ROBERTOLOGIA EM DESTAQUE

11/13/2019

Palestra NARRATIVA NA ESPERA NO ROMANCE ANGOLANO CONTEMPORÂNEO: Nota Alegórica à obra "Noites de Vigília" de BOAVENTURA CARDOSO | CCP Luanda 19/11


CAMÕES/CENTRO CULTURAL PORTUGUÊS

PALESTRA  

NARRATIVA NA ESPERA NO ROMANCE ANGOLANO CONTEMPORÂNEO: Nota Alegórica à obra “Noites de Vigília de BOAVENTURA CARDOSO

Pelo Professor Joaquim Martinho 

No dia 19 de Novembro de 2019 (3ª feira) pelas 18H30, o CAMÕES/CENTRO CULTURAL PORTUGUÊS (Av. de Portugal nº 50), acolherá uma PALESTRA sobre a NARRATIVA NA ESPERA NO ROMANCE ANGOLANO CONTEMPORÂNEO: Nota Alegórica à obra “Noites de Vigília” de BOAVENTURA CARDOSO, a proferir pelo Professor JOAQUIM MARTINHO.

A obra “Noites de Vigília” de Boaventura Cardoso, segundo o Palestrante, “revisita o passado histórico-político angolano, sob o signo da alegoria lançada no universo teorizador por Walter Benjamim (1984), irrompe com a história oficial, ao questionar o projecto da Terra Prometida, cujo marcador é a “espera” ancorada no desejo de fundação de uma associação de personagens-protagonistas, a saber: Quinito, do MPLA, e Saiundo, da UNITA, e no pedir da palavra de  Saiundo a Quinito.  Através da comparação literária, procuramos analisar como a recriação do sócio-político angolano, em “Noites de Vigília”, indicia a des-repressão da história, visando a consumação do projecto de comunidade imaginada angolana, hasteando-se, desse modo, a bandeira da igualdade social, dando-se voz e vez aos da periferia social. Assim, procura-se demonstrar de que maneira a ficcionalização do histórico-político angolano denuncia um socius na contramão do apregoado ao longo do movimento anti-colonial, haja vista a proclamação da sociedade pautada na igualdade, liberdades e bem-estar colectivo ainda em processo.

Joaquim Martinho é Licenciado em Língua Portuguesa pelo ISCED de Luanda e Mestre em Ciências de Educação pela UNISAL, no Paraguai. É também Mestre em Literatura (Estudos Comparados de Literaturas em Língua Portuguesa) pela USP no Brasil. É docente de Introdução aos Estudos Literários e de Teoria da Literatura na Escola Superior Pedagógica do Bengo. Integra vários Júris de Prémios literários. É investigador literário, com vários artigos publicados em Revistas Científicas no Brasil. Tem em curso a preparação do Doutoramento, que incide sobre a espectro-poética na narrativa ficcional angolana contemporânea.

Sem comentários:

Enviar um comentário

ESTIMADO LEITOR: esteja à vontade para partilhar e comentar este post em qualquer rede social, mas não esqueça de comentar aqui no próprio post. O autor agradece,

Topo