Um leão está solto nas ruas e ganha prêmios Lusófonos da Criatividade

DO TEXTO: Festival Internacional da Criatividade premiou o Departamento de Marketing do Fortaleza Esporte Clube com três troféus.
Departamento de Marketing do Fortaleza Esporte Clube


Por: Carlos Marley
O Festival Internacional da Criatividade sediado em Portugal, dedicado exclusivamente a premiar, homenagear e debater os mercados publicitários e de comunicação dos países de língua oficial portuguesa, realizado no dia 18 de dezembro premiou o Departamento de Marketing do Fortaleza Esporte Clube com três troféus: o case Virando o Jogo, com o tema de prevenção ao suicídio ganhou o ouro na categoria Relações Públicas e a prata em Ativação de Marca.

Outra ação, a Muda Mascote, que alertava sobre o abandono de animais ganhou a prata na categoria Ativação de Marca.

Esse foi o segundo festival internacional que o Fortaleza se destacou em 2019. O outro foi no Festival El Ojo de Iberoamerica, que aconteceu em Buenos Aires, em novembro.

Quem é o Fortaleza Esporte Clube?

O Fortaleza Esporte Clube é um clube de futebol do Estado do Ceará – Brasil, fundado em 1918. A sua sede fica localizada no bairro do Pici, em Fortaleza, capital do estado. O seu mascote é representado pela figura do leão (Leão do Pici).  As cores do seu uniforme é azul, vermelho e branco (tricolor de aço), uma combinação perfeita que enfeitiça e embeleza os estádios de futebol. O seu hino de autoria de Jackson de Carvalho é considerado um dos mais bonitos do futebol brasileiro (para mim o mais bonito). A letra do hino reflete com perfeição o real significado do que é o Fortaleza. Foram gravadas várias versões em estilos diferentes, inclusive uma com o seu fervoroso torcedor, o cantor e compositor Raimundo Fagner.

A sua torcida é composta por torcedores combativo, aguerrido, vibrante e forte, verso eternizado no hino do clube. A sua presença nos estádios com a magia dos seus cantos de incentivo, tremulando as bandeiras e formando os mais belos mosaicos já vistos em campos de futebol proporcionam uma festa. A sua força ficou comprovada quando foi divulgado o ranking de públicos pagantes do brasileirão da série A desse ano.  O Fortaleza ficou com a segunda média de público pagante (32.999), ficando atrás apenas do Flamengo (55.025).

O ano de 2019 foi um ano glorioso para o Fortaleza. Foi campeão cearense, ganhou a Copa do Nordeste, participou do campeonato brasileiro da série a (acesso conseguido por ter sido campeão brasileiro da série b em 2018), ficando na colocação que lhe deu o direito de participar da Copa Sul-Americana de 2020, que em sorteio já realizado enfrentará o Independiente da Argentina.



Exposição de troféus do Fortaleza

Fazendo uma relação entre o que foi dito sobre o Fortaleza e Roberto Carlos, encontramos os seguintes pontos:

1 - Fortaleza tem como mascote a figura do Leão, enquanto Roberto Carlos tem o leão como um  personagem de música do seu repertório “Um leão está solto nas ruas, Rossini Pinto” (1964).

2 - O Fortaleza tem o slogan de Tricolor de Aço, enquanto Roberto Carlos diz ser um homem de aço pela sua fé: “Sou forte minha fé me faz um homem de aço: ” Fé, Roberto e Erasmo Carlos” (1978).

3 - O Fortaleza em 2019 viveu grandes emoções e esses momentos inesquecíveis ficaram na história do clube, enquanto Roberto Carlos nos palcos  além do horizonte e no Brasil relembrou os seus momentos inesquecíveis  e as emoções desse ano: “São tantas já vividas/São momentos que eu não me esqueci/ Detalhes de uma vida/ Histórias que eu contei aqui”.

4 – O Fortaleza apresentou no youtube (link abaixo)o seu especial de fim ano com uma parodia da música “Amigo, Roberto e Erasmo Carlos” (1977), enquanto Roberto Carlos apresentou o seu especial na Rede Globo, que teve como único convidado o grande amigo do rei, o cantor e compositor Erasmo Carlos.

Como torcedor do Fortaleza, conhecido também como “Leão”, “Tricolor de Aço” e outros slogans mais, encerro com um verso do hino do clube que diz: “Receba o sincero abraço da torcida tão leal meu tricolor de aço”.

Vídeo da parodia

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários