ROBERTOLOGIA EM DESTAQUE

3/10/2020

6 dicas de empreendedorismo de Luiza Trajano

Dicas de empreendedorismo de Luiza Trajano

Certamente você já ouviu falar de Luiza Helena Trajano, uma das mulheres e empreendedoras mais poderosas e inspiradoras do país. E, se esse nome não lhe é familiar, sua rede Magazine Luiza com certeza é.

Luiza Trajano está há muitos anos à frente da rede de varejo Magazine Luiza, já passou por diversas áreas na empresa até chegar ao topo do comando, já ganhou diversos prêmios e reconhecimentos e foi pioneira em vendas pela internet no Brasil.

Para sair de uma rede de loja do interior do estado de São Paulo para uma das maiores e conceituadas do mercado, Luiza Trajano trabalhou muito, empreendeu forte e esteve muitas vezes à frente em seu mercado.

Com tanto sucesso em sua trajetória, reunimos algumas dicas de empreendedorismo de Luiza Trajano para você se inspirar. Confira!

1. Comece e não tenha medo de errar
Para empreender é preciso dar o primeiro passo e sair da zona de conforto. É natural que as pessoas sintam medo de errar, mas é preciso reunir coragem de assumir os desconfortos e dar o primeiro passo.
Para Luiza Trajano, um bom empreendedor é aquele que não desanima com os erros que eventualmente acontecerão. São eles que dão ensinamentos e novos rumos para os negócios.
Além de saber errar é preciso se desenvolver e pensar na causa e motivação de tudo o que for fazer. Envolva boas pessoas, tenha uma equipe coerente e desenvolva sua capacidade de aprender sempre.

2. Questione e inove sempre
Luiza Trajano gosta de fazer perguntas e questiona sobre todas as áreas e posições. Segundo ela, perguntar faz com que se acumule conhecimento, portanto, é fundamental questionar dentro dos negócios.
Mais do que isso, para estar sempre em alta no mercado é preciso inovar e estar atento às novidades que surgem, seja no mundo on ou offline. São essas inovações que fazem com que sua rede se diferencie dos concorrentes.
É preciso que o empreendedor pense fora da caixa. Foi a Magazine Luiza que iniciou uma loja eletrônica, quando as pessoas ainda nem enxergavam potencial na internet, foi ela também a primeira rede a fazer grandes promoções e abrir suas portas às 5h da manhã em alguns períodos.

3. Preste atenção no dinheiro
As finanças de uma empresa são um ponto de atenção para os empreendedores e é preciso diferenciar fluxo de caixa com lucro. Para a sobrevivência de um negócio é necessário muita organização e cautela com o que entra e sai da organização.
É preciso separar dinheiro pessoal e empresarial e ter cuidado para não gastar com carro, viagem e despesas. Para isso, é importante contar com bons profissionais e parceiros de bancos e cartões, tendo cartões empresariais e pessoais, como o Itaucard Click.

4. Valorize as pessoas do seu time
Um dos segredos do sucesso de Luiza Trajano e sua rede de lojas é o lema “pessoas em primeiro lugar”. Na varejista isso é muito levado a sério, com grandes e abertos canais de comunicação e entendimento de necessidades de todos os funcionários.
A empresa não pode apenas pagar pelos serviços dos funcionários, é preciso valorizar as pessoas e seu desempenho para o crescimento junto com o negócio.
Para que uma organização dê certo é preciso enxergar os colaboradores como empreendedores, alinhando seus objetivos pessoais aos de carreira, dando autonomia e criando ambientes saudáveis de desenvolvimento e resultados.
Além disso, é importante acertar nas contratações, pensando em além do currículo, mas também em comportamento e valores que tenham a ver com o propósito da organização.

5. Invista na publicidade
De nada adianta gastar muito dinheiro com lojas e estoque e não destinar parte do orçamento para divulgar a marca. Para Luiza Trajano, a publicidade é essencial para fazer a empresa acontecer e é a ela que ela atribui boa parte da projeção nacional da sua marca.
A publicidade está com o Magazine Luiza desde o início, lá no interior de São Paulo - em Franca -, afinal, esse nome foi definido através de um concurso de rádio na cidade natal da empresa, que inicialmente chamava A Cristaleira.

6. Pense muito no cliente
O atendimento ao cliente de excelência é o que diferencia as empresas. Para Luiza Trajano, é essencial que os empreendedores estejam por dentro de diversos problemas que acontecem dentro do negócio, não apenas aqueles insustentáveis, por isso, ela valoriza a comunicação também com quem está fora da empresa.
Mesmo com tantas lojas, Luiza Trajano é conhecida por estar próxima de suas lojas, conversar com vendedores e clientes, responder e-mails e estar por dentro de tudo que acontece. Proximidade com o consumidor é tudo, afinal o sucesso do cliente é o termômetro das operações.
Muitas são as áreas e necessidades que os empreendedores precisam pensar e atuar para impulsionar seu negócio e fazer com que o crescimento e sucesso venha com mais rapidez.
Aproveite as dicas da grande empreendedora Luiza Trajano, comece a colocar em prática e bons negócios!

Sem comentários:

Enviar um comentário

ESTIMADO LEITOR: esteja à vontade para partilhar e comentar este post em qualquer rede social, mas não esqueça de comentar aqui no próprio post. O autor agradece,

Topo