Alunos de Moda da Faculdade Santa Marcelina criam peças para desfile em prol da campanha Outubro Rosa

DO TEXTO:

Fashion Day reunirá 37 pacientes do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo

Com o objetivo de conscientizar sobre a importância da campanha Outubro Rosa, a sexta edição do “Fashion Day” será realizada no início de novembro, com a participação de 107 alunos do curso de Moda da Faculdade Santa Marcelina, os quais mostrarão suas criações em um desfile composto por 37 pacientes do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP).    

Graduandos do segundo semestre, os alunos têm a orientação da professora Walquiria Caversan, que leciona as disciplinas Processos de Criação e Estilismo. Para a preparação do desfile, no início de novembro, o grupo esteve no instituto, onde conheceu os pacientes e também aproveitou para obter as medidas para confecção das peças. 

“Trabalhamos em técnica de upcycling e modelagem experimental a partir de formas geométricas. Todo o desenvolvimento do vestuário tem caráter sustentável, desde o aproveitamento de peças prontas de brechós, transformadas em novas, ao uso das bandeiras de estamparia, que são amostras/descartes modificadas a partir de estudos de superfície”, explica a professora da Faculdade Santa Marcelina.  

No hall de entrada da instituição de saúde, na Capital paulista, o público poderá conferir diversas peças que retratam a moda do século XX, reunindo os destaques entre 1901 a 2000. A cada três ou quatro pacientes, todos com idade entre 20 e 90 anos, uma das décadas deste período será representada. 

O desfile conta com apoio da empresa têxtil Dalutex, que doou as bandeiras de estamparias para a confecção das peças, além da marca de cosméticos Payot, que oferecerá a maquiagem aos pacientes no dia do evento.  

Além disso, também compondo a equipe de docentes deste curso na Faculdade Santa Marcelina, a professora Miti Shitara participa do desfile com uma palestra sobre os 100 anos de Moda (1900 a 2000), em que trará mais informações dados históricos, silhuetas e detalhes de cada década. 

“A experiência é intensa e muito gratificante, uma vez que esse projeto consiste, antes de tudo, em uma nova experiência de vida a cada edição. Ao mesmo tempo, um trabalho que exige muita dedicação da minha parte e, principalmente, dos alunos que, com pouca experiência, têm que vestir diferentes corpos e de todas as idades. Esta vivência se estende em uma grande amizade entre pacientes e estudantes, na realização de um importante evento, de modo que contribuímos com a conscientização da prevenção ao câncer e a autoestima dos pacientes em tratamento. Temos depoimentos de participantes que desfilaram nos eventos anteriores e relatam que se envolver com o desfile mudou o modo como enxergavam a vida”, finaliza Walquiria. 

SERVIÇO:
Alunos de Moda da Faculdade Santa Marcelina criam peças para desfile em prol da campanha Outubro Rosa
Local: Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP) 
Endereço: Avenida Dr. Arnaldo, 251 - Cerqueira César, São Paulo    
Data e horário:  08/11, às 11h. 
Classificação: livre 
Preço: gratuito 

Sobre o curso de graduação Moda  
Com mais de 30 anos de tradição, o curso de graduação em Moda é reconhecido pelo pioneirismo, tradição e formação de profissionais criativos e empreendedores. Os alunos formados pela Faculdade Santa Marcelina levam para o mercado ideias com linguagem inovadora, conquistando resultados significativos que são reconhecidos pelas empresas, mídia e pelas associações de classe do setor. Espera-se do profissional formado em Moda domínio de conceitos e de conteúdos técnicos, conhecimento do processo de criação e de fabricação, capacidade de propor soluções inovadoras e inusitadas, visão histórica, prospectiva e mercadológica.   

Sobre a Faculdade Santa Marcelina   
A Faculdade Santa Marcelina é uma instituição mantida pela Associação Santa Marcelina – ASM, fundada em 1º de janeiro de 1915 como entidade filantrópica. Desde o início, os princípios de orientação, formação e educação da juventude foram os alicerces do trabalho das Irmãs Marcelinas. Em São Paulo, as unidades de ensino superior iniciaram seus trabalhos nos bairros de Perdizes, em 1929, e Itaquera, em 1999. Para os estudantes é oferecida toda a infraestrutura necessária para o desenvolvimento intelectual e social, formando profissionais em cursos de Graduação e Pós-Graduação (Lato Sensu). Na unidade Perdizes os cursos oferecidos são: Música, Licenciatura em Música, Artes Visuais, Licenciatura em Artes Plásticas e Moda. Já na unidade Itaquera são oferecidas graduações em Administração, Ciências Contábeis, Enfermagem, Fisioterapia, Medicina, Nutrição e Tecnologia em Radiologia.  

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários