ENSINAR E CANTAR: durante o isolamento social, cantora faz, de casa, o que mais gosta

DO TEXTO: Professora de música e cantora, Mona Vilardo se divide entre aulas e shows ao vivo pela internet para criar conteúdos de aprendizado e entretenimento
Professora de música tem feito lives temáticas que já cativaram um grande público no Instagram,
Fotocomposição A. Guimarães

Professora de música e cantora, Mona Vilardo se divide entre aulas e shows ao vivo pela internet para criar conteúdos de aprendizado e entretenimento

A live transmitida direto da varanda onde Mona monta o palco improvisado vai ser em homenagem ao rei Roberto Carlos. A “Varanda do Rei: As canções que você fez para mim”, será às 19h do dia 19/04


O artista vai aonde o povo está. O professor, aonde os alunos estão. E, se, nestes tempos, estão todos em casa, a solução é encurtar a distância pelas ferramentas tecnológicas. O público, cada vez mais, aproveita as transmissões ao vivo de música pelas redes sociais, e os alunos aprendem com aulas online. Até que tudo se une.

Quem também faz dever de casa para dar forma a isso tudo é a cantora Mona Vilardo. Ela é professora de música e tem feito lives temáticas que já cativaram um grande público no Instagram, com mais seguidores a cada edição. Sem contar os shows ao vivo da varanda de casa, no seu apartamento no bairro do Vital Brazil, em Niterói. Cada apresentação é sempre baseada em um assunto, e o repertório traz sempre, além de diversão, uma carga de informação. Traços da veia didática de Mona.

“Acho importante contar a história por meio da música. É um jeito bacana de passear por épocas diferentes, estilos. O público já entende isso, até quando pedem músicas as pessoas sabem que tem que estar no tema da live. É uma troca boa”, diz a cantora.

Para as aulas de música no colégio em que dá aula, Mona constantemente tem que achar alternativas para manter os alunos focados. Ela considera que o ensino perde um pouco com a falta da presença dos estudantes, mas há outras formas de tornar o aprendizado interessante. Mona trabalha com a memória dos alunos que a acompanham há bastante tempo, resgata histórias, cria interações e até uma rádio para eles.

“Pela internet há um atraso no som que dificulta um pouco a interação imediata que a música exige. E as aulas são sempre muito práticas. Mas eu trouxe instrumentos para casa, então ainda posso explicar parâmetros do som, que são as diferenças de timbre, altura intensidade. Tem sido bem proveitoso.”, explica a professora.

Música brasileira e conversa sobre livro

Nesta semana, Mona Vilardo vai cantar em homenagem ao nosso país. Na live de terça-feira, dia 14/04, às 19h, o tema será “Músicas que são a cara do Brasil”. A inspiração vem em lembrança da data da primeira execução do hino nacional brasileiro, que foi no dia 13 de abril de 1831. Já na quinta-feira (16/04), também às 19h, Mona volta a apresentar um repertório de Axé. Será a segunda edição da live com músicas do estilo. Todas as apresentações fazem parte do projeto "Quem canta o vírus espanta", e poderão ser vistas ao vivo no Instagram da cantora, @monavilardo.

No domingo (19/04), a live transmitida direto da varanda onde Mona monta o palco improvisado vai ser em homenagem ao rei Roberto Carlos. A “Varanda do Rei: As canções que você fez para mim”, será às 19h, também pelo perfil @monavilardo.

Mona vai participar de um bate-papo sobre música e literatura no sábado (18/04). Será no perfil @clubedolivrogirafa. Ela vai falar do seu trabalho como escritora e das experiências que resultaram no livro “Dalva, minha vó e eu”. A obra fará parte da caixa de leitura do Clube do Livro Girafa no mês de maio.

SERVIÇO:
Mona Vilardo transmite as lives via Instagram, sempre às 19h horas de terças, quintas e domingos, quando faz da varanda de casa.

Para acompanhar, basta seguir o perfil oficial @monavilardo

No Youtube, o canal Mona Vilardo pode ser acessado pelo link https://www.youtube.com/channel/UCA_4pbhxNZyiB7v23YrCJ_g.

AGENDA DA SEMANA - “Quem canta o vírus espanta”
14/04 (terça-feira) - Músicas que são a cara do Brasil
16/04 (quinta-feira) – Axé – edição II
18/04 (sábado) – Música e Literatura (@clubedolivrogirafa)
19/04 (Domingo) – Varanda do Rei: As canções que você fez para mim

POSTS RELACIONADOS:
2 Comentários

Comentários