LightBlog
>

ROBERTOLOGIA EM DESTAQUE

4/20/2020

Centro de Portugal para os aficionados por História

Portugal possui 25 classificações de Patrimônio da Humanidade e cinco delas estão no Centro de Portugal.


Destino possui construções imponentes e paisagens únicas que ganharam relevância histórica e se tornaram Patrimônios da UNESCO

A região do Centro de Portugal, território situado entre Lisboa e Porto, é repleta de construções impressionantes de tempos antigos. Muitos desses monumentos são considerados Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO. Sua beleza, imponência e arquitetura fascinam os visitantes. São locais incríveis com histórias que valem a pena conhecer.

Portugal possui 25 classificações de Patrimônio da Humanidade e cinco delas estão no Centro de Portugal. Suas características e elementos únicos guardam acontecimentos históricos que ajudaram a formar o território e a cultura da região.

Confira quais são:

Mosteiro da Batalha (Batalha)
O Mosteiro de Santa Maria da Vitória, também designado Mosteiro da Batalha, é uma das mais belas obras da arquitetura portuguesa e europeia. Este conjunto arquitetônico é resultado de uma promessa feita pelo Rei Dom João I em agradecimento pela vitória de uma batalha em 1385, que lhe assegurou o trono e a independência de Portugal.

As obras duraram mais de 150 anos e foram várias fases de construção. O monumento está inscrito na lista de Patrimônios da Humanidade da UNESCO desde 1983.

Mosteiro de Alcobaça (Alcobaça)
A abadia de Santa Maria de Alcobaça foi fundada no ano de 1153 pelo Rei Afonso I. O imponente mosteiro é um dos mais impressionantes e belos testemunhos da arquitetura de Cister em toda a Europa. Ao centro de cada braço do transepto podemos ver duas obras-primas da arte estatuária medieval, os túmulos de D. Pedro I (1357-67) e D. Inês, colocados frente a frente para que possam se reencontrar de novo no Dia da Ressurreição.

Apesar de seus quase 900 anos, o conjunto conserva intacta suas dependências medievais e a sua igreja é a maior em estilo gótico primitivo construído em Portugal na Idade Média. O Mosteiro de Alcobaça foi declarado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO em 1989.

Convento de Cristo (Tomar)
O Castelo Templário e Convento dos Cavaleiros de Cristo de Tomar foi construído sobre um lugar de culto romano em 1160. O espaço fortificado era na época um exemplar de eficácia de arquitetura militar, sua muralha era protegida por uma torre de vigilância e a Charola - um dos raros e emblemáticos templos circulares da Europa medieval. Em 1983, o monumento foi listado como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.

Universidade de Coimbra (Coimbra)
A mais antiga universidade portuguesa, e uma das mais antigas da Europa, foi criada em 1290. A Universidade de Coimbra possui um notável conjunto histórico-cultural que inclui diversos colégios do século 16, o Real Palácio da Alcáçova, a Biblioteca Joanina, o Jardim Botânico e a Imprensa Universitária.

São mais de sete séculos de desenvolvimento e história, que se tornaram referência para outras instituições de ensino superior no mundo da língua portuguesa. Desde de 2013, a Universidade é classificada como Patrimônio Mundial da UNESCO.

Vale do Côa (Foz do Côa)
A história do Vale do Côa tem mais de 25 mil anos e sua galeria apresenta mais de mil rochas com manifestações rupestres, com representações de animais e caçadores. A região guarda pinturas e gravuras do Neolítico e Calcolítico, da Idade do Ferro e, depois, ao longo dos séculos 17, 18, 19 e 20.

O sítio está inscrito na lista de Patrimônio da Humanidade da UNESCO desde 1998, juntamente com a zona arqueológica de Siega Verde, na Espanha, e suas 645 gravuras, que representam animais, figuras geométricas e esquemáticas. Os sítios do Vale do Côa e de Siega Verde formam o conjunto mais importante de arte rupestre do Paleolítico ao ar livre da Península Ibérica.

Sobre o Centro de Portugal
A mais charmosa região portuguesa é cheia de destinos populares: Aveiro, Coimbra, Viseu, Nazaré, Óbidos, Tomar, Fátima e tantos outros. Suas belezas se estendem por todo o território - ocupado por 2,3 milhões de habitantes que têm o dom de bem receber. O Centro de Portugal possui inúmeros patrimônios da UNESCO, um litoral que é um paraíso do surfe, aldeias históricas, gastronomia riquíssima, vinhos inesquecíveis, natureza exuberante e muita cultura, que se somam a incontáveis motivos para uma visita. A principal cidade, Coimbra, está a apenas 200 quilômetros de Lisboa e a 135 quilômetros do Porto. Acesse www.centerofportugal.com.

2 comentários:

  1. Nobre colega Alba, quando da minha visita a Portugal tive oportunidade de conhecer as construções acima citadas, com exceção do Mosteiro de Alcobaça (Alcobaça) e o Vale do Côa (Foz do Côa). Realmente são prédios encantadores e de incontáveis Histórias.

    Um forte abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amigo Marley, imagino como deve ter sido maravilhosa a tua viagem, conhecer Portugal é um dos meus sonhos, principalmente a cidade do Porto, para navegar no meu doce rio Douro.
      Abraços!

      Eliminar

ESTIMADO LEITOR: esteja à vontade para partilhar e comentar este post em qualquer rede social, mas não esqueça de comentar aqui no próprio post. O autor agradece,

Topo