Enfrentamento à Desinformação: grupo gestor do TSE se reúne com dirigentes de instituições parceiras

DO TEXTO:

Os encontros têm o objetivo de definir ações conjuntas capazes de reduzir os efeitos negativos da desinformação nas Eleições de 2020

Representantes do grupo gestor do Programa de Enfrentamento à Desinformação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) começaram a se reunir com dirigentes das instituições parceiras para traçar estratégias de enfrentamento a informações falsas voltadas às atividades da Justiça Eleitoral e às Eleições Municipais de 2020. Os encontros servirão para definir ações conjuntas capazes de reduzir os efeitos negativos que a desinformação pode causar em temas que dizem respeito à Justiça Eleitoral, como o sistema eletrônico de votação.

As primeiras reuniões envolveram o Ministério Público Eleitoral (MPE), representado pelo vice-procurador-geral eleitoral, Humberto Jacques de Medeiros, e o Departamento de Polícia Federal, representado pelo delegado federal Milton Rodrigues Neves.

Nesta terça-feira (8), o juiz auxiliar do TSE e coordenador do grupo gestor do programa, Ricardo Fioreze, e a assessora-chefe de Comunicação do TSE, Ana Cristina Rosa, reuniram-se com representantes da Associação Nacional dos Jornais (ANJ) e da Associação Brasileira de Rádio e Televisão (Abratel). Amanhã (9), será a vez da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert) e da Associação Brasileira de Imprensa (ABI).

Segundo Ricardo Fioreze, tanto o diretor-geral da ANJ, Ricardo Pedreira, como o diretor-geral da Abratel, Álvaro Vasconcelos, e o coordenador de relações governamentais da Associação, João Camilo Júnior, reiteraram a intenção das instituições de colaborarem efetivamente com o TSE em ações compartilhadas de interesse da sociedade. “Os encontros foram proveitosos para o estabelecimento de algumas atividades conjuntas”, afirmou.

O Programa de Enfrentamento à Desinformação do TSE prevê uma série de iniciativas para capacitar as pessoas a identificar e checar uma desinformação, estimular a compreensão sobre o processo eleitoral, incluindo o funcionamento da urna eletrônica, desestimular ações de proliferação de informações falsas e aperfeiçoar métodos de identificação de possíveis práticas de disseminação de conteúdos falaciosos.

Parcerias

O programa foi instituído pela Presidência do Tribunal para combater os efeitos negativos provocados pela desinformação no processo eleitoral brasileiro com foco nas Eleições Municipais de 2020. Atualmente, ele conta com 35 instituições parceiras, entre partidos políticos e entidades públicas e privadas.

Ao lançar o programa, no dia 30 de agosto deste ano, a presidente do TSE, ministra Rosa Weber, afirmou que o enfrentamento à desinformação exige a adoção de ações de curto, médio e longo prazos, apoiadas em diversas áreas do conhecimento humano.

O programa recebeu a adesão de segmentos da imprensa, telecomunicações, tecnologia da informação, provedores de internet, agências de checagem, partidos políticos, entre outros.

Confira abaixo a lista das instituições que já assinaram o termo de adesão:

 1. Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão – Abert
 2. Associação Brasileira de Imprensa – ABI
 3. Associação Brasileira de Internet – Abranet
 4. Associação Brasileira de Rádio e Televisão – Abratel
 5. Associação Brasileira de Provedores de Internet e Telecomunicações – Abrint
 6. Associação Nacional dos Jornais – ANJ
 7. Agência Aos Fatos
 8. Associação Acredito
 9. Associação Brasileira das Agências de  Comunicação – Abracom
10. Associação InternetLab de Pesquisa em Direito e Tecnologia
11. Boatos.org
12. Conselho Gestor da Internet – CGI.br
13. Instituto Palavra Aberta
14. Instituto Update
15. Ministério da Justiça e Segurança Pública
16. Ministério Público Federal
17. Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil
18. Partido Avante
19. Partido Comunista do Brasil – PCdoB
20. Partido Democracia Cristã – DC
21. Partido Democratas – DEM
22. Partido Renovador Trabalhista Brasileiro – PRTB
23. Partido Solidariedade
24. Partido Progressistas
25. Partido Republicanos
26. Partido Trabalhista Brasileiro – PTB
27. Politize!
28.Safernet Brasil
29.Sociedade Brasileira de Computação – SBC
30. Secretaria Executiva do Comitê Nacional do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral
31. Agência Lupa
32. Partido Social Cristão – PSC
33. Partido Podemos
34. Partido Democrático Trabalhista – PDT
35. Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários