Setembro Dourado chama atenção para diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil

DO TEXTO:


DOENÇA ACOMETE MAIS DE 13 MIL CRIANÇAS E JOVENS NO BRASIL ANUALMENTE, SEGUNDO DADOS DO INCA


O mês de setembro chegou e junto com ele uma importante ação de alerta: o Setembro Dourado. A campanha tem como objetivo destacar a importância do diagnóstico rápido e eficaz do câncer em crianças e adolescentes, fator crucial para o sucesso no tratamento.


O câncer infantojuvenil é atualmente, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), a segunda causa de morte de crianças e adolescentes, ficando atrás apenas de óbitos decorrentes de causas violentas. Portanto, é necessário que haja cada vez maior investimento para o seu diagnóstico e tratamento preciso.


“O tratamento do câncer infantil requer uma estrutura física, com Unidade de Terapia Intensiva (UTI), pronto-socorro, laboratórios, radiologia, e equipe multidisciplinar treinada, bem como apoio de outras especialidades médicas”, explica o Dr. Claudio Galvão, presidente da Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica (SOBOPE).

Diagnóstico preciso
Essa categoria de câncer é diagnosticada com mais precisão pelo médico patologista, especialista que verifica por meio da biópsia e de outros exames clínicos e biológicos qual o tipo exato da doença.


“Como todo o diagnóstico de câncer, o câncer infantojuvenil juvenil é diagnosticado através de uma biópsia indicada pelo pediatra devido a uma suspeita clínica”, salienta a médica patologista da Sociedade Brasileira de Patologia (SBP), a Drª Isabela Werneck.


Para auxiliar na cura do câncer infantojuvenil, é recomendado que qualquer sintoma apresentado pela criança ou adolescente seja verificado pelo médico o quanto antes. Uma vez que há uma série de cânceres que atingem essa faixa etária, os sinais variam muito, sendo desde “caroço” aparente, até dor, irritabilidade, e perda de peso sem razão.

Sociedade Brasileira de Patologia
Fundada em 1954, a Sociedade Brasileira de Patologia (SBP) é uma instituição prioritariamente científica, que promove cursos, congressos e eventos para atualização, desenvolvimento e qualificação da especialidade. Além do mais, orienta, normatiza e valoriza a atuação profissional dos médicos patologistas.

Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica
Fundada em 1981, a SOBOPE tem como objetivo disseminar o conhecimento referente ao câncer infantojuvenil e seu tratamento para todas as regiões do País e uniformizar métodos de diagnóstico e tratamento. Atua no desenvolvimento e divulgação de protocolos terapêuticos e na representação dos oncologistas pediátricos brasileiros junto aos órgãos governamentais. Promove o ensino da oncologia pediátrica, visando à divulgação e troca de conhecimento científico da área em âmbito multiprofissional.

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários