Concurso Lusófono da Trofa está de regresso numa organização da Câmara Municipal e do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua

DO TEXTO: #ConcursoLusofonodaTofa #Cultura CANDIDATURAS PODEM SER FEITAS ATÉ 29 DE MAIO
#ConcursoLusofonodaTofa #Cultura CANDIDATURAS PODEM SER FEITAS ATÉ 29 DE MAIO

#ConcursoLusofonodaTofa #Cultura

CANDIDATURAS PODEM SER FEITAS ATÉ 29 DE MAIO


É uma das iniciativas de maior destaque no calendário cultural do Município da Trofa, com impacto pelo seu caráter internacional. Em parceria com o Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, IP, o Município promove o Concurso Lusófono da Trofa 2020 – Prémio Matilde Rosa Araújo, que irá premiar autores de contos infantis dos diferentes países de língua oficial portugueses.

Promovido pela Câmara Municipal em parceria com o Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, IP, o Concurso Lusófono da Trofa – Prémio Matilde Rosa Araújo está de regresso em 2020. A iniciativa anual, dinamizada pelo pelouro da Cultura da autarquia, tem como objetivo promover obras de literatura infantil, dando a conhecer novos autores e ilustradores.

O concurso tem como principais objetivos criar e/ou consolidar hábitos de leitura e de escrita, promover a escrita criativa e valorizar a expressão literária. A iniciativa visa ainda divulgar autores de língua oficial portuguesa de Portugal, Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor.

De forma a envolver toda a população, o concurso é aberto a todos os cidadãos, não podendo concorrer quem tem mais de três obras publicadas na área da Literatura Infantil. Serão admitidos a concurso cidadãos dos países de língua oficial portuguesa e ainda cidadãos naturalizados e estrangeiros, cuja situação de permanência no país esteja devidamente legalizada e com residência comprovada há mais de dois anos, até ao dia 31 de dezembro do ano anterior a que diz respeito o concurso.

O concurso concederá os seguintes prémios: Prémio Matilde Rosa Araújo, no valor de 2 mil euros, para o Melhor Conto; Prémio Lusofonia, no valor de mil euros, para o Melhor Conto, a ser selecionado de entre os países não contemplados com o prémio Matilde Rosa Araújo; Prémio Ilustração, no valor de mil e quinhentos euros.

Os ilustradores concorrerão com duas ilustrações subordinadas obrigatoriamente a um excerto, à sua escolha, de uma das obras de Matilde Rosa Araújo. O vencedor do prémio ilustração ilustrará o conto vencedor do prémio Matilde Rosa Araújo. 

Os trabalhos a concurso deverão ser entregues, em mão ou via correio, até às 18h00 do último dia útil do mês de maio do ano a que diz respeito o concurso. Cada candidato só pode apresentar um trabalho; podem ser apresentados trabalhos coletivos. Os critérios de apreciação serão a criatividade e inovação, a qualidade literária, a organização, a coerência e coesão do texto, adequação ao público.

O nome dos vencedores será publicado nos sítios da Câmara Municipal da Trofa (www.mun-trofa.pt) e Camões, Instituto da Cooperação e da Língua, IP (www.instituto-camoes.pt) nos 5 dias úteis imediatamente a seguir à seleção do júri. Apenas os premiados serão notificados por ofício ou via telefone.

A cerimónia de entrega dos prémios será realizada no mês de novembro, do ano a que diz respeito o concurso, durante as comemorações do aniversário do município da Trofa. O regulamento completo pode ser consultado no site oficial da Câmara Municipal da Trofa www.mun-trofa.pt.

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários