Tenente Coimbra articula instalação de escolas militares na Baixada Santista

DO TEXTO:
Deputado estadual Tenente Coimbra (PSL)-Divulgação

O deputado estadual Tenente Coimbra (PSL) articula, junto aos prefeitos de Santos e Guarujá, Paulo Alexandre Barbosa e Válter Suman, respectivamente, a instalação de escolas militares em suas cidades. Presidente da Frente Parlamentar para a Criação das Escolas Militares no Estado de São Paulo, Coimbra se reuniu com os prefeitos nesta segunda-feira e se colocou à disposição para ajudar a instalar o modelo de gestão compartilhada, entre a Secretaria de Educação e a Secretaria de Segurança Pública, em unidades localizadas na Baixada Santista.

A Frente Parlamentar pela Criação das Escolas Militares no Estado de São Paulo foi lançada no final de agosto para estudar a melhor forma de implantar o modelo nos municípios paulistas. Pelo modelo de gestão compartilhada, oficiais da Reserva da Polícia Militares ficam encarregados da administração, segurança e disciplina das unidades. Toda a parte pedagógica continua sob responsabilidade da Secretaria de Educação. Não há qualquer interferência militar no conteúdo repassado às crianças do Ensino Fundamental e Médio.

Durante o encontro desta segunda, os prefeitos manifestaram interesse na implantação de escolas militares. “O próximo passo será apresentar os nomes das cidades que têm interesse ao secretário de Educação para que possamos escolher o melhor modelo a ser adotado e a unidade”, completa o deputado.

A criação de escolas cívico militares é uma determinação do Presidente da República, Jair Bolsonaro, que, por meio do Ministério da Educação, lançou um programa para espalhar o modelo em todo Brasil. A criação da Frente foi a primeira ação de Coimbra à frente do cargo na Assembleia Legislativa de São Paulo.

Experiências em estados como Goiás, Amazonas, Minas Gerais e Distrito Federal mostram que a adoção desse modelo representa um aumento dos indicadores da qualidade de educação, medidos pelo Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). Enquanto nas escolas tradicionais a média é de 4,94, nas escolas militares o índice chega a 6,99. Ainda de acordo com dados nacionais, das vinte melhores escolas públicas do país, quatro são militares.

As cidades que tiverem interesse devem entrar em contato com o gabinete do Tenente Coimbra para receberem o auxílio necessário.

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários