.

Acelera a cicatrização e regeneração da pele – A prática sexual fortalece e favorece a regeneração da pele, o que pode tornar a cicatrização mais rápida. “Além disso, estudos apontam que o sexo melhora o sistema imunológico, que também está envolvido no processo de cicatrização da pele”, completa a especialista.

Redução do estresse - O sexo diminui o nível de cortisol, conhecido como hormônio do estresse, melhorando, consequentemente, a qualidade do sono e retardando o aparecimento de rugas e linhas de expressão. “Isso porque o cortisol potencializa o estado inflamatório persistente do tecido cutâneo, diminuindo a longevidade e a atividade das células que compõem a pele, o que a torna mais propensa a ter rugas”, explica a médica. “Por causa da diminuição do estresse, o sexo também reduz a acne, já que o cortisol estimula a produção de oleosidade excessiva pelas glândulas sebáceas.”

Sensação de bem-estar “A sensação de prazer durante o sexo é causada pela liberação de endorfinas, que são analgésicos naturais do organismo que conferem sensação de bem-estar, felicidade e euforia, o que acaba influenciando positivamente na aparência da pele.”

Desobstrução dos poros – É comum suarmos durante o sexo, assim como quando realizamos qualquer tipo de esforço físico intenso. “E o suor auxilia na eliminação de sujidades acumuladas no interior dos poros, desobstruindo-os e, consequentemente, prevenindo a formação de cravos e espinhas”, finaliza a Dra. Paola Pomerantzeff.

FONTE: DRA. PAOLA POMERANTZEFF: Dermatologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD), tem mais de 10 anos de atuação em Dermatologia Clínica. Graduada em Medicina pela Faculdade de Medicina Santo Amaro, a médica é especialista em Dermatologia pela Associação Médica Brasileira e pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, e participa periodicamente de Congressos, Jornadas e Simpósios nacionais e internacionais.  http://www.drapaola.me/




POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários