Aprender é preciso: por que o longlife learning vai mudar a forma como vivemos (e trabalhamos)

DO TEXTO:

A transformação digital imprimiu um novo estilo de se informar e adquirir conhecimento. Dinâmico e fluido, ele não está nos livros, tampouco nos bancos das faculdades ou nos centros de ensino formal. Rastreá-lo exige uma sede inesgotável pelo conhecimento. Ou uma disposição febril pelo aprendizado contínuo, conhecido como longlife learning.

E quem não conseguir seguir os seus passos, não vai saber reconhecê-lo quando topar com ele por acaso, em algum requisito para uma vaga nova ou, até mesmo, em um novo desafio dentro da própria empresa. Da mesma forma, empresas precisam ter, no seu time, pessoas que, incansáveis pelo conhecimento, também não vão medir esforços para levar os negócios a um novo patamar. 

Temos cinco motivos para que você pare tudo o que está fazendo e veja por que vale a pena investir no aprendizado contínuo como um novo jeito de ser. Contamos aqui embaixo, ó.

Autora: Mariana Achutti - Founder e CEO da Sputnik

   1. O longlife learning está prototipando o futuro

As mudanças impostas pela tecnologia são apenas um pretexto para novas configurações de ecossistemas profissionais. Pois quem está comandando a verdadeira revolução que estamos vivendo é a consciência, cada vez mais presente no mercado, de que o conhecimento precisa ser cíclico e autodidata. Cursos in company, tutoriais gratuitos e outras ferramentas que encontramos na internet apenas demonstram o potencial da Informação em acompanhar demandas profissionais cada vez mais regidas por prazos curtos e ambientes mercadológicos ambíguos e que se renovam constantemente.

   2. Não se trata apenas de código — relações humanas também estão na berlinda

Muito se fala nas habilidades técnicas que a transformação digital pede, mas as competências que vão valer ouro não estão apenas na programação ou na modelagem de dados. É necessário o desenvolvimento de um senso analítico sistêmico, capaz de lidar com informações multidisciplinares, times com know how diversos e desafios complexos do mercado.

Agilidade para o aprendizado, inteligência emocional e capacidade argumentativa e para trabalhar em equipe são algumas das habilidades que, nem sempre, aprendemos na faculdade. Aqui, é necessário desenvolver um faro em busca de formações que conversam com as carências do mercado, mas ao mesmo tempo preparam o aluno a desenvolver uma bagagem comportamental estratégica para uma realidade cada vez mais complexa.

   3. Um aprendizado moldado à jornada do aluno

A vantagem do aprendizado contínuo é que o aluno corre atrás de competências que fazem sentido para a sua jornada. Ou seja, é preciso saber quais são as informações que vão responder, a curto e médio prazo, necessidades profissionais e pessoais suas, o que implica desenvolver uma curadoria de aprendizado que não dá espaço para aquelas aulas que tivemos no ensino médio e que, até hoje, não fazem sentido para a nossa experiência.

Nesse contexto, o ensino não-formal está cada vez mais preparado para oferecer aprendizados customizados. Além disso, empresas podem se beneficiar disso a partir do momento em que oferecem treinamentos que vão desenvolver capacidades relevantes nos colaboradores para o presente e o futuro dos negócios. Na Sputnik, por exemplo, ajudamos times a montar suas trilhas de conhecimento, separando o joio do trigo, e os auxiliando a descobrir o que realmente importa para suas experiências.

   4. Ajuda a encontrar um propósito que vai causar mais impacto na sociedade

Com o aprendizado contínuo, o colaborador é instigado a ampliar sua visão de mundo ao se ver obrigado a adquirir uma bagagem que não conquistou nas salas de aula tradicionais. Diante de tantos questionamentos, sobrará a vontade de estar sempre ligado a trabalhos que, ao mesmo tempo em que estão alinhados às mudanças da sociedade, também promovem um impacto positivo e relevante para o futuro.

E quando empresas participam do desenvolvimento pessoal dos colaboradores, por meio do investimento em cursos ou na prática de treinamentos internos? Aí que potencializamos ainda mais o resultado. A empresa ganha um time mais engajado e mais alinhado com o propósito da empresa, garantindo entregas de qualidade e que podem fazer brotar gratas surpresas.

   5. Um squad que vai deixar os concorrentes em estado de alerta permanente

Ágeis, curiosos, criativos e, acima de tudo, fazedores. Colaboradores que investem em aprendizado contínuo têm uma alma intraempreendedora, o que pode fazer toda a diferença para o futuro da empresa. Além de absorver com facilidade skills técnicos e socioemocionais tão demandados pelo mercado, times atentos às mudanças não vão ter medo de implementar novos processos. Inclusive, vão convencê-lo a oferecer a eles a autonomia e liberdade necessária para que, em troca, realizem entregas inovadoras e que acelerem o alcance da meta, além de escalar ainda mais a competitividade de negócios da empresa. 

Desperte no seu time a vontade de viver aprendendo

No curso Vai lá e faz desenvolvemos metodologias para quem não quer ficar de fora do futuro que já rege o nosso presente. Estamos conectados a um jeito de aprender que tem a cara da sua história. Vamos provocar nos colaboradores o desejo de ter o conhecimento que vai ajudar a colocar seu negócio dentro de um processo irreversível de disrupção. Conheça mais sobre o curso aqui.

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários