Renomado pesquisador do Sudário lança romance inédito sobre a relíquia no MAS

DO TEXTO: Fruto de um trabalho intenso de pesquisas que durou anos, a obra faz perceber a importância de se entenderem as partes para a compreensão do todo e como aquelas se revelam maior do que este.

Um dos maiores especialistas do Sudário no Brasil, Prof. Dr. Jack Brandão, lança livro a respeito dos mistérios que se escondem na relíquia

Considerada uma das mais importantes e intrigantes relíquias do Cristianismo, o Santo Sudário, pano de linho que se acredita ser o lençol mortuário que teria envolvido o corpo de Cristo após a sua crucificação, continua, até hoje, atraindo a curiosidade de diversos pesquisadores por todo o mundo – alguns contestando sua veracidade, enquanto outros confirmando sua autenticidade.

Em meio a tudo isso, o Prof. Dr. Jack Brandão, estudioso do tema há mais de 30 anos e considerado um dos maiores especialistas do Santo Sudário no Brasil, tornando-se conhecido nacional e internacionalmente ao apresentar uma pesquisa inédita que nos mostra como o estudo da relíquia vai muito além de questões envolvendo a fé e a ciência. Brandão também recorre à História da Arte para comprovar sua tese de que o Sudário não seria uma mera pintura medieval como é apregoado por alguns.

Essa e outras questões serão abordadas de modo aprofundado no novo romance que será lançado pelo pesquisador no dia 28 de março de 2020, a partir das 14 horas, no Museu de Arte Sacra de São Paulo (MAS). Intitulado A saga desconhecida do Santo Sudário de Cristo e de sua Igreja, publicado pela Editora Lumen et Virtus, a obra é um convite para uma viagem histórica, filosófica, teológica e imagética em torno do pano de linho.

Dessa maneira, o livro não se resume apenas a contar a trajetória da relíquia – desde a origem do tecido, iniciando-se com a plantação do linho no Egito até a sua chegada a Jerusalém, os meios empregados para salvá-lo e protegê-lo de seus possíveis inimigos, até sua elevação a objeto científico, a partir da fotografia de Pio Secondo, em 1898 –, mas também a abordar todo o contexto que a acompanhou, como a história da Igreja e dos Impérios pelos quais passou, em mais de dois mil anos de cristianismo.

Fruto de um trabalho intenso de pesquisas que durou anos, a obra faz perceber a importância de se entenderem as partes para a compreensão do todo e como aquelas se revelam maior do que este. Para isso, o autor amplia o olhar sobre o objeto de estudo ao apresentar uma cronologia que envolve um dos maiores mistérios da humanidade. Temos, portanto, uma obra que ousa levar o leitor a questionamentos e a reflexões sobre até que ponto ele, realmente, conhece a história de Jesus e da Igreja.

No dia do lançamento, o professor ministrará uma palestra gratuita sobre o tema e em breve o livro também será lançado em outros locais do Brasil e fora do país.

Sobre o Prof. Dr. Jack Brandão:
Doutor em Literatura pela Universidade de São Paulo (USP). Diretor do Centro de Estudos Imagéticos CONDES-FOTÓS IMAGO LAB, editor da Lumen et Virtus, Revista interdisciplinar de Cultura e Imagem, pesquisador sobre a questão imagética em diversos níveis, como nas artes pictográficas, escultóricas e fotográficas.   
Mais informações: www.editoralumenetvirtus.com.br

SERVIÇO: 
Palestra e lançamento do livro  A saga desconhecida do Santo Sudário de Cristo e de sua Igreja
Data: 28 de março
Horário: a partir das 14h
Local: Museu de Arte Sacra de São Paulo: Av. Tiradentes, 676, Luz, São Paulo – SP

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários