ROBERTOLOGIA EM DESTAQUE

6/18/2020

Dia do Químico: a importância do profissional num cenário de pandemia


Por: Elias Oliveira*

Comemorado em 18 de junho, a data criada em 1956, gerou os Conselhos Federais e Regionais de Química e regulamentou a profissão, que deixou de ser menos conhecida e passou a atuar em prol de grandes mudanças na sociedade.

Nos dias atuais, a profissão não só vem sendo cada vez mais valorizada, como também se tornou indispensável. Em tempos de pandemia, o profissional tem exercido um papel fundamental na busca pela cura da COVID-19 com grupos de trabalho formados por químicos que estão atuando em atividades que vão da pesquisa à fabricação de produtos químicos que inativam a proliferação vírus, e desenvolvimento de novos produtos nacionais como kits de testagem e de face shield.

Esses profissionais estão em todos os lugares, nos hospitais, laboratórios, nas indústrias em geral, nas salas de aula, nos centros de pesquisas, entre tantos outros. Como se costuma dizer, onde há vida, há química.  De fato, a área é muito ampla e atua em vários segmentos, e o Grupo Sabará é fruto dessa amplitude. Não à toa, a empresa, com mais de 60 anos de história, é reconhecida pela atuação no setor químico, com matéria-prima para diversos mercados.

No caso do saneamento básico, questão urgente, principalmente num momento em que a higiene pessoal é mandatória na luta contra o novo coronarívus, 35 milhões de brasileiros não têm acesso ao abastecimento com água tratada.  No entanto, os profissionais do Grupo Sabará trabalham constantemente em soluções e tecnologias para o tratamento de água de maneira eficiente e com qualidade. O Grupo possui papel estratégico e pioneiro para que a situação do saneamento básico no Brasil atinja números melhores nos próximos anos e com isso possamos contribuir para o aumento na qualidade de vida de milhões de brasileiros.

Assim, um de nossos produtos o Dióxido de Cloro, tem ganhado bastante destaque, e pode ser usado tanto no tratamento de água para consumo humano quanto para indústrias, seja na fase de pré-oxidação ou no tratamento de efluentes. No entanto, o trabalho vai além, pois o Grupo também é um dos maiores distribuidores de cloro gás liquefeito, um desinfetante universal capaz de penetrar nas membranas celulares e remover biofilmes, inativando microorganismos. 

Além disso, a empresa é reconhecida por ser a única fabricante de Clorito de Sódio na América Latina. Um produto de fácil manuseio e aplicação, que pode ser utilizado em diversos processos nos mais variados mercados. No tratamento de Água, por exemplo, é utilizado como precursor do Dióxido de Cloro, que age como biocida oxidante no processo de desinfecção primária da água.

Esses produtos podem ser usados tanto em ETAs, como em ETEs, quanto na indústria, entre outros setores, e para o tratamento da água residual, que posteriormente pode ser aproveitada, inclusive, pelo setor agrícola.

Por tudo isso, podemos dizer que temos nossos “olhos” no futuro, mas nosso trabalho é focado em oferecer as melhores soluções nesse tempo presente. Portanto, o que se espera é que 2020 seja um ano de reconhecimento dessa   área. E que, dessa forma, os profissionais brasileiros façam novas descobertas e usem tecnologias pautadas em práticas sustentáveis para que desempenhem um papel social capaz de unir comunidades e povos com oportunidades de valorização e trabalho, fazendo assim algo que vai muito além da química.

*Elias Oliveira é gestor institucional da unidade de negócio Sabará Químicos e Ingredientes, pertencente ao Grupo Sabará, empresa que oferece ao mercado soluções integradas para o tratamento de águas industriais e saneamento básico, garantindo há mais de 60 anos o fornecimento de produtos, equipamentos, assistência técnica e prestação de serviços para a desinfecção de águas em diversos processos industriais.

Sobre o Grupo Sabará:
O Grupo Sabará, com mais de 60 anos de história, é genuinamente brasileiro e reconhecido pela sua capacidade de inovação e adaptação. Por meio de seus vários ramos de atividade, o Grupo Sabará atua em todo o território nacional e possui distribuição em mais de 40 países ao redor do mundo. É especializado no desenvolvimento de tecnologias, soluções e matérias-primas de alta performance, voltadas aos mercados de tratamento de águas, cosméticos, nutrição e saúde animal e às indústrias de alimentos e bebidas.

Sem comentários:

Publicar um comentário

ESTIMADO LEITOR: esteja à vontade para partilhar e comentar este post em qualquer rede social, mas não esqueça de comentar aqui no próprio post. O autor agradece,

Topo