ROCÍO MÁRQUEZ apresenta 'Visto en El Jueves' | CCB Lisboa 11/01

DO TEXTO: Rocío Márquez vem a Lisboa e ao Porto para apresentar o seu mais recente trabalho, o aclamado 'Visto en El Jueves'
ROCÍO MÁRQUEZ uma das mais prestigiadas vozes do flamenco contemporâneo, estreia-se esta semana em Lisboa

ROCÍO MÁRQUEZUma das mais prestigiadas vozes do flamenco contemporâneo, estreia-se esta semana em Lisboa e no Porto para apresentar 'Visto en El Jueves', um dos melhores álbuns de flamenco de 2019.

CCB: 11 janeiro ▪ sábado ▪ 21h00 ▪ Pequeno Auditório
Casa da Música: 12 janeiro ▪ domingo ▪ 21h30 ▪ Sala 2

Rocío Márquez vem a Lisboa e ao Porto  para apresentar o seu mais recente trabalho, o aclamado 'Visto en El Jueves', acompanhada pelo guitarrista Juan Antonio Suárez 'Canito' e pelo percussionista Agustín Diassera. Editado em 2019, foi destaque nas listas de final do ano da imprensa especializada e reconhecido como um dos melhores álbuns flamenco do ano.

Rocío Márquez é dona de uma voz e de um virtuosismo raros. A sedução do flamenco em pessoa. Tornou-se uma das cantoras da sua geração com maior projeção, vivendo na confluência do flamenco com outras linguagens.  Com uma carreira construída passo a passo e uma educação sólida, Márquez foi galardoada em 2008 com o prestigiado prémio do Flamenco, ‘Lámpara Minera’ tendo ainda recebido outras distinções como o ‘Coups de Coeur de l’Académie de Charles Cros’ (França 2013).

A sua personalidade e enorme curiosidade são evidentes na sua discografia, que mostra transversalmente tão grande amor pela tradição flamenco como uma necessidade de ampliar os limites da mesma tradição, explorando e experimentando com melodias, instrumentação, arranjos e as letras. Assim, a partir da estreia em ‘Aquí y Ahora’ (2009), os seus álbuns são a crónica de uma descolagem - ‘Claridad’ (2012), ‘El Niño’ (2014), ‘Firmamento’ (2017), ‘Visto en el Jueves’ (2019) e a colaboração com Fahmi Alqhai, ‘Diálogos de viejos y nuevos sones’ (2018) - mostram-nos uma artista numa busca contínua de si mesma através da música. Em 2014, Márquez gravou para a Deutsche Gramophone ‘Falla: La Vida Breve’ (2014) com a Orquestra Nacional Espanhola dirigida pelo Maestro Josep Pons.

A sua inquietude criativa levou-a a dividir o palco com Jorge Drexler, com quem estreou 'Aquiles Puentes Subtilles' em 2018, Rosa Torres Pardo, Arcángel, Carmen Linares ou José Manuel Zapata, da mesma forma que gravou com The New Raemon, Christina Rosenvinge, Kiko Veneno, Albert Plá, Dani de Morón, Diego Carrasco ou Raul Refree (que também já trabalhou com Sílvia Pérez Cruz, Rosalía e Luísa Sobral).

Em ‘Visto en El Jueves’, Rocío Márquez levanta uma reflexão crítica sobre o conceito de autoria através de um repertório no qual a diferença entre flamenco e não-flamenco, canto e música, está ‘desfocada’. Desta maneira, encontramos versões de canções de grandes artistas, bem como a recriação de palos de flamenco. Bambino, Rocío Jurado, Paco Ibáñez, Concha Piquer, El Cabrero, Turronero, Pepe Marchena, José Menese e Manuel Vallejo cruzam e misturam-se com serranas, abandolaos, fandangos, malagueñas, rondeñas, peteneras, bulerías, marianas, romances e rumbas.

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários