DOENÇA ACOMETE MAIS DE 13 MIL CRIANÇAS E JOVENS NO BRASIL ANUALMENTE, SEGUNDO DADOS DO INCA
O mês de setembro chegou e junto com ele uma importante ação de alerta: o Setembro Dourado. A campanha tem como objetivo destacar a importância do diagnóstico rápido e eficaz do câncer em crianças e adolescentes, fator crucial para o sucesso no tratamento.
O câncer infantojuvenil é atualmente, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), a segunda causa de morte de crianças e adolescentes, ficando atrás apenas de óbitos decorrentes de causas violentas. Portanto, é necessário que haja cada vez maior investimento para o seu diagnóstico e tratamento preciso.
“O tratamento do câncer infantil requer uma estrutura física, com Unidade de Terapia Intensiva (UTI), pronto-socorro, laboratórios, radiologia, e equipe multidisciplinar treinada, bem como apoio de outras especialidades médicas”, explica o Dr. Claudio Galvão, presidente da Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica (SOBOPE).
Diagnóstico preciso
Essa categoria de câncer é diagnosticada com mais precisão pelo médico patologista, especialista que verifica por meio da biópsia e de outros exames clínicos e biológicos qual o tipo exato da doença.
“Como todo o diagnóstico de câncer, o câncer infantojuvenil juvenil é diagnosticado através de uma biópsia indicada pelo pediatra devido a uma suspeita clínica”, salienta a médica patologista da Sociedade Brasileira de Patologia (SBP), a Drª Isabela Werneck.
Para auxiliar na cura do câncer infantojuvenil, é recomendado que qualquer sintoma apresentado pela criança ou adolescente seja verificado pelo médico o quanto antes. Uma vez que há uma série de cânceres que atingem essa faixa etária, os sinais variam muito, sendo desde “caroço” aparente, até dor, irritabilidade, e perda de peso sem razão.
Sociedade Brasileira de Patologia
Fundada em 1954, a Sociedade Brasileira de Patologia (SBP) é uma instituição prioritariamente científica, que promove cursos, congressos e eventos para atualização, desenvolvimento e qualificação da especialidade. Além do mais, orienta, normatiza e valoriza a atuação profissional dos médicos patologistas.
Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica
Fundada em 1981, a SOBOPE tem como objetivo disseminar o conhecimento referente ao câncer infantojuvenil e seu tratamento para todas as regiões do País e uniformizar métodos de diagnóstico e tratamento. Atua no desenvolvimento e divulgação de protocolos terapêuticos e na representação dos oncologistas pediátricos brasileiros junto aos órgãos governamentais. Promove o ensino da oncologia pediátrica, visando à divulgação e troca de conhecimento científico da área em âmbito multiprofissional.
Obter link
Facebook
X
Pinterest
Email
Outras aplicações
Enviar um comentário
Comentários
DIGITE PELO MENOS 3 CARACTERES
Close
🍪 Este site usa cookies para melhorar a sua experiência.
✖
Tem curiosidade sobre um tema, um nome? Encontre aqui.
Diagnóstico preciso
Sociedade Brasileira de Patologia
Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica
Uma romântica que acredita no amor eterno. Redatora do Portal Splish Splash. VER PERFIL
Comentários
Enviar um comentário
🌟Copie um emoji e cole no comentário: Clique aqui para ver os emojis