ROBERTOLOGIA EM DESTAQUE

5/02/2020

Vídeo-aula: uma forte aliada no processo de ensino-aprendizagem

O mundo vive um período de incertezas por causa do novo coronavírus. A educação tenta se reinventar, e as tecnologias da informação e comunicação (TICs) são fundamentais nesse processo.
Imagem: infoescola.com
O mundo vive um período de incertezas por causa do novo coronavírus. A educação tenta se reinventar, e as tecnologias da informação e comunicação (TICs) são fundamentais nesse processo.

Por Derbson Frota

Educar é também ter a capacidade de se reinventar. Com o distanciamento social obrigatório por causa da COVID-19, nós, os professores, temos que buscar novas metodologias para continuarmos nossa tarefa de educar. Afinal, não sabemos até quando poderemos voltar às aulas presenciais, e os alunos não podem ficar prejudicados academicamente.

É fundamental usar os recursos da Tecnologia da Informação e Comunicação na educação como facilitador no processo de ensino x aprendizagem, principalmente no momento turbulento e desafiador em que estamos passando. Uma das soluções encontradas são as vídeo-aulas. Entre as muitas vantagens, pode-se citar o fato de que podemos utilizar, na referida tecnologia, vários recursos de hipermídia, tornando o momento mais influente, prazeroso e motivador ao discente. A flexibilidade e praticidade tornam-na essenciais, pois podemos inovar e interagir sem sair de casa.

É claro que há várias dificuldades, como a falta de acessibilidade e manuseio tecnológico por parte dos alunos, além de problemas relacionados ao sinal da internet e até a resistência de professores. Mas a ação de se reinventar ganha cada vez mais força e necessidade. Segundo a UNESCO, 1,5 bilhão de estudantes chegaram a ficar com aulas suspensas ou reconfiguradas ao redor do mundo. Enquanto o planeta não volta ao “normal”, a saída é utilizarmos os recursos que disponibilizamos. Até porque é importante sempre ressaltar que a EaD e todos os recursos tecnológicos não vêm como substituta da educação presencial, e sim como uma aliada. E nesse período de força e superação, quanto mais aliados, melhor!

Aproveito e trago aqui algumas vídeo-aulas (10) que fiz das disciplinas Espanhol e Informática, para os alunos das escolas (Ensinos Fundamental e Médio) em que leciono:


Sem comentários:

Publicar um comentário

ESTIMADO LEITOR: esteja à vontade para partilhar e comentar este post em qualquer rede social, mas não esqueça de comentar aqui no próprio post. O autor agradece,

Topo