ROBERTOLOGIA EM DESTAQUE

11/13/2019

174 anos de Eça de Queiroz - Clássicos da literatura em língua portuguesa ganham versões em quadrinhos em lançamento da Editora do Brasil


Civilização e outros contos de Eça de Queiroz são as histórias adaptadas por Francisco Vilachã

Francisco Vilachã lança, pela Editora do Brasil, Civilização e outros contos de Eça de Queiroz com adaptação em quadrinhos. Além do formato em HQ, o livro também traz breves trechos de grandes obras do autor lusitano, recolhidos de outros livros e escritos, em gêneros literários diversos.

“Civilização” conta a história de Jacinto, um homem novo e culto que possui milhares de livros em sua biblioteca pessoal, além de sofisticados aparelhos inventados pela modernidade. Apesar disso, a vida de Jacinto era tediosa e infeliz, um exemplo dos problemas trazidos pela evolução das civilizações: menos problemas para ter comida e moradia e mais problemas relacionados à saúde mental. 

Jacinto quer recuperar seu ânimo e abandonar a civilização, deixando para trás o tédio que o consome. Ele separa os utensílios que considera indispensáveis e se isola, acostumando-se aos poucos a um estilo de vida campestre. A transformação do protagonista acontece quando ele tem contato com a beleza e simplicidade do campo e retoma sua alegria de viver.A história clássica, publicada pela primeira vez em 1892 é revisitada e acompanhada das artes de Francisco Vilachã, que preenche as páginas em tons de cinza e toques de cores sóbrias. 

Além de “Civilização”, o livro traz ainda as adaptações dos contos “O tesouro” e “No moinho”. Um convite ao jovem leitor para conhecer mais sobre as obras de Eça de Queiroz, considerado um dos maiores romancistas de toda a literatura portuguesa. O primeiro e principal escritor realista lusitano, que além de escritor e ensaísta, trabalhou como jornalista e chegou a ocupar cargos políticos.O lançamento também traz trechos do romance A Cidade e as Serras, uma crônica de 1888, um poema, uma correspondência fictícia e um trecho de um dos últimos livros de Eça de Queiroz, A Correspondência de Fradique Mendes.

Civilização e outros contos de Eça de Queiroz faz parte da coleção HQ Brasil, criada para aproximar os leitores de dois universos aparentemente distintos: o da literatura clássica e o das histórias em quadrinhos. Com uma linguagem gráfica moderna e ágil, os livros que compõem esse selo apresentam textos consagrados, autores cultuados e histórias muito conhecidas em um formato altamente contemporâneo e dinâmico. Um convite irrecusável para conhecer um pouco da obra de grandes artistas.

Sobre Francisco Vilachã
Francisco Vilachã nasceu no Rio de Janeiro (RJ) em 1953 e publicou sua primeira HQ na revista O Bicho e passou a colaborar com publicações de suspense e terror na revista Spektro e com as séries fantásticas da editora Grafipar. Mudou-se para São Paulo para trabalhar como ilustrador em meados dos anos 1980 e com o roteirista Ronaldo Antonelli editou a histórica InterQuadrinhos, revista exclusivamente feita por artistas nacionais.

Ficha Técnica
Civilização e outros contos de Eça de Queiroz
Adaptação: Francisco Vilachã
Número de Páginas: 80
Preço: R$47,90

Sobre a Editora do Brasil:
A Editora do Brasil busca, há mais de 75 anos, renovar os produtos e serviços que levem aos milhares de educadores e alunos do Brasil conteúdos atuais e materiais de qualidade. Nos quatro cantos do País, professores e gestores utilizam nossos livros e têm acesso a um projeto didático comprometido com a ética e com uma educação cada dia melhor.O compromisso da Editora do Brasil é com o dinamismo do conhecimento e com a educação que transforma e é transformada. Mais que nunca, posiciona-se ao lado dos educadores, observando, analisando e discutindo os novos desafios do ensino em nosso País.

Sem comentários:

Publicar um comentário

ESTIMADO LEITOR: esteja à vontade para partilhar e comentar este post em qualquer rede social, mas não esqueça de comentar aqui no próprio post. O autor agradece,

Topo