Inscrições de prêmio para 30 iniciativas de impacto na pandemia vão até dia 15

DO TEXTO: Prêmio Empreendedor Social do Ano em Resposta à Covid-19 vai reconhecer ONGs, negócios de impacto social, movimentos e coalizões, em um formato inédito para eleger 30 iniciativas de destaque em 2020.
EMPREEND-SOCIAL-2020-COVID-QUARTOPG-V3

Promovido pela Folha e pela Fundação Schwab, o Empreendedor Social do Ano em Resposta à Covid-19 vai destacar as melhores práticas e soluções inovadoras em três categorias


A edição especial do principal concurso de empreendedorismo social da América Latina, voltada a iniciativas de destaque no enfrentamento ao novo coronavírus, recebe inscrições até 15 de setembro em três categorias: Ajuda Humanitária, Mitigação dos Impactos e Legado Pós-Pandemia.

Realizado pela Folha em parceria com a Fundação Schwab, o Prêmio Empreendedor Social do Ano em Resposta à Covid-19 vai reconhecer ONGs, negócios de impacto social, movimentos e coalizões, em um formato inédito para eleger 30 iniciativas de destaque em 2020.

"O TOP 30 da área social é uma forma de a Folha contribuir para difundir e reconhecer as boas práticas no enfrentamento de uma crise sanitária, social e econômica sem precedentes", afirma Sérgio Dávila, diretor de Redação.

Ao ampliar para 30 o número de finalistas, a premiação vai reconhecer desde as grandes iniciativas de alcance nacional até aquelas comunitárias. O prêmio 2020 não vai eleger um vencedor por categoria, mas uma lista dos dez destaques em cada grupo.

“Os empreendedores sociais e seus parceiros, que trabalham há anos para solucionar problemas socioambientais e demonstrar o impacto de modelos mais sustentáveis e inclusivos, são ainda mais cruciais para superarmos a crise gerada pela Covid-19”, afirma François Bonnici, diretor-executivo da Fundação Schwab.

Neste ano histórico para a filantropia e o investimento social privado no país, quando mais de R$ 6,3 bilhões foram doados para o enfrentamento da pandemia, o prêmio se abriu também para iniciativas realizadas em colaboração com empresas e fundações.

É um forma de reconhecimento ao esforço conjunto em um momento histórico de mobilização entre sociedade civil, empresas e poder público. Influência em políticas públicas e articulações intersetoriais também serão levadas em conta na premiação especial.

O objetivo é reconhecer lideranças de destaque em meio à pandemia, que inovam e buscam ampliar o impacto de suas ações e seus serviços para responder aos novos desafios no país e no mundo. Um dos focos do concurso é o enfrentamento da própria Covid-19, bem como de seus efeitos, entre eles o aumento das desigualdades.

O regulamento do concurso pode ser encontrado no site da Folha. Já as inscrições devem ser feitas pela plataforma Prosas, parceira da premiação nesta edição especial, que conta com o apoio dos mais importantes atores do ecossistema no país. Interessados podem preencher os formulários da primeira fase até 15 de setembro.

Para aqueles que têm dúvidas sobre o processo da premiação, está disponível no site do Empreendedor Social um FAQ com as principais perguntas e respostas. Demais dúvidas devem ser enviadas para o email: empreendedorsocial@grupofolha.com.br.

Após vencer o concurso em 2018, Rodrigo Pipponzi, fundador da Editora Mol, foi reconhecido em 2019 junto com sua sócia Roberta Faria como líderes em inovação social pela Fundação Schwab, comunidade irmã do Fórum Econômico Mundial.

“O prêmio é o Oscar do empreendedorismo social no Brasil. É um concurso de muita visibilidade”, afirma Pipponzi, em um bate-papo sobre sua jornada como premiado, à disposição na íntegra no canal do YouTube do Prosas. "Minha vida foi drasticamente transformada nos últimos dois anos graças à premiação.”

O webnário também esclareceu as principais dúvidas sobre o processo de inscrição.

O Empreendedor Social do Ano em Resposta à Covid-19 tem patrocínio de Ambev, Sesi/Senai e Coca-Cola. Conta com apoio da Vedacit e parceria estratégica de Ashoka, British Council, ESPM, Fundação Dom Cabral, Prosas, Pacto Global e UOL. A realização é da Folha em parceria com a Fundação Schwab.

SOBRE A PREMIAÇÃO

Por 15 anos, o Prêmio Empreendedor Social, realizado pela Folha em parceria com a Fundação Schwab, fomentou líderes socioambientais à frente de iniciativas inovadoras e sustentáveis, com diferentes focos de impacto.

Em 2020, o maior concurso de empreendedorismo social na América Latina se reformula em prol de um interesse comum: o enfrentamento à pandemia do novo coronavírus e seus desafios. Em edição especial, a Folha e a Schwab realizam o Prêmio Empreendedor Social do Ano em Resposta à Covid-19.

O objetivo é selecionar, premiar e fomentar líderes de ações de destaque durante a pandemia, especialmente entre as populações mais vulneráveis, por meio de soluções inovadoras capazes de levar ajuda emergencial, mitigar os efeitos negativos e também deixar um legado para o pós-pandemia.

Colaboração é a palavra que vai nortear o concurso nesta edição especial para eleger 30 iniciativas de impacto social (10 em cada categoria) em resposta aos desafios trazidos pela Covid-19 ao país e para o enfrentamento de uma crise sanitária, social e econômica sem precedentes.

Os finalistas ganham projeção nacional e internacional, reforçada pelo alto nível de qualificação e pelo networking oferecidos pelos parceiros, pela Rede Folha de Empreendedores Socioambientais e pela Rede Schwab de Empreendedores Sociais, uma das entidades-irmãs do Fórum Econômico Mundial.

Os interessados em participar da seleção devem preencher formulário online, disponível no site do Empreendedor Social e da plataforma Prosas, até 15 de setembro. Mais informações sobre quem pode participar, como será o processo seletivo e quais são os prêmios podem ser encontradas no regulamento, disponível no site do Empreendedor Social.

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários