DO TEXTO: “Essa é boa para os brasucas que usam muito o você. Vou partilhar para eles se rirem um pouco pois pelos vistos a coisa tem andado p… por Terras de Ve
Composição de imagens com textos da admin. do Facebook.
 
 

TRANSCRIÇÃO DE UM POST QUE PUBLIQUEI NO FACEBOOK ACERCA DA CHAPA 3 QUE A REDE SOCIAL UTILIZA PARA TUDO

 
Por: Armindo Guimarães
 
 
Ontem, ao ver na página de um amigo de Setúbal uma anedota sobre a diferença entre o uso do “você” e do “tu”, achei tanta piada que me lembrei de partilhar a mesma na minha página, a pensar nos muitos amigos brasileiros que tenho, os quais, como é sabido, utilizam mais o “você” no tratamento de que os portugueses.

Então, comentei isso mesmo ao meu amigo, dizendo: “Essa é boa para os brasucas que usam muito o você. Vou partilhar para eles se rirem um pouco pois pelos vistos a coisa tem andado p… por Terras de Vera Cruz”.

Aqui, propositadamente, coloquei em reticências o que foi uma palavra começada por p, pois penso que foi o que originou a que segundos após ter publicado o comentário, recebesse do Facebook a seguinte mensagem:

“O teu comentário desrespeita os nossos Padrões da Comunidade, por isso só tu podes vê-lo. Vê opções.”

Logo à partida, achei curioso tratarem-me por “tu” em vez de “você”, mas adiante... Fui clicando nas referidas opções que me enviaram sobre o assunto e qual não foi o meu espanto quando verifiquei que a 4.ª, permitia-me não concordar com a decisão, o que foi o que fiz, marcando-a, passando depois para a opção 5.ª e última que dizia:

“Agradecemos o teu feedback! Vamos basear-nos no teu feedback para melhorarmos em futuras decisões”.

E pronto! Assunto arrumado, mas não como devia, ou seja, automaticamente ou não, o Facebook julgou um comentário apenas por uma palavra que se em vez de p… fosse, por exemplo, azul, laranja, etc., não haveria problema, mas como eu usei a cor p..., pimba!, desrespeitei os Padrões da Comunidade que, pelos vistos não sabe distinguir um texto cujo conteúdo é meramente figurativo, ou seja, quem entra num túnel sem luz, dificilmente vê tudo azul ou laranja, mas sim p… e se não temos luz em casa, o ambiente não está amarelo, azul, ou laranja, mas sim p… Do mesmo modo, se algo está a correr mal ou menos bem, é vulgar dizer-se que a coisa está p... e não azul, se bem que no caso do Rei Roberto Carlos, a coisa estaria marrom, mas isso é outra história.

Como se não bastasse terem eliminado o comentário que só eu poderia ler, não só verifico que nem sequer eu posso ler pois foi eliminado para todos, incluindo para mim, deram-me a oportunidade de eu clicar em “Não concordo com a decisão”, facto que, segundo o Facebook, a minha não concordância iria contribuir para os ajudar a melhorar em futuras decisões. E eu pergunto: o que vai a minha decisão de não ter concordado, ajudar o Facebook a melhor decisões futuras, se não dão chance de a quem não concorda expor o motivo? Se dessem tal hipótese, sugeria que tivessem mais cuidado na leitura pois não podiam levar tudo à letra, Caso contrário, os Padrões da Comunidade devem tornar públicas palavras ou cores que não podem ser escritas no Facebook.

Dir-me-ão que só está no Facebook quem quer e eu dou razão a quem o disser pois eu próprio o digo, mas apenas sairei se me eliminarem pois, pese embora há muito só utilizar o Facebook para partilha de artigos publicados no Portal Splish Splash e ultimamente atento a esta e aquela anedota e a este e àquele grupo temático, ainda quero andar por aqui para chatear quem trata os outros por analfaburros verdes, azuis ou amarelos às riscas p…

Em conclusão, parece que depois do vírus veio outro que surgiu nos Seteites e que alastrou por todo o lado abatendo estátuas e eliminando palavras dos dicionários. Enquanto isso, citando o site “Filhos do Coração”, “no Gana, os pais vendem os próprios filhos por menos de 30 euros a traficantes que os revendem aos pescadores do Lago Volta. Estas crianças são obrigadas a trabalhar 14 horas por dia, 7 dias por semana, a troco de um único prato de mandioca.” É caso para perguntar o que fizeram ou estão a fazer por estas crianças os derrubadores de estátuas. Se calhar no Gana não há estátuas.

Dado que neste texto não é possível a inclusão de imagens, aproveitei a foto de topo para colocar o aviso e respetivas sequências do mesmo que recebi do Facebook e nos quais se pode ver o meu desrespeitoso comentário.

Ia ficar por aqui, mas lembrei-me que por certos muitos amigos, em especial os brasileiros, estão curiosos por saber qual é a anedota que deu origem ao meu comentário, transcrevo-a tal qual foi publicada, lembrando que o que foi posto em causa não foi a anedota mas sim o meu comentário desrespeitoso na ótica dos Padrões da Comunidade do Facebook. Mas que raio de padrões serão esses, perguntarão. Também eu gostaria de saber.

Há coisas do carago!

💢💢💢

COMENTÁRIOS NO FACEBOOK

Alba Maria Fraga Bittencourt
É incrível tudo isso, as postagens que o face deveria controlar, não o faz e por causa de um comentário e comentário sobre uma anedota, eles complicam. Isso me entristece muito. Só não podes é sair do face, menino Armindo, isso jamais poderá acontecer. Bjs ❤ 🙁

Eunice Barco Maciel
Estais a fim de confundir
Minha cabeça 🤔🤔🤔

Eunice Barco Maciel
Hoje me pegou,em que estou
Triste faleceu uma moça, minha
Amiga esse vírus maldito 😢😢

Zefinha Oliveira
MENINO Armindo Gonçalves Guimarães não se importa por comentários vc é especial pra tds nos vc é o cara Armindo muito inteligente criativo em td que fais também não quero que saia do FECEBOOK pois como vamos ver o menino

Ana Izabel Rodrigues
Que isso vc não pode fazer isto...Da a volta por cima...Teus amigos estão aqui para te apoiar e todos vai está triste se vc sair do Facebook..Gosto muito de sua amizade...Queremos te ver sempre aqui...Deus lhe abençoe e Boa noite!

Lene Conceicao Souza
Bom...me diverti muito com suas palavras pois o face beirou o absurdo 😊Quanto a sair daqui...sai não...o face já foi muito pior está a melhorar e você contribui muito.
Quanto ao Tu...deixa prá lá...🤔🤔😮😮😞😊😁😁🤣🤣

Monica Vassallo
vc tem que ficar no facebook nao ouca gente que nao serve, nos te queremos!!!boa noite beijinho querido amigo Armindo Gonçalves Guimarães Deus te abencoe💕💕💕💕

Carmen Augusta A. Coelho
Há coisas do carago, mesmo. Que injustiça do Facebook, com meu maninho! Liga não maninho, nós te amamos! Bjs ❤ ❤

Natália Pires
Armindo, pois comigo também aconteceu, ao postar a frase de Ramakrishna, "Deus não se revela onde há vergonha, ódio ou temor. Estes três sentimentos e o orgulho de casta são as malhas que prendem a alma." e ao querer identificar esta citação, colocando colocando uma imagem que denotasse a inocência, ou a falta de pudor, escolhendo mulheres de uma tribo africana, com as pinturas características, colares e pulseiras, mas não desnudas. E qual não foi o meu espanto quando o Facebook me bloqueou a postagem dizendo: "A tua publicação desrespeitou os nossos Padrões da Comunidade sobre nudez ou atividade sexual" HEIMMM!? Eu não queria acreditar, Mindo!!! Fiquei "panca", mas escolhi então uma menina também negrinha com a idade de uns 4 anos, vestida igualmente ao modo tribal, e foi aí que o face me voltou a repreender e a castigar: "Não podes publicar ou comentar durante 10 horas. Isto aconteceu porque 3 das tuas publicações anteriores não respeitavam os nossos Padrões da Comunidade. A tua publicação desrespeitou os nossos Padrões da Comunidade sobre nudez ou atividade sexual".
E ora aí vai a outra publicação que fez com que me bloqueassem por 10h 😛

Rosemeire Barbosa
Oh padrinho...vc é maior que tudo isto. Mande pentear macaco.

Eunice Barco Maciel
Manda ir plantar batatas, como se diz aqui no Brazil, Caracas cada um fala do seu jeito . Para mim os dois está certo deixa esse babaca para lá ok.bjs💙

Armindo Gonçalves Guimarães
Menina Eunice Barco Maciel, pelo que vejo, cá e lá é igual, pois usamos as mesmas frases. Pentear macacos também se diz no Brasil pois a Rosemeire Barbosa é brasuca. 🙂 Beijinho.

Damiao Luiz
É amigo Armindo Gonçalves Guimarães, isto também já aconteceu comigo, no meu caso foi numa postagem da música do nosso Roberto, falaram que estava fora dos padrões deles, respondi e até hoje não me perduram mas.

Xico Gonçalves
Armindo, aqui no Brasil gaúchos como eu e paranaenses usam "tu". Os outros estados brasileiros falam "você", mas todos se entendem perfeitamente. Abração e parabéns pela ótima matéria!

Betania Lopes
Amigo Armindo, não se importa com isso. Aqui no Brasil em cada estado se fala de um jeito e no final, o resultado é o mesmo.
Não se importa , você é o Cara.
Mas achei muito interessante seu tema. Queremos te ver sempre com a gente. Obrigada pelo teu carinho. Bom dia Menino bjs❤️

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários