LightBlog
>

ROBERTOLOGIA EM DESTAQUE

6/30/2020

Descubra o que é link building e como essa técnica pode ajudar o seu negócio


Link Building: entenda como funciona essa estratégia


Seguramente, dez entre dez pessoas que possuem um site para fazer negócios na Internet querem ocupar boas posições no Google. Mas para atingir essa meta, é preciso, antes de mais nada, saber como ele funciona. 

Os motores de busca, como o Google, funcionam como uma "grande biblioteca" de sites. Quando se insere um termo para pesquisa, o Google exibe os resultados em uma ordem hierárquica que não é aleatória. Ele elenca os sites em ordem de importância dentro daquele contexto, ou seja, mostra primeiro aqueles que os robôs do buscador entendem que melhor respondem à demanda do usuário.  

O que é Link building

Hoje já se sabe que para um site ser bem colocado no Google, ele deve contar com "votos de confiança" de outros sites, que são os links. Ou seja, quanto mais links de sites relevantes forem direcionados para uma página, melhor ela será vista pelo Google e, portanto, melhor será o seu ranqueamento.

Esses votos de confiança (links) são chamados de backlinks. E essa construção de backlinks faz parte das estratégias de Search Engine Optimization (SEO) e é conhecida no mercado de marketing digital como Link Building

As técnicas de SEO visam otimizar as classificações nas SERPs (Search Engine Results Page) – páginas de resultados dos mecanismos de pesquisa. A técnica prevê a execução de estratégias personalizadas dentro dos sites, processo chamado de SEO Onpage. O trabalho focado no que ocorre fora dos sites  é o SEO Offpage. O link building tem papel fundamental nesta abordagem.

Obter um portfólio de backlinks robusto requer um esforço contínuo e focado. Para que a estratégia de link building seja eficiente, é preciso entender como ela funciona. 

Como os sites ranqueiam no Google

O Google rastreia a Web seguindo os hiperlinks. Ele cria um índice a partir das páginas encontradas. Quando se pesquisa um tópico, portanto, o usuário não está usando toda a Web diretamente, mas sim acessando os sites que são rastreados pelo Google. 

O buscador armazena seus índices em vários Data Centers. Os últimos números informados pela empresa referentes ao seu armazenamento são da ordem de, aproximadamente, 130 trilhões de páginas.  São utilizados algoritmos, Machine Learning (Aprendizagem de Máquina) e códigos de classificação para determinar os resultados mais relevantes. 

Vale lembrar que o Google trabalha duro para manter seus resultados de pesquisa livres de práticas manipulativas, impondo penalidades que podem até remover um site do seu índex. Isso significa que todo o trabalho que vise otimizar um site para performar bem junto ao buscador deve respeitar as diretrizes da empresa para que o "tiro não saia pela culatra".  

Como obter backlinks de qualidade com o Link Building

Existem várias métricas para determinar se um backlink tem ou não qualidade. De acordo com especialistas em SEO, é preciso atentar a alguns fatores na hora de colocar em prática uma estratégia de link building que seja eficaz. 

  .É importante garantir que os backlinks venham de sites confiáveis. Links de sites maliciosos ou de redes de blogs criadas para manipular o Google - os chamados Private Blog Networks (PBNs)  - não só não ajudam como são prejudiciais a qualquer estratégia.

  .Os links devem ser inseridos naturalmente no conteúdo, agregando valor a ele. Isso significa que eles devem apoiar uma informação ou fornecer um exemplo que ilustre um fato. Links distribuídos sem contexto também são perigosos.

  .Conteúdo de alta qualidade é essencial. Os textos com os quais se trabalha devem ser inéditos, e entregar valor ao leitor. Dados e pesquisas são bem vindos e aumentam 

  .O anchor text (texto âncora) é o termo que carrega o link. Para que o trabalho de link building seja eficaz, o texto âncora também é um ponto de atenção. Ele deve se encaixar naturalmente no conteúdo. Portanto, deve-se evitar trabalhar sempre com a palavra-chave exata e buscar variar os anchors.

  .Os backlinks são valiosos, mas existem diferenças entre eles. Os que são marcados com a codificação "nofollow" não transmitem nenhum valor de SEO. É preciso buscar links "dofollow" em suas campanhas de link building, pois eles indicam que o link colocado deve ser rastreado e conta pontos para os resultados orgânicos.

Táticas de link building, para gerarem resultados, requerem trabalho árduo, tempo e expertise. Empresas e marcas que não dispõem de tempo ou de equipe para executar a estratégia de forma adequada, podem se beneficiar de uma agência de link building.

É uma forma segura para construir links que gerem resultados reais, evitando riscos de penalizações dos mecanismos de busca. 

Sem comentários:

Publicar um comentário

ESTIMADO LEITOR: esteja à vontade para partilhar e comentar este post em qualquer rede social, mas não esqueça de comentar aqui no próprio post. O autor agradece,

Topo