Festa do Jazz 2020 > 12 e 13 de setembro no CCB e em direto na RTP Palco

DO TEXTO: Este ano realiza-se a 18ª edição da Festa do Jazz, um dos mais importantes festivais de jazz feito por músicos portugueses, com o melhor da música improvisada.
A Festa do Jazz realiza-se, pela primeira vez, no Centro Cultural de Belém e conta com uma parceria inédita com a RTP


A Festa do Jazz realiza-se, pela primeira vez, no Centro Cultural de Belém e conta com uma parceria inédita com a RTP


Este ano realiza-se a 18ª edição da Festa do Jazz, um dos mais importantes festivais de jazz feito por músicos portugueses, com o melhor da música improvisada. É um acontecimento único em Portugal que mostra que o jazz português se deixa inspirar, num momento de encontros entre gerações e diversos elementos e públicos: músicos, estudantes, produtores e amantes do jazz.

A Festa do Jazz realiza-se, pela primeira vez, no Centro Cultural de Belém e conta com uma parceria inédita com a RTP. Face às condições atuais da pandemia, esta edição não terá público presencial, porém os concertos são transmitidos em direto e todos os conteúdos estão disponíveis gratuitamente na plataforma da RTP Palco (programação completa no anexo).

A Associação Sons da Lusofonia (ASL) com direção artística do músico Carlos Martins, programa, organiza e produz a Festa do Jazz que culmina num fim-de-semana de concertos e outras atividades que permitem refletir sobre o momento que esta área da cultura vive atualmente.

Desde a sua primeira edição que a Festa do Jazz se dedica a apoiar os músicos de jazz portugueses. Em 2020 esse apoio torna-se ainda mais urgente e relevante devido às dificuldades que os técnicos, produtores, músicos e todos os envolvidos nesta área enfrentam. Assim, a Festa do Jazz 2020 associa-se ao Fundo de Solidariedade com a Cultura lançado pela Santa Casa da Misericórdia, GDArtes, Audiogest e GEDIPE através da recolha de donativos, via website Associação Sons da Lusofonia, que revertem a 100% para o fundo.

O jazz sempre foi uma música de resistência e de coragem.

Coragem para fazer oposição social e política a acontecimentos de tendência normalizante mas também oposição cultural, incluindo a luta pessoal e coletiva contra a resistência ao novo e ao risco, e muitas vezes um ato de coragem criativa contra a banalização da vida em sociedade.

Assim começa o “Livro Festa do Jazz” que é lançado no dia 12 de setembro, com presença de José Dias, Gonçalo Frota e Carlos Martins e que marca o arranque de toda a programação da Festa do Jazz 2020. Um livro que conta a história da Festa do Jazz que, em muitos pontos, se confunde com a história contemporânea do jazz em Portugal e traça o perfil de alguns dos seus intervenientes.

A programação de dia 13 de setembro, domingo, arranca com o debate “Portugal, Jazz e a questão racial” com Mamadou Ba (SOS Racismo), Maria João e Selma Uamasse. O jazz tem na sua génese uma forte ligação às comunidades negras, aos seus ritmos e formas de interpretação musical. Neste debate pretende-se recuperar essas referências históricas, trazendo-as para a atualidade de forma a refletir sobre o momento atual que vivemos no que diz respeito às questões raciais mas também de diferença de género.

Durante dois dias, o CCB recebe uma enorme variedade de artistas e propostas musicais. Pelo palco do Pequeno Auditório passam Tomás Marques Quarteto, Andy Sheppard Quarteto, o projeto Volúpias + Rodrigo Pinheiro, João Barradas a solo, Ricardo Toscano Trio e ainda um encontro de grandes músicos de jazz no panorama português Carlos Martins / João Paulo Esteves da Silva / Carlos Bica / João Lobo.

De destacar a Homenagem a Bernardo Sassetti com participação de João Mortágua (saxofone alto), João Pedro Coelho (piano) e os seus acompanhantes de sempre, Carlos Barretto (contrabaixo) e Alexandre Frazão (bateria), assim como a sessão de encerramento no dia 13 de setembro, pelas 22h00, com Maria João e Carlos Bica.

A Festa do Jazz 2020 volta a incluir na sua programação o Encontro Nacional de Escolas, permitindo que novos talentos do jazz nacional possam mostrar o seu trabalho e valor, integrados numa programação de excelência. JB Jazz Clube, Art'J - Jobra, JAHAS Rockschool Porto, Curso Profissional de Instrumentista de Jazz da Bemposta, ESMAE - Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Universidade Lusíada de Lisboa e Universidade de Évora são as escolas que participam desta iniciativa na edição deste ano.

Tal como tem acontecido nas edições anteriores, serão atribuídos os Prémios RTP/Festa do Jazz consolidando a parceria entre a Associação Sons da Lusofonia e a RTP, que promove a música improvisada portuguesa e dá a conhecer ao público os melhores músicos nacionais de cada ano.

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários