O YouTuber Umberto Mannarino lança o livro literário Das Cinzas de Onira

DO TEXTO: “É uma história inusitada e irreverente, cheia de ação, personagens excêntricos e situações improváveis. Os leitores podem esperar uma boa dose de aventura nonsense e bom humor”.

Criador de canal educativo no YouTube com 800 mil inscritos, Umberto lança primeiro livro fictício da carreira pela Editora Planeta

O brasiliense e YouTuber de educação Umberto Mannarino, de 23 anos, lança pela Editora Planeta o livro literário “Das Cinzas de Onira”. Trata-se da história de uma menina que perdeu os pais em um incêndio e se vê obrigada a reconstruir a vida na casa dos tios, onde encontra um portal secreto para Onira, um mundo repleto de mistérios. “É uma história inusitada e irreverente, cheia de ação, personagens excêntricos e situações improváveis. Os leitores podem esperar uma boa dose de aventura nonsense e bom humor”.

O autor ainda reflete sobre a complexidade da história: “Também existe uma segunda forma de entender o livro, que exige uma interpretação mais dedicada das entrelinhas. Os leitores vão passar um bom tempo decifrando os enigmas de Onira, e como eles se relacionam com o passado da protagonista. Alguns vão focar mais nas aventuras, enquanto outros não vão descansar até encontrar as relações mais profundas da história. O próprio nome Onira, por exemplo, é mais do que parece ser. E isso torna o livro atrativo para vários públicos, pois tanto a leitura casual quanto a dedicada, em todas as suas combinações, são válidas para se orgulhar de ter Das Cinzas de Onira na prateleira”.

Quem o conhecesse há pouco mais de 4 anos jamais imaginaria tal feito, pois Umberto era totalmente voltado à área de Exatas, até que um período morando no Japão mudou toda sua vida. “Até o momento em que fui estudar Química em Tóquio, aos 18 anos, eu era exclusivamente de Exatas. Nunca havia cogitado a possibilidade de criar um mundo fictício, muito menos gostar tanto do processo. 

No entanto, no Japão eu tive uma série de experiências novas e engrandecedoras, encontro com outras culturas, e comecei a me abrir ao mundo da Arte. Experimentei trabalhar com Fotografia por um tempo, mas foi na escrita que me encontrei de verdade. Para mim, a fantasia é um escape, um desafio às regras do mundo real. É um portal ao alcance das mãos para uma realidade onde tudo é possível. O único limite é a própria imaginação”.

O livro começou a ser escrito em meados de 2017, e no início de 2018 já estava pronto. “Mal sabia eu que ainda levaria 2 anos para conseguir publicar, mas sinto que tudo está acontecendo a seu tempo”. O processo criativo de Mannarino foi bem inusitado: durante muito tempo, ele anotava pensamentos aleatórios, e percebeu que eles podiam ter alguma conexão. “Eu costumo sempre tomar nota das ideias que me vêm à mente. E são muitas. A maioria vem em forma de "E se...", como por exemplo: "E se o sol estivesse preso no horizonte?", ou então "E se blocos de terra flutuassem no ar como ilhas no céu?". Depois de anotar tantas ideias isoladas, você começa a ver que as possíveis respostas dessas perguntas podem se entrelaçar. Os elementos isolados vão se juntando em um conceito maior. No caso, essas duas perguntas (e várias outras) se juntaram no mundo de Onira, onde o sol está preso no horizonte por um casulo, e fragmentos de terra estão suspensos no ar por um oceano de teias de aranha”.

Umberto afirma que a escrita do livro foi um processo independente do canal educacional do YouTube que possuí voltado a educação, com 800 mil seguidores, mas reforça que uma coisa acabou influenciando a outra. “Tenho certeza de que minha audiência do canal vai gostar da história. Onira se tornou tão parte de mim quanto o conteúdo de Matemática e ENEM, e compartilhar isso é dividir com todos um novo lado da minha vida. Publiquei alguns trechos da história no meu Instagram, e os feedbacks que recebi dos seguidores me deixaram bastante animado com o que está por vir”.

O processo foi tão prazeroso que já há uma segunda história a caminho. Umberto compartilhou uma breve sinopse do livro com o nome provisório de “O Carvalho de Vidro”: “É uma história mais sombria que Onira, então não sei quando (ou se) publicaria. Consiste em um pai violinista e seu filho luthier (fabricante de violinos), que vão morar sob o patrocínio de uma mulher extremamente rica e atraente. Ambos se apaixonam por ela, e o pai investe todas as energias para compor sua melhor sinfonia e impressioná-la a qualquer custo. Para competir à altura, o filho se compromete a superar as habilidades do pai e fabricar o melhor violino do mundo, usando a madeira de um misterioso carvalho, cujo material produz o som mais perfeito (e nefasto) da existência”

A pré-venda de “Das Cinzas de Onira” acontece em janeiro, e a data de lançamento oficial será divulgada em breve pela Editora Planeta. Todos os livros comprados na pré-venda terão desconto e serão autografados. “É a minha forma de agradecer o carinho de todos que têm me apoiado nesta jornada maravilhosa que mal começou. Que o mundo de Onira encante a todos da mesma forma que me encantou”, finaliza.

Dados do Livro
Livro: Das Cinzas de Onira - Autor: Umberto Mannarino
Editora: Planeta - Ano: 2019
256 páginas - Ficção Brasileira
ISBN: 978-85-422-1868-8

Sinopse: 
Olívia perdeu a memória em um incêndio que encobriu seu passado em um turbilhão de perguntas sem resposta. A imagem de seus pais, lembranças antigas... tudo foi apagado de sua mente. Agora, recuperando-se na casa dos tios, ela descobre uma passagem secreta para Onira, um mundo em que tudo parece ter misteriosa relação com sua vida antes do acidente.

Com a ajuda de um pelotão de criaturinhas uniformizadas, um peixe de monóculo e um enorme boneco de pano, Olívia decide explorar essa realidade para desvendar seus enigmas e encontrar o caminho de volta. Mas a jornada é perigosa: fantasmas, aranhas, aves de fogo... ela enfrentará desafios inimagináveis para decifrar esse novo mundo, na esperança de assim recuperar as memórias e compreender a verdade sobre o dia do incêndio.

E uma voz em sua mente não se cala: “Onira é real? Ou só fruto da imaginação?”

Qual a relação desse mundo com o passado de Olívia?

Mais Sobre Umberto Mannarino: 

Embora tenha somente 23 anos, já soma muita experiência de vida e, é claro, de estudo. Criou há 7 anos o canal “Exatas Exatas” com a missão de ajudar alunos com dificuldade nas matérias de Exatas, do Ensino Médio. Com o tempo, acabou tomando proporções maiores que o imaginado. Atualmente são 800 mil inscritos e 30 milhões de visualizações ao total. Hoje, o YouTuber, estudante e empreendedor, se dedica a todo tipo de conteúdo educacional voltado ao público jovem, com foco em Redação e ENEM. Com um estilo descontraído próprio, tem uma relação estreita com o público jovem por transmitir os assuntos de maneira informal e divertida. Sua missão com o canal é educar, entreter e mostrar que todos são capazes de feitos extraordinários quando despertam a paixão pelo conhecimento.

Trata-se de um jovem apaixonado por Exatas e Humanas ao mesmo tempo: embora tenha um canal voltado para Exatas é estudante de Publicidade e Propaganda e está para lançar um livro de ficção.

“Não sou formado em nenhum curso, mas já passei por muitos. Aos 17 anos, passei em 2º lugar geral na UnB para cursar Química. Fui aceito em um programa de bolsa do governo japonês (Monbukagakusho), e aos 18 anos fui para o outro lado do mundo continuar os estudos de Química. Precisei abrir mão da bolsa e voltar para o Brasil. Fiz então um semestre de Fotografia e 1 ano e meio de Psicologia”, relata Mannarino.

Nesse período também descobriu uma nova paixão: a escrita. Foi então que começou a escrever um livro de ficção. “Imaginei que Jornalismo teria mais a ver com esse lado escritor. Mudei de Brasília para São Paulo para começar Jornalismo, mas logo percebi que o curso tinha um perfil muito mais técnico que realmente artístico, então me transferi para o curso de Publicidade e Propaganda, onde estou até hoje. Acho que depois de 5 cursos eu finalmente me encontrei”.

O início do canal também foi bem inusitado. Umberto sempre gostou de Exatas, e alguns colegas recorriam a ele quando não entendiam algum assunto de Matemática, Física ou Química. “Era incrível poder transmitir o que eu sabia e sentir que eles conseguiam entender com a minha explicação. Isso sempre me deixou feliz.” Foi quando em dezembro de 2012 decidiu criar o canal.

“Era dezembro de 2012 quando criei o ‘Exatas Exatas’, então naturalmente todos já estavam de férias, e não tinha ninguém ao vivo para explicar. Por algum motivo, resolvi comprar uma camerazinha e gravar vídeos de movimento retilíneo uniforme para o YouTube. Isso na véspera de Natal, a propósito. Eram poucos os que gravavam videoaulas na época, então era realmente uma sensação bem estranha a de falar sozinho. Mas por algum motivo eu continuei gravando, e gravando, e gravando. E o canal tomou proporções maiores do que eu imaginaria”.

Umberto acredita que esse interesse do público pelo seu canal seja pelo fato de também ser um estudante, e dessa forma as pessoas acabam desenvolvendo empatia. “Como ainda não tenho formação, sou tão estudante quanto qualquer um que assista aos meus vídeos. Então eu passo pelas mesmas situações de ter branco, cair em pegadinhas, errar questões... tudo. Mas eu sempre procuro transformar os erros em lições. E o mais importante de tudo é não levar as coisas tão a sério. Eu dou risada de mim mesmo, faço piada com os inscritos, eles fazem piada de volta, e é assim sempre. Gosto de pensar no canal como uma grande comunidade em que um ajuda o outro e todos aprendem juntos”.

Mannarino é multitarefas, e cuida de tudo relacionado ao canal sozinho. “Gravo, edito, crio as miniaturas, posto... tudo. Cansa, mas é gratificante ver que o vídeo finalizado ficou exatamente como eu imaginava. E o feedback positivo dos inscritos deixa tudo 1000 vezes melhor”.

Canal Oficial

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários