Exposição Individual Pintura “SINTESES - Um artista, múltiplas Linguagens” de Álvaro Macieira | CCP Luanda 19/03

DO TEXTO: Álvaro Macieira irá apresentar obras em acrílico sobre tela...
“SÍNTESES - Um artista, múltiplas linguagens” de Álvaro Macieira - CCP Luanda 19/03

No dia 19 de Março  (5ª feira), pelas 18H30 no CAMÕES/CENTRO CULTURAL PORTUGUÊS (Av. de Portugal nº 50) será inaugurada a exposição individual de Pintura “SINTESES - Um artista, múltiplas linguagens” do artista plástico Álvaro Macieira, que ficará patente ao público até dia 23 de Abril  de 2020.   

SOBRE A EXPOSIÇÃO 

Na exposição “SÍNTESES - Um artista, múltiplas linguagens” o artista Álvaro Macieira irá apresentar obras em acrílico sobre tela e, igualmente, mostrar as mais variadas técnicas que foi desenvolvendo ao longo das últimas duas décadas.

Embora normalmente exponha obras de grande dimensão (2 a 5 m), nesta exposição irá apresentar quadros de dimensões mais pequenas ao ter como paradigma central a sintetização das linguagens usadas ao longo da sua extensa e destacada carreira. 

SOBRE O AUTOR  

ÁLVARO MACIEIRA é jornalista, escritor, artista plástico e consultor cultural. Nasceu a 13 de Maio de 1958, na vila de Sanza-Pombo, na Província do Uíge.
Como jornalista, foi Editor de Cultura na Angop – Agência Angola Press, onde começou em 1983, no Jornal de Angola e no semanário “Correia do Semana”. Colaborou para a Rádio Nacional de Angola, Televisão Pública de Angola e Tribuna Cultural da BBC – Londres, em Língua Portuguesa, a partir de Luanda.
Durante mais de 20 anos, dedicou-se à investigação dos vários aspectos da vida cultural angolana, percorrendo o país e tomando contacto com a realidade nacional, consolidando os conhecimentos que lhe vêm da sua vivência rural e do privilégio de ter viajado desde muito jovem pelas inúmeras regiões de Angola.
O paradigma da sua inspiração pictórica é a poesia, a filosofia dos provérbios, os contos, as histórias que ouviu na sua infância rural, o contacto com as artes e as tradições africanas, as viagens, os museus que tem visitado pelo mundo e os lugares e sítios de memória.
Com o pintor alemão Horst Poppe e o angolano Augusto Ferreira fundou em 2002, o conhecido grupo Conexão Cultural (www.conexao-cultural.com). Em 8 anos de intercâmbio e diálogo artístico ora na Alemanha, ora em Luanda, Álvaro Macieira e o seu colega alemão fizeram várias exposições e pintura juntos 108 obras conjuntas de pequenas e grandes dimensões. Três das suas obras estiveram expostas no Nord Art 2009, tida como a maior exposição colectiva de artes plásticas do ano realizada em Randsburg, norte da Alemanha.

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários