CCBCidadeDigital | Repensar os meios de ensino à distância

DO TEXTO: Hoje, confrontados com a pressão para pôr em prática programas de ensino à distância em ritmo de emergência, a exposição reverbera no nosso pensamento.
CCB - Garagem Sul | Exposições de Arquitetura


CCB - Garagem Sul | Exposições de ArquiteturaRepensar os meios de ensino à distância através da exposiçãoA Universidade Está No Ar


Há sensivelmente um ano, teve lugar na Garagem Sul a exposição A Universidade Está No Ar, produzida pelo Canadian Centre for Architecture com curadoria de Joaquim Moreno. Uma exposição que explorava a emissão em formato telescola do curso de terceiro ciclo «A305: History of Architecture and Design, 1890-1939», um programa emitido pela primeira vez em 1975 pela Open University, no Reino Unido.

Hoje, confrontados com a pressão para pôr em prática programas de ensino à distância em ritmo de emergência, a exposição reverbera no nosso pensamento.

Na Garagem Sul apresentava-se um «exemplo privilegiado de mobilização dos novos meios de comunicação social para fins educativos», e mostravam-se as políticas públicas subjacentes à generalização do ensino a toda a sociedade e território, os métodos, instrumentos e estratégias adotadas para levar a cabo essas políticas, e o impacto que tiveram na emancipação do tecido social e na construção de novas aspirações sociais.

Agora que o ensino à distância regressou à ordem do dia, vale a pena revisitar a memória da exposição e do seu caso de estudo:

Este link dá acesso a excertos de uma conversa com André Tavares, António Guerreiro e Ana Naomi de Sousa em torno dos novos media e de como nos fazem repensar a educação, a comunicação e a produção cultural.

Nesta entrevista a Tim Benton (Open University), conduzida por Joaquim Moreno, curador da exposição, aborda-se o esforço colaborativo entre os departamentos académicos da Open University e a BBC para levar a cabo os programas do curso a um público alargado.

Stephen Bailey, uma voz crítica do curso «A305», é entrevistado por Joaquim Moreno e discutem como, hoje, revisitar este curso de arquitetura permite abordar muitas das preocupações do presente.

Neste vídeo, podemos ver a entrevista de Joaquim Moreno a Nick Levinson, antigo produtor da BBC, que foi responsável pela produção e pelas transmissões do curso «A305: History of Architecture and Design, 1890-1939».

Veja aqui os 24 episódios do curso «A305: History of Architecture and Design, 1890-1939», transmitidos pela BBC.

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários