ROBERTOLOGIA EM DESTAQUE

10/08/2019

ESTOU REFUGIADO Promove Evento com Presença de Ex Presidenciável, Marina Silva

Ex Ministra do Meio Ambiente, Mariana Silva prestigia e apoia evento da ONG Estou Refugiado 

Crédito Fotos: Rafael Yamamoto

No sábado (28/09) a ONG Estou Refugiado, que tem como objetivo promover a inserção de refugiados no mercado de trabalho, organizou o DiverZoom. O evento reuniu diversas personalidades brasileiras para discutirem sobre diversidade no Brasil com foco em pessoas em situação de refúgio.

Luciana M G Copobianco gente que acredita e colabora 
para a construção de um mundo mais fascinante
Maite Schneider, Cris Guerra, Kenia Maria, Marina Silva, Bárbara Eugênia, Leonardo Matumona foram alguns dos convidados estelares que abrilhantaram o evento na Unibes Cultural, em São Paulo. O público se encantou, se emocionou e vibrou com as histórias comoventes dos emigrados, Alphonse (Congo), Luê (Venezuela) e Lara (Moçambique). Eles relataram o quão importante foi o apoio da ONG ao chegarem no Brasil desorientados, e mostraram o quanto para melhor suas vidas estão na atualidade, graças ao trabalho intenso e continuo da Estou Refugiado. Lara, que fugiu de Moçambique por ser perseguida por conta de sua opção sexual, agradece ao Brasil pelo carinho recebido. “Não que o Brasil não tenha preconceito. Há sim, mas poder respirar e poder ser eu, assumir minha sexualidade, é ter vida.  Aqui são outros desafios”, desabafa Lara que comemora o sonho de ser mãe: sua parceira acaba de engravidar através de inseminação.
Com uma equipe afinada, a ONG ratificou que está no mercado não porque refugiado no Brasil parece ter virado tema para enriquecer e promover alguns, mas sim para mudar vidas. Vidas perdidas e angustiadas que por diversos motivos são obrigadas a abandonarem suas pátrias.
No discurso de abertura a diretora da Estou Refugiado a publicitária Luciana M G Capobianco com um semblante de contentamento, agradeceu a todos os presentes, aos convidados e contou o motivo que a fez abandonar uma carreira de sucesso na área de publicidade para dedicar-se à ONG. Seus filhos, esposo e neta contemplaram o DiverZoom do início ao fim, comprovando que assim como Luciana eles também acreditam na construção de uma sociedade mais igualitária e justa.
A escritora, blogueira e colunista mineira Cris Guerra fez o público utilizar o lenço de papel, com sua história de vida cheia de episódios “cinzas”: perda dos pais com câncer, abortos involuntários, divórcio, morte súbita do namorado amado Gui Fraga enquanto estava grávida de seu filho Francisco, e o surgimento de uma nova mulher que foi “salva” e redescoberta pela a arte de escrever e das publicações de fotos de seus “looks” diários descolados no blog “Hoje Vou Assim”. A escritora “fênix” ressalta a importância da diversidade. “Ser diverso é ser racional”.
Eles improvisaram juntos e fizeram o público se emocionar com suas canções: 
Bárbara Eugenia e Leonardo Matumona 
Uma das convidadas mais esperadas foi a candidata à Presidência, ex Ministra do Meio Ambiente , ambientalista e professora Marina Silva. Marina reforçou a relevância em a sociedade brasileira ser receptiva aos refugiados. “Nossos braços devem estar abertos aos refugiados, mas também não podemos esquecer dos nossos próprios refugiados: os índios”, alerta a professora.
Perguntada sobre sua opinião em relação a ambientalista sueca Greta Thunberg, que em setembro passado viajou duas semanas no seu barco à vela para participar de uma conferência da ONU, em Nova York. E se os brasileiros podem continuar com a esperança em ver Marina Silva como presidente do Brasil, a ex Ministra explicou a origem do nome Greta Thunberg e ratificou o papel de destaque da jovem ecologista. “Deve-se procurar formas das companhias áreas ressarcirem ao meio ambiente a poluição causada por seus aviões. Greta Thunberg é como seu nome, uma brecha de luz, que está indo de encontro aos adultos para, tão jovem, chamar a atenção fortemente para questões ambientais.”, explica Marina, que com diplomacia esquivou-se, ou esqueceu de responder a pergunta quanto à presidência da República Federativa do Brasil.
O iluminado e humano DiverZoom foi finalizado ao som da música da ganhadora do Prêmio Multishow, a niteroiense Bárbara Eugênia, com participação especial do músico angolano,  Leonardo Motumona.

Mais informações sobre a ONG Estou Refugiado:
Tâmara Oliveira Santana

Sobre a autora

Tâmara Oliveira Santana - Redatora do Portal Splish Splash e do site oficial da Confraria Cultural Brasil-Portugal. Leia Mais sobre a autora...

Sem comentários:

Enviar um comentário

COPIE O SEU EMOTICON E COLE NOS COMENTÁRIOS


👍😀😁😄😇😉😊😋😌😍😎😏😐😕😘😛😞😤😥😧😩😭😮😰😴🐞🐢👄💗💙👻👽🎃🎄🎅🎂🍺🍻🍹🍷

VARIAÇÕES EM A DISTÂNCIA (PARTE 2 DE 2)

OS NOSSOS REDATORES PERMANENTES

OS NOSSOS REDATORES PERMANENTES - Clique para ver o perfil