Plantar árvores é um excelente negócio: protegem mata nativa e geram benefícios econômicos, ambientais e sociais

DO TEXTO: Em alusão ao Dia da Árvore, celebrado dia 21, a indústria florestal mineira reforça a importância da atividade de plantio florestal.
Floresta

No Dia da Árvore, indústria florestal mineira reforça importante papel da produção florestal na preservação da floresta nativa, equilíbrio climático, geração de empregos e inclusão social


Eucalipto, Cedro, Mogno, Pinus...as florestas plantadas são compostas por diferentes espécies de árvores que fornecem insumo essencial à sobrevivência humana: a madeira. A partir delas é que produzimos o carvão vegetal e celulose, piso e painéis, móveis, lápis, materiais hospitalares, embalagens e até tecidos. Uma infinidade de produtos advindos das árvores cultivadas com uma excelente vantagem: a sustentabilidade que já nasce nos plantios e acompanha a madeira até os produtos que consumimos, limpos e renováveis. Elas também têm importante função de amenizar a pressão sobre as árvores nativas, contribuindo para a redução do desmatamento ilegal e consequente preservação da mata nativa. Em alusão ao Dia da Árvore, celebrado nacionalmente no próximo dia 21, a indústria florestal mineira, representada pela Associação Mineira da Indústria Florestal (AMIF), reforça a importância da atividade de plantio florestal, maior cultura agrícola do Estado, para o meio ambiente, a economia e inclusão social. Além de possuir a maior base florestal plantada do país, com mais de 2,3 milhões de hectares, Minas Gerais se consolidou como líder mundial na produção e consumo de carvão vegetal proveniente dessas florestas.

De acordo com a presidente da AMIF, Adriana Maugeri, com o auxílio da ciência as árvores cultivadas pelo setor são melhoradas, de modo que possam se adaptar aos mais diversificados climas, solos e as principais condições físicas e biológicas, produzindo madeira de qualidade e de forma renovável. A madeira produzida abastece o mercado de painéis, pisos laminados, carvão vegetal, lápis, celulose, madeira tratada, serrada, entre outros produtos madeireiros, gerando emprego e renda para os produtores florestais. “Esta relação entre árvores plantadas e as nativas é extremamente benéfica, não só para o meio ambiente, mas também para o bolso, especialmente das pessoas diretamente envolvidas na atividade. Além de multiplicar os benefícios ambientais como: conservação de solos, proteção de recursos hídricos, absorção de carbono da atmosfera, melhorias do microclima, esta simbiose ainda melhora a produtividade dos plantios florestais, oferecendo madeira em melhor qualidade e maior quantidade ao mercado, gerando relevante renda aos produtores florestais”, explica Maugeri.

Apesar de representarem pouco menos de 1% do território nacional, as florestas plantadas são responsáveis por mais de 90% de toda a madeira produzida no Brasil para fins industriais, segundo a Indústria Brasileira de Árvores (Ibá). A empresas instaladas em Minas Gerais fornecem madeira para outros estados, e grande parte destas florestas também possuem certificações nacionais e internacionais, como o FSC - Forest Stewardship Council, que atesta a sustentabilidade do manejo e origem da madeira através da exigência de parâmetros rigorosos.

Campanha de prevenção e combate a incêndios florestais

Em Minas Gerais, uma das mais claras ameaças às árvores, sejam plantadas ou nativas, são os incêndios florestais, causados, em sua maioria, pelo próprio homem. “A AMIF tem desempenhado importante papel na preservação das florestas e da biodiversidade, desenvolvendo ações de prevenção e combate a incêndios florestais, pautadas na conscientização da população, especialmente voltada para comunidades estabelecidas nos entornos dessas florestas”, salienta Maugeri. Ainda de acordo com a Adriana, os incêndios florestais provocam danos irreversíveis, tais como: perda de vidas (humanas e dos animais), moradias, empobrecimento de solo, alteração climática, doenças respiratórias, perda de água, entre outros desastres. “Por isso a importância de mobilizar esforços, despertar a consciência das pessoas e atuar junto aos órgãos ambientais para reverter esta triste realidade mineira”. Não podemos mais conviver pacificamente com a destruição causada pelos incêndios, completa.

Aperam-BioEnergia

Sobre a AMIF
A AMIF representa a indústria de base florestal de Minas Gerais. São empresas que cultivam árvores de várias espécies com a finalidade de oferecer madeira para o mercado de forma renovável e sustentável. Hoje, a entidade atua pelos interesses da indústria e dos produtores florestais, responsáveis por uma atividade ambientalmente sustentável, que gera empregos nas áreas rurais e contribui efetivamente para a economia do país, com grande destaque para Minas Gerais que é o estado com maior área de florestas plantadas no Brasil.
A entidade atua, ainda, de forma assertiva com diálogo junto ao Governo do Estado na promoção e fortalecimento do setor florestal, quanto às diretrizes políticas, normativas e econômicas.
Mais informações:

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários