12.º Aniversário do Portal Splish Splash

DO TEXTO: Não desistir da corrida face à existência das grandes redes sociais e viver sempre em constante transformação
Luso-brasileiro Portal Splish Splash comemora 12 anos de vida

Não desistir da corrida face à existência das grandes redes sociais e viver sempre em constante transformação

Por: Armindo Guimarães

Sites com 5, 10, 15, 20 anos, há muitos na internet, mas sites com 12 anos a publicar diariamente sem nunca terem tido qualquer interrupção, não são muitos. E, se a estes apenas contabilizarmos os que não têm fins lucrativos nem apoios estatais ou de qualquer fonte, facilmente se concluirá que muito menos serão. O luso-brasileiro Portal Splish Splash encontra-se neste último lote de sites, completando 12 anos de existência no dia 7 de julho de 2020.

Não desistir da corrida face à existência das grandes redes sociais e viver sempre em constante transformação adaptando-se às novas realidades, foi sempre apanágio do Portal.

Todos os anos, por esta altura, costumo ver aqui no Portal e também nas redes sociais, mensagens de felicitações à minha pessoa pelo aniversário do Portal. Todos gostam de receber tais mensagens de incentivo e eu não sou exceção, porém, sem falsa modéstia, quando tal acontece sinto sempre que não sou tão merecedor, porquanto como diz a máxima, nenhum homem é uma ilha, o que significa que se o Portal funcionasse apenas comigo há muito que não existia. Isto, porque, nunca quis participar num site qualquer. Tinha que ser um site ativo, pluralista e sempre na busca por mais e melhor para quem nele colabora e para os seus leitores, sendo que tudo isso só seria possível com uma equipa à altura e essa equipa o Portal sempre a teve e tem.

E o projeto arrancou em 7 de julho de 2008 e graças a uma equipa interessada e coesa, não só se tem mantido a publicar diariamente, como tem acompanhado a constante evolução no mundo digital e da internet, a ponto de há muito recebermos propostas de inclusão de publicidade no site que nunca foram aceites.

E não se pense que participar num site é apenas publicar textos, fotos e vídeos. Há, de facto, sites assim, mas de sites só têm a designação e nunca têm o que faz um site existir: os leitores. Daí que para além dos 2 administradores que além de publicaram tratam de requisitos internos, existem os redatores que publicam de acordo com uma série de regras que se forem descuradas não só não beneficiam o ato de publicar de forma a que chegue célere e em perfeitas condições aos seus destinatários, os leitores. Só para dar um exemplo, a criação do título para uma publicação tem que se lhe diga; o uso de maiúsculas, sublinhados, negritos e itálicos; o uso de foto ou fotos e suas colocações, tamanhos, nitidez, legendas, direitos de autor; os vídeos, colocação dos respetivos códigos e tamanhos; os próprios textos, para além da exigência de serem assegurados os direitos autorais e da credibilidade que se impõe, a par do correto uso da língua portuguesa, são fatores que todos os nossos redatores fazem questão de aplicar porque sabem que publicar não é sinónimo de despejar, mas sim de divulgar com a qualidade mínima que se impõe, sendo certo que amadorismo ou carolice não justifica fazer mal o que podemos sabemos procurar fazer melhor. Depois, para além das conhecidas benesses que todos têm, tais como honorários mensais bastante acima da média, 60 dias de férias em hotel de 6 estrelas com tudo pago, incluindo spa, almoços, jantares, vinhos e petiscos, ainda têm o que consideram mais importante que é o entretenimento e a atualização constante a todos os níveis.

E é esse fazer melhor que faz o Portal Splish Splash, que o mesmo é dizer, os seus redatores. De 5 redatores na atualidade, dois são jornalistas e os outros, não o sendo, gostam de atuar como tal.

Para além dos redatores permanentes, o Portal Splish Splash beneficia de um naipe de colaboradores que pontuam na publicação de artigos temáticos.

Acresce que o Portal Splish Splash há muito que vai para além do site, pois está nas principais redes sociais, em especial no Youtube com canal próprio com 14 mil subscritores e 7 milhões de visualizações e no Facebook com 5 grupos, num total de 115 mil membros, sendo que também aqui o Portal Splish Splash dispõe de uma equipa de colaboradores especializados na animação e moderação dos referidos grupos.

Conclui-se, assim, que ao cumprir 12 anos de existência, o Portal Splish Splash está de parabéns, mas quem deve comemorar e ser felicitado somos todos nós, a força motora que alavanca o querer ir mais além.

Agradeço a todos que colaboraram para que mais um ano fosse possível e aos nossos leitores pela preferência.

E venha mais um ano!

POSTS RELACIONADOS:
5 Comentários

Comentários

  1. Tim...Tim!!! Parabéns Portal Splish Splash!
    Parabéns para todos nós, em especial ao nosso querido Patrãozinho Armindo Gonçalves Guimarães!
    Me sinto orgulhosa e muito feliz em fazer parte da Equipe deste conceituado Portal, que é "o mais melhor" do mundo e arredores.
    Que venham muitos anos mais, sempre com muito sucesso!
    Hoje a festa é nossa!
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  2. Olá, menina Albinha! É como diz. Dá gosto participar no Splish, A temática é diversificada e sempre atual e interessante. E é isso que nos impulsiona. Beijinho. Tim! Tim!

    ResponderEliminar
  3. Nobre colega Armindo, bravo!

    Um forte abraço

    ResponderEliminar