5 curiosidades sobre o QR Code

DO TEXTO: O QR Code tem sido cada vez mais comum em muitas ações, pensando nisso, reunimos algumas curiosidades para você ficar ainda mais por dentro dessa tecnologia. Confira!

Muitas são as tecnologias presentes na vida das pessoas e, por serem tão comuns nas rotinas elas são amplamente utilizadas, mas poucos sabem exatamente sobre como elas funcionam de fato e suas especificações

É o caso do QR Code, certamente você já viu a imagem quadrada com esse código que leva o consumidor para alguma ação, certo? Você já abriu sua câmera e apontou para o código?

O QR Code tem sido cada vez mais comum em muitas ações, pensando nisso, reunimos algumas curiosidades para você ficar ainda mais por dentro dessa tecnologia. Confira!

1. O QR Code é uma espécie de código de barras

O QR Code, o “quick responder code” é um código de barras bidimensionais, dessa forma, suas informações ficam na vertical e horizontal enquanto os códigos de barra convencionais possuem apenas leitura na horizontal.

Por essa característica, o QR Code consegue armazenar centenas de vezes mais dados do que os códigos de barras tradicionais.

Em forma de imagem, a informação que está em um QR Code pode ser lida por qualquer dispositivo móvel que tenha acesso à internet e seu código gerado pode levar usuários a sites, páginas, promoções, aplicativos e até mesmo realizações de pagamento, sejam em compras online ou presencial.

O QR Code é uma ferramenta importante para integrar empresas aos usuários e conectar diversos dispositivos e o ambiente online e offine, afinal, o QR Code pode ser lido em lojas físicas, estar impresso em papéis ou disponíveis em telas de televisão e computadores.

2. O QR Code surgiu no Japão

O QR Code surgiu em 1994 e foi criado pela empresa japonesa Denso-Wave, que é membro do grupo Toyota. Ao sentir a necessidade de criar códigos para facilitar a leitura e catalogação de componentes para automóveis de forma ágil e rápida surge o QR Code.

Além de se tornarem populares pela velocidade de leitura, os códigos ajudaram os negócios pois são capazes de armazenar mais informações em um menor espaço.

Após algum tempo, outras empresas começaram a explorar formas de utilização da tecnologia e seu uso comercial se espalhou por diversos setores. O QR Code é marca registrada da Denso-Wave, mas são de uso livre.

3. O QR Code carrega muitas propriedades

O QR Code parece uma simples imagem, mas ele carrega muitas propriedades e capacidade de armazenar dados, caracteres alfabéticos, números, símbolos, entre outros.

Enquanto um tradicional código de barra registra no máximo 20 dígitos, o QR Code permite até 7.089 caracteres e podem ser digitalizados a partir de diferentes ângulos de 360 graus.

Além disso, a leitura do QR Code é capaz de ser feita mesmo que ele esteja um pouco apagado, cortado em alguma parte ou parcialmente danificado. Isso se dá graças à sua capacidade de correção de erros que se dão em quatro níveis: baixo (7%), médio (15%), de qualidade (25%) e alto (30%). Quanto mais alto o nível, maior a tecnologia que permite criação de códigos artísticos, como logotipos ou desenhos.

4. Qualquer pessoa pode gerar um QR Code

O uso do QR Code é livre, sendo assim, qualquer pessoa pode gerar um código desse tipo que leve para alguma ação. A criação da imagem codificada é fácil, basta acessar sites específicos de criação, digitar o texto, link, número telefônico, boleto de pagamento ou qualquer ação desejada e criar a imagem.

Os QR Codes também podem ser criados em softwares de imagens e de design e são de fácil uso e compartilhamento para os usuários.

5. O QR Code faz parte de muitas estratégias

O QR Code está presente em muitos setores e são eficazes na promoção interativa de diversas marcas e ações. Por serem simples de serem descodificados, basta ter um smartphone para sua leitura, eles são amplamente utilizados em estratégias de vendas e marketing.

É muito comum encontrar a imagem com o código em muitas aplicações, como:

  .Campanhas publicitárias;
  .Perfis de empresas em redes sociais;
  .Flyers e cupons de descontos;
  .Cardápios;
  .Cartões de visita;
  .Transações bancárias e formas de pagamentos;
  .Aplicativos;
  .Validação de pedidos;
  .Compra de ingressos, entre muitos outros.

A utilização do QR Code é cada vez mais comum para muitas empresas, pessoas e estratégias. Você já utilizou esse tipo de código ou já criou algum dele? Aproveite que agora você sabe mais sobre a tecnologia e coloque em suas estratégias!

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários