No aniversário da cidade de Fortaleza, prepare um cardápio com sabores típicos da região

DO TEXTO: Em 13 de abril é celebrado o aniversário da capital do Ceará, que teve origem em um forte, dando jus ao nome Fortaleza
Ninhos ao Molho de Carne Seca com VinhoMarca Fortaleza-Divulgação

As receitas são práticas e nutritivas, usando ingredientes fáceis de serem encontrados na geladeira ou na despensa


Uma cidade tão encantadora e referência quando se fala das belezas do Nordeste, com certeza merece uma data especial só para ela. Em 13 de abril é celebrado o aniversário da capital do Ceará, que teve origem em um forte, dando jus ao nome Fortaleza. Além de ser uma das cidades mais populosas do Brasil, a região é fortemente procurada por turistas em busca de belas praias e paisagens, calor e uma energia que só o Nordeste oferece.

Que tal aproveitar a data em casa para preparar um cardápio sugerido por uma marca que tem nome e origem local, usando ingredientes facilmente encontrados na despensa e que são típicos da região? A Fortaleza, marca de massas, biscoitos e torradas da M. Dias Branco, ensina como preparar o delicioso Ninho ao Molho de Carne Seca com Vinho.

A carne seca é típica de Fortaleza e uma ótima fonte de proteínas, com alto valor nutritivo. Já a Torta de banana conta com as saborosas rosquinhas de coco que, junto com as bananas, resultam em frescor e sabor inconfundível.

Confira abaixo o modo de preparo das duas receitas:

Ninhos ao Molho de Carne Seca com Vinho

Ingredientes:
1 embalagem de Ninho Fortaleza
4 colheres (sopa) de Margarina Puro Sabor
2 dentes de alho, picados
2 colheres (sopa) de farinha de trigo Finna
1/2 xícara (chá) de vinho branco
1/2 kg de carne seca
queijo parmesão ralado à gosto
1 cebola, picada
6 tomates sem pele e sem sementes, picados
1 litro de leite
sal, pimenta dedo de moça, pimenta-do-reino, noz moscada e salsinha picada à gosto

Modo de preparo:
1.Comece colocando ½ kg de carne seca de molho por uma noite para tirar o sal. Troque a água de vez em quando.
  2.Cozinhe em panela de pressão com água suficiente para cobri-la, por 1 hora. Retire a carne da panela e desfie.
  3.Em uma panela média, aqueça 2 colheres (sopa) de margarina Puro Sabor, refogue a cebola e os dentes de alho. Junte a carne seca desfiada e deixe refogar.
  4.Acrescente 6 tomates, 1 xícara (chá) de água, abaixe o fogo e deixe cozinhar por cerca de 10 minutos. Acerte o sal, tempere com a pimenta dedo de moça, a salsinha, mexa delicadamente e reserve.
  5.Prepare o molho ao vinho. Em uma panela média, aqueça 2 colheres (sopa) de margarina Puro Sabor e doure a farinha de trigo Finna. Junte 1 litro de leite aos poucos, mexendo sempre para não empelotar. Acrescente o vinho branco, acerte o sal, tempere com a pimenta-do-reino e a noz moscada, retire do fogo e reserve.
  6.Em uma panela grande ferva 5 litros de água com sal e cozinhe a massa. Para isso, coloque os ninhos Fortaleza, mexendo delicadamente para mantê-los inteiros. Deixe cozinhar a metade do tempo indicado na embalagem. Escorra a massa e acomode os ninhos em um refratário grande, espalhe por cima o molho ao vinho e com a ajuda de uma colher recheie com o refogado de carne seca.
  7.Polvilhe queijo parmesão, cubra com papel-alumínio e leve ao forno médio (180ºC) por 10 minutos. Retire o papel-alumínio, retorne ao forno para gratinar e sirva a seguir. 
Rendimento: 6 porções
Tempo de preparo: 1h20minutos
Torta de Banana
Torta de banana Marca Fortaleza-Divulgação
Ingredientes:
200 g de Biscoito Rosquinha de coco Fortaleza
3 gemas
2 colheres de sopa de água
100 g de manteiga derretida
100 g de amido de milho
3 claras
1 lata de leite condensado
6 bananas-pratas pequenas
3 colheres de sopa de açúcar
300 ml de leite
¼ xícara de açúcar

Modo de preparo:
  1.Triture as rosquinhas de coco Fortaleza e misture-as com a manteiga derretida, de modo a formar uma farofinha úmida. Reserve.
  2.Para as bananas caramelizadas, leve ao fogo baixo o açúcar e a água, sem mexer, até que a mistura fique dourada. Junte as bananas fatiadas em rodelas e cozinhe todas até que estejam macias.
  3.Aqui, você pode acrescentar mais sabor juntando 1 colher de chá de canela em pó (opcional). Reserve.
  4.Prepare o creme, juntando todos os ingredientes em uma panelinha. Misture tudo muito bem e leve essa mistura ao fogo para engrossar. Reserve.
  5.Para o suspiro, bata as claras em neve, acrescentando o açúcar aos poucos.
  6.Agora é só montar, começando pela farofinha de biscoitos. Depois coloque uma camada de creme e uma camada de bananas carameladas. Cubra tudo com uma camada de suspiro e leve ao forno alto por 5 minutos ou até dourar.
Rendimento: 8 porções
Tempo de preparo: 50 minutos

Siga a Marca Fortaleza nas redes sociais para aprender dicas deliciosas e práticas.
SAC – Serviço de Atendimento ao Consumidor Marca Fortaleza: 0800 702 5509

Sobre a Fortaleza
Com mais de 65 anos de tradição, a Marca Fortaleza foi a primeira a ser lançada pela M. Dias Branco S.A. Indústria e Comércio de Alimentos. Hoje já são mais de 60 produtos oferecidos aos consumidores, entre massas, biscoitos e torradas, fabricados em uma das maiores plantas industriais do País. Os alimentos Fortaleza são distribuídos nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, deixando as refeições muito mais saborosas, desde a hora do café da manhã até o jantar. Há vários anos, a Marca Fortaleza é destaque no prêmio Grandes Marcas, do jornal Diário do Nordeste.

Sobre M. Dias Branco S. A. Indústria e Comércio de Alimentos
Contando com mais de sessenta e cinco anos de existência, a M. Dias Branco S.A. Indústria e Comércio de Alimentos é uma empresa do setor de alimentos com ações negociadas no segmento do Novo Mercado na B3. A Companhia produz e comercializa biscoitos, massas, farinha e farelo de trigo, margarinas e gorduras vegetais, snacks, bolos, mistura para bolos, cobertos de chocolates e torradas. Sediada em Eusébio (CE), a empresa é líder de mercado em biscoitos e massas no Brasil, é a sexta maior empresa de massas e a sétima de biscoitos no ranking global por faturamento. Suas operações geram mais de 17 mil empregos diretos em diferentes regiões, refletindo o seu compromisso com fatores importantes para o desenvolvimento econômico e social do país.
Sua história começou ainda na década de 40 quando o comerciante e imigrante português, Manuel Dias Branco inaugurou a Padaria Imperial, em Fortaleza (CE). Atualmente, a M. Dias Branco possui um moderno parque industrial com equipamentos de última geração, seguindo os mais rigorosos padrões de qualidade, operando com um modelo de integração vertical que permite a produção de suas mais importantes matérias-primas, a farinha de trigo e a gordura vegetal, utilizadas no processo de produção. Suas marcas são sinônimo de tradição e qualidade, estabelecendo um vínculo de confiança e respeito com o consumidor. A estrutura operacional da M. Dias Branco S.A. Indústria e Comércio de Alimentos, com sede no Estado do Ceará, conta com 15 unidades industriais e mais de 35 filiais comerciais distribuídas em diferentes Estados do País, garantindo uma cobertura nacional que possibilita a presença de suas marcas em todo o território nacional, assim como em mais de 30 países em todos os continentes.

POSTS RELACIONADOS:
3 Comentários

Comentários

  1. Nobre colega Alba, as belezas naturais da cidade estamos todos agora privados de usufruir. Os sabores da mesa só através do sistema de delivery, ainda bem, mas só em alguns estabelecimentos. Agora trazer uma sugestão desta é como diz o Michel Teló “assim você me mata”. Quem tiver oportunidade de saborear esse prato (com vinho português) acompanhado desta sobremesa não esquecerá jamais. Fiquei com a boca cheia dágua. Aproveitem a dica.
    Parabéns Fortaleza pelos 294 anos.

    ResponderEliminar
  2. ehehehe Menina Albinha, o nosso amigo Marley disse: "(com vinho português)". Como sabemos, ele foi de férias à Terrinha e pelos vistos veio de lá com o pensamento na boa pomada. O gajo tem bons gostos! 😀

    ResponderEliminar
  3. Caros Amigos Marley e Armindo, depois de ler os comentários, como já tenho o "vinho português", com certeza farei esses dois pratos.
    Abraços!

    ResponderEliminar