Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica promove maratona de lives nesta sexta-feira (24)

DO TEXTO: Mesmo na quarentena e longe do ambiente escolar, milhares de estudantes em todo o território nacional encaram o desafio de se preparar para a prova da maior olimpíada científica do país, a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA).
Imagem de Lars Nissen-Pixabay

Aniversário do chegada do homem à lua e projeto criado por pais de estudantes estão entre os temas das entrevistas, a partir das 14h


Mesmo na quarentena e longe do ambiente escolar, milhares de estudantes em todo o território nacional encaram o desafio de se preparar para a prova da maior olimpíada científica do país, a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). Para ajudar nesse trajeto, a OBA promove lives em seu canal no Youtube com o seu coordenador nacional, o Dr. João Canalle, professor de Física e Astronomia do Instituto de Física da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e uma das maiores referências no mundo na difusão das ciências espaciais.

No dia 24 de julho, sexta-feira, acontecerão duas lives. A partir das 14h, Canalle entrevistará José Bezerra Pessoa Filho, que vai falar sobre a conquista do espaço e o aniversário de 51 anos do primeiro pouso do homem na lua. José Bezerra é doutor em engenharia e atuou no programa espacial brasileiro.

Logo depois, a partir das 17h, será a vez do coordenador nacional da OBA entrevistar Lilian Ishida Arai, médica otorrinolaringologista formada pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP). Lilian é mãe de Fábio, 24 anos, e Karina, 22 anos. Fábio participou tanto da OBA quanto da Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica (IOOA, na sigla em inglês), em edições que ocorreram no Brasil, em 2012, e na Grécia, em 2013.

Fábio se formou em engenharia elétrica na Caltech, universidade norte-americana onde fez seu mestrado, e atualmente trabalha na Oracle, no Vale do Silício, Califórnia. Já Karina está no 5º ano de medicina da Faculdade Albert Einstein. Em 2014, Lilian Arai criou o “Pais Olímpicos”, no Facebook, um grupo voltado para pais de alunos de alto rendimento acadêmico que participam de olimpíadas científicas e querem estudar no exterior.      

Lembrando que as inscrições para a OBA/MOBFOG foram prorrogadas em decorrência da pandemia do novo coronavírus e estão abertas até o final de julho. Escolas públicas e particulares que ainda não participam podem se cadastrar pelo site www.oba.org.br. Realizada em fase única e voltada para todos os estudantes dos ensinos fundamental e médio, a olimpíada ainda não tem data definida para sua realização, a depender da retomada das atividades escolares.  

Em 23 anos de existência, a OBA já superou a marca dos 10 milhões de participantes e distribui anualmente cerca de 50 mil medalhas. A edição de 2019 teve a participação recorde de 884.979 estudantes de 9.965 escolas de todos os estados do Brasil e do Distrito Federal, além de duas do Japão.

Para assistir às lives, basta acessar www.youtube.com/obaoficial

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários