ROBERTOLOGIA EM DESTAQUE

9/29/2020

Vaidade masculina: conheça 7 procedimentos estéticos ideais para o homem que deseja se cuidar

Vaidade Masculina

Especialistas listam os tratamentos faciais e corporais que são tendência entre o público masculino no Brasil.


São Paulo – setembro 2020 - Os homens têm se tornado cada vez mais vaidosos, fazendo com que os procedimentos estéticos sejam uma demanda crescente entre esse público. Para se ter uma ideia, de acordo com dados de 2019 divulgados pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, um homem brasileiro se submete a uma intervenção estética a cada dois minutos, incluindo desde procedimentos mais simples até cirurgias plásticas. “Na face, os cuidados estéticos direcionados aos homens podem ser tanto preventivos, como a aplicação da toxina botulínica e do peeling, quanto corretivos, a exemplo da rinoplastia e da blefaroplastia”, afirma o cirurgião plástico Dr. Mário Farinazzo, membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP). Os procedimentos corporais, como a lipoaspiração também são procurados pelos homens, que buscam conquistar um corpo tonificado e definido. Não é à toa que, segundo relatório da International Society of Aesthetic Plastic Surgery (ISAPS), os tratamentos corporais são os mais realizados no Brasil. Quer conhecer mais sobre esses procedimentos? Reunimos um time de especialistas para explicar como funcionam os tratamentos mais procurados pelos homens. Confira:

Criolipólise: Para tratar gordura localizada, nos flancos, coxas, abdômen e glúteos, além de melhorar o contorno corporal, uma opção efetiva é a criolipólise do CoolSculpting. “Os homens têm procurado por procedimentos menos invasivos que não necessitem de repouso para poderem retomar suas atividades de rotina. E a criolipólise é um deles, já que o paciente pode voltar imediatamente às atividades de rotina”, explica o cirurgião plástico Dr. Paolo Rubez, membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. A tecnologia é baseada na ação do frio. “O congelamento das células gordurosas, que são muito mais sensíveis às baixas temperaturas do que os tecidos ao redor e as camadas da pele subjacentes, promove essa redução de medidas e melhora do contorno corporal. Após a sessão, que dura em média uma hora, o processo fisiológico de perda ocorre naturalmente pela eliminação progressiva das células de gordura que sofreram apoptose, ou seja, autodestruição por terem sido submetidas ao congelamento focado e controlado pela tecnologia utilizada no aparelho, porém sem causar queimaduras, úlceras ou danos ao tecido cutâneo da região tratada”, explica o médico. Os resultados, que costumam ser uma redução de até 25% da camada de gordura da região tratada, são alcançados em até dois meses.

Total Sculptor: O Total Sculptor é o único aparelho que associa ultrassom macrofocado, que trata gordura e flacidez, com a radiofrequência multipolar para flacidez. “O ultrassom macrofocado do Total Sculptor produz calor de dentro para fora, estimulando a derme, onde estão localizados os fibroblastos, para favorecer a produção de novo colágeno. Já a radiofrequência aquece a derme de fora para dentro, causando contração com consequente estímulo do colágeno. Ou seja, a derme é estimulada tanto de dentro para fora quanto de fora para dentro”, destaca o dermatologista Dr. Abdo Salomão Jr., membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Academia Americana de Dermatologia. São necessárias no máximo duas sessões de ultrassom (a cada três meses) e quatro sessões quinzenais com a radiofrequência.

Toxina botulínica: Ideal para tratar os pés de galinha (linhas ao redor dos olhos), rugas entre as sobrancelhas, na testa, no queixo e vincos no pescoço, a aplicação da toxina botulínica atua paralisando o músculo e impedindo a contração muscular, responsável pela formação da ruga. “Além disso, a toxina botulínica também pode ser utilizada para impedir o surgimento de novos sinais da idade, já que apresenta alto poder preventivo, na medida em que a paralisação do músculo impede a contração da região e evita formação de novas linhas”, afirma a cirurgiã plástica Dra. Beatriz Lassance, membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e da ISAPS.  No entanto, o resultado do procedimento não é definitivo, durando cerca de seis meses.

Preenchimento com ácido hialurônico: O preenchimento injetável com ácido hialurônico possui uma infinidade de aplicações estéticas, podendo ser utilizado nas maçãs do rosto para aumentar o tônus e volume da região, nos lábios para volumização, no dorso do nariz para eliminar marcas, na região da mandíbula para melhorar o contorno facial e na área dos olhos para amenizar olheiras e bolsas. “Isso porque a substância promove o preenchimento do espaço sobre a pele, além de atrair água para o local em que é aplicada, melhorando assim a hidratação, densidade e textura do tecido cutâneo. Mas o ácido hialurônico, por ser uma substância naturalmente produzida pelo organismo, é reabsorvido após cerca de um ano. Logo, o resultado do procedimento não é permanente”, ressalta a Dra. Beatriz.

Lifting facial: O lifting facial consiste no reposicionamento de tecidos como musculatura, gordura e pele para amenizar rugas e vincos e recuperar o contorno facial. O objetivo do procedimento é deixar o rosto com aspecto mais descansado, saudável e o mais natural possível, sem parecer que foi operado. “O procedimento é feito então por meio de cortes que permitem que o profissional tracione a pele, remodelando e reposicionando os tecidos. A incisão é feita ao redor da orelha, no couro cabeludo, na região temporal e, em alguns casos, abaixo do queixo, para o tratamento do pescoço”, diz o Dr. Mário Farinazzo.

Rinoplastia: Figurando entre as cirurgias plásticas mais realizadas no Brasil, a rinoplastia é o procedimento que altera a estética do nariz através da manipulação de estruturas como cartilagem, osso e pele, visando proporcionar um aspecto natural e conferir harmonia à face. De acordo com o Dr. Mário, com a rinoplastia é possível alterar o tamanho ou formato do nariz, mudar a largura das narinas, realinhar o ângulo entre o nariz e o lábio superior e até mesmo resolver problemas respiratórios, como o desvio de septo. “Para isso, o médico remodela o nariz do paciente com instrumentos delicados, manipulando ossos, cartilagens ou tecidos para obter a aparência desejada”, explica.

Blefaroplastia: A cirurgia de blefaroplastia tem como objetivo rejuvenescer a área dos olhos através da retirada do excesso de pele e bolsas de gordura presentes nas pálpebras superiores e inferiores, com a possibilidade do reposicionamento dessas estruturas ou preenchimento de sulcos na região quando o médico julgar necessário. “Em alguns pacientes pode ser realizada também enxertia de gordura para preencher a perda dos tecidos locais, visto que o resultado da cirurgia se torna mais natural quando há certo volume de tecido ao redor dos olhos”, finaliza o Dr. Paolo Rubez.

FONTES:
*DR. ABDO SALOMÃO JR: Doutor em Dermatologia pela USP (Universidade de São Paulo). É sócio Efetivo da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), Membro da American Academy of Dermatology (AAD), Sociedade Brasileira de laser em Medicina e Cirurgia e do Colégio Ibero Latino Americano de Dermatologia. Professor universitário, Dr. Abdo Salomão Jr. ministra aulas nos principais congressos nacionais da especialidade. Além disso, já deu aulas na Austrália, Itália e Coréia do Sul. É uma referência em conhecimento de lasers e tecnologias para fins dermatológicos e estéticos. Diretor da Clínica Dermatológica Abdo Salomão Junior.
*DRA. BEATRIZ LASSANCE: Cirurgiã Plástica formada na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo e residência em cirurgia plástica na Faculdade de Medicina do ABC. Trabalhou no Onze Lieve Vrouwe Gusthuis – Amsterdam -NL e é Membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, da ISAPS (International Society of Aesthetic Plastic Surgery) e da American Society of Plastic Surgery. Além disso, é membro do American College of LifeStyle Medicine e do Colégio Brasileiro de Medicina do Estilo de Vida.
*DR. MÁRIO FARINAZZO: Cirurgião plástico, membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) e Chefe do Setor de Rinologia da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Formado em Medicina pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), o médico é especialista em Cirurgia Geral e Cirurgia Plástica pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Professor de Trauma da Face e Rinoplastia da UNIFESP e Cirurgião Instrutor do Dallas Rinoplasthy™ e Dallas Cosmetic Surgery and Medicine™ Annual Meetings. Opera nos Hospitais Sírio, Einstein, São Luiz, Oswaldo Cruz, entre outros. www.mariofarinazzo.com.br
*DR. PAOLO RUBEZ: Cirurgião plástico, membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, da Sociedade Americana de Cirurgia Plástica (ASPS) e da International Society of Aesthetic Plastic Surgery (ISAPS), Dr. Paolo Rubez é Mestre em Cirurgia Plástica pela Escola Paulista de Medicina da UNIFESP. O médico é especialista em Cirurgia de Enxaqueca pela Case Western University, com o Dr Bahman Guyuron (em Cleveland – EUA) e em Rinoplastia Estética e Reparadora, pela mesma Universidade, e pela Escola Paulista de Medicina/UNIFESP. http://drpaolorubez.com.br/

Sem comentários:

Publicar um comentário

ESTIMADO LEITOR: esteja à vontade para partilhar e comentar este post em qualquer rede social, mas não esqueça de comentar aqui no próprio post. O autor agradece,

Topo