DANIEL BERNARDES & DRUMMING GP > concerto de lançamento "A Liturgia dos Pássaros" | CCB Lisboa 23/01

DO TEXTO: Daniel Bernardes presta homenagem ao mestre francês na companhia do Drumming GP, do contrabaixista António Augusto Aguiar e do baterista Mário Costa - CCB Lisboa 23/01.
O pianista Daniel Bernardes lança-se ao desafio de escrever música segundo as técnicas e estética de Olivier Messiaen que depois mistura com o seu jazz contemporâneo.

CCB • 23 JAN • QUINTA • 19H00 • PEQUENO AUDITÓRIO

O pianista Daniel Bernardes lança-se ao desafio de escrever música segundo as técnicas e estética de Olivier Messiaen que depois mistura com o seu jazz contemporâneo.
Bernardes presta homenagem ao mestre francês na companhia do Drumming GP, do contrabaixista António Augusto Aguiar e do baterista Mário Costa.

Composição, piano e direção musical Daniel Bernardes

Bateria Mário Costa
Contrabaixo António Augusto Aguiar

Drumming Grupo de Percussão
Miquel Bernat, João Tiago Dias, Jeff Davies, Pedro Góis

Daniel Bernardes toma contacto com a música de Olivier Messiaen na adolescência, ainda em contexto formativo, desenvolvendo desde logo um fascínio imediato, em particular pela sua Sinfonia Turangalîla. Embora Messiaen nunca tenha trabalhado ou demonstrado particular interesse pelo mundo do jazz, era famoso pelas suas improvisações, nomeadamente por ocasião das missas na Igreja da Santa Trindade em Paris onde, ao órgão, improvisava de acordo com os diferentes momentos da cerimónia. Este aspeto, aparentemente irrelevante, é importante para percebermos uma certa proximidade, sobretudo harmónica, com os paradigmas do jazz tradicional. O jazz tira partido dos antigos modos gregos e Messiaen cria ele próprio os seus modos, ou seja, embora a matéria harmónica em si seja diferente, a forma de pensar a música e a criação de um universo harmónico é semelhante.

Esta proximidade de natureza faz com que a linguagem de Messiaen se torne um caminho possível para o jazz contemporâneo, podendo os modos de Messiaen servirem de complemento aos recursos harmónicos proporcionados pelos modos gregos, assim como modos derivados de outras escalas. Foi esta proximidade que levou Daniel Bernardes, tendo durante anos estudado a linguagem do jazz, a explorar as possibilidades do sistema harmónico de Messiaen. Escrevendo esboços musicais e cada vez mais entusiasmado com a música neles escrita, surgiu a ideia de juntar um trio de piano jazz, formação de referência para um pianista, a um ensemble de percussão.

Daniel Bernardes & Drumming GP - A Liturgia dos Pássaros

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários