CCP Luanda - Comemoração do Dia Mundial Língua Portuguesa | Angola 5 Maio 2020

DO TEXTO: No âmbito das comemorações do Dia Mundial da Língua Portuguesa (5 de Maio), o Camões – Centro Cultural Português em Luanda irá levar a cabo dois espetáculos em formato virtual.
Dia Mundial Língua Portuguesa

No âmbito das comemorações do Dia Mundial da Língua Portuguesa (5 de Maio), o Camões – Centro Cultural Português em Luanda irá levar a cabo dois espetáculos em formato virtual. Dado o momento que todos atravessamos, as atividades vão ser transmitidas  através do Facebook (https://www.facebook.com/camoesluanda/).

Na manhã de 5 de Maio, pelas 10:30, será apresentado o espetáculo de dramaturgia contemporânea LEITURAS ASSISTIDAS, promovido por Klaus Novais e Dílson Maria, que contará com a com a participação de um autor angolano (Fernando Carlos), uma autora brasileira (Grace Passô) e um autor português (Ricardo Cabaça). 

Nessa tarde, cerca das 17:00, irá realizar-se o espetáculo de música, teatro e dança A LÍNGUA PORTUGUESA ENTRE NÓS, promovido por José Teixeira, que contará com a participação de dois bailarinos, quatro atores e dois músicos.

Será, também, levada a cabo durante a semana de 5 de Maio uma campanha digital sobre a Língua Portuguesa através da publicação de citações de autores lusófonos e textos de enquadramento sobre a Língua Portuguesa na página do Facebook do Camões – Centro Cultural Português   (https://www.facebook.com/camoesluanda/).

A nível global, o Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, em parceria com CPLP, UNESCO e ONU News, organiza o evento comemorativo do Dia Mundial da Língua Portuguesa, em formato virtual, que será disponibilizado, a partir das 12:00 (de Lisboa e Luanda) do dia 5 de Maio, no canal Youtube do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua https://www.youtube.com/c/CamoesIPe partilhado nas redes sociais: 
https://www.facebook.com/camoes.ip  

Estas comemorações terão início com a transmissão das mensagens do Secretário-Geral das Nações Unidas, Presidente da República de Portugal, Presidente da República de Cabo Verde, Primeiro-Ministro de Portugal, Secretário Executivo da CPLP e o Representante Permanente de Portugal junto da UNESCO. 

Serão igualmente divulgados testemunhos em vídeo de escritores, desportistas, cientistas, artistas e demais individualidades, procurando dar expressão à dimensão pluricêntrica da Língua Portuguesa, com destaque para José Ramos-Horta, Carminho, Manuel Alegre, Adriana Calcanhoto, Maria Manuel Mota, Mia Couto, Germano Almeida, Flora Gomes, Milton Hatoum, Fernando Pimenta e Cardeal José Tolentino Mendonça. 

Para encerrar o evento será transmitido um concerto com Aline Frazão (Angola), Ivan Lins (Brasil), Teófilo Chantre (Cabo Verde), Manecas Costa (Guiné-Bissau), StewartSukuma (Moçambique), João Gil (Portugal), Tonecas Prazeres (São Tomé e Príncipe) e Zé Camarada (Timor-Leste) que permanecerá disponível e de acesso público no YouTube (https://www.youtube.com/c/CamoesIP).

O dia 5 de Maio foi proclamado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) como Dia Mundial da Língua Portuguesa, uma decisão oficializada a 25 de Novembro de 2019, em alinhamento com a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) que, em 2009, consagrou esse dia como o da Língua e Cultura Portuguesas. Nessa ocasião, a UNESCO reconheceu “o importante papel que a Língua Portuguesa tem na preservação e disseminação da civilização e da cultura humanas” e sublinhou que esta é atualmente falada por mais de 265 milhões de pessoas.


POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários