Museu promove programação dedicada ao Dia Nacional do Surdo - 26/09

DO TEXTO:
Min e as Mãozinhas-Foto: Reprodução

Ao longo de todo o ano, o MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal constrói ações e projetos para tornar seu espaço, acervo e atividades cada vez mais acessíveis aos mais diversos públicos. Reforçando este compromisso, o Museu desenvolveu uma programação especial para Dia Nacional do Surdo, celebrado nesta quinta, 26 de setembro. Ao longo da tarde, das 14h às 18h, o espaço irá produzir uma sessão pipoca com a exibição de  episódios da animação  "Min e as mãozinhas", o primeiro desenho animado em língua de sinais produzido no Brasil. A animação é dirigida e produzida pelo catarinense Paulo Henrique Rodrigues, que tem em seu histórico trabalhos como Sítio do Pica Pau Amarelo, Turma da Mônica e Show da Luna. Na ocasião, Paulo Henrique estará estará presente no Museu durante toda a tarde e, às 19 horas, irá liderar o bate-papo aberto ao público sobre o processo criativo de "Min e as mãozinhas" e o entretenimento inclusivo.

 Na animação, Min é uma garota surda que domina a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) e que adora se aventurar. Nessas aventuras, ela faz amizade com um gato que fala "gatês", um elefante que fala "elefantês" e muitos outros animais que falam línguas próprias. Disposta a se comunicar e estabelecer uma relação entre todos, Min passa a ensinar a língua dos sinais a seus novos amigos. Ao mesmo passo que o desenho insere as crianças surdas em seu universo, se comunicando diretamente com elas, ele o faz de maneira didática, ensinando libras para as crianças que não tem deficiência auditiva.

"Queremos mostrar que as barreiras de comunicação não importam, o que importa é como elas são superadas. O elefante que fala "elefantês" e o gato que fala "gatês" estariam separados e poderiam nunca se falar. Mas a vontade de interagir e ajudar é maior! Desta forma eles constroem uma amizade orquestrada por Min, a partir da linguagem de sinais", conta o diretor. 

As iniciativas do Museu para torná-lo acessível e parte do cotidiano de pessoas com deficiência não se limitam a datas comemorativas. Neste ano o MM Gerdau inaugurou o setor "Inclusão", coordenado pela consultora em acessibilidade e inclusão Luciana Cajado e os trabalhos já se iniciaram: desde abril os visitantes espontâneos do Museu podem dispor de visitas mediadas em libras, durante todo o período em que o espaço estiver aberto. Diversas atividades e oficinas também estão sendo desenvolvidas de modo inclusivo. Para além disto, o acervo do espaço também está sendo pensado neste viés.

 A primeira exposição autoral do Museu, "Fósseis: do mar à conquista da terra", inaugurada em junho deste ano, foi pensada desde o início para ser amplamente acessível. Todo seu conteúdo é adaptado para cegos e surdos, inclusive com réplicas táteis de alguns fósseis! Além disso, o mobiliário foi pensado para pessoas com mobilidade reduzida, crianças e idosos. A exposição contou, ainda, com educadores intérpretes de Libras para visitar mediadas.

 Outra iniciativa bem sucedida é o premiado "Circuito Acessível Pedras Sabidas". O projeto consiste em três expositores que estão localizados em diferentes pontos do Prédio Rosa, no Circuito Liberdade. Por meio do acionamento de botões que ficam próximos aos 8 minerais em exposição, vídeos informativos e acessíveis são transmitidos pela tela principal do dispositivo. A produção possui imagens ampliadas dos minerais expostos, possibilitando maior observação de detalhes por pessoas com baixa visão. Existem áudios explicativos para as pessoas com perda total da visão, textos para as pessoas surdas que leem Português e, também, tradução em Libras, para pessoas surdas que se comunicam dessa forma.

O Educativo do Museu sempre buscou parcerias para tornar suas atividades acessíveis. Este ano, a partir da edição de janeiro o programa “Férias é no Museu”, ofereceu em todas as oficinas e dinâmicas para as crianças algum tipo de acessibilidade. 

SERVIÇO:
Exibição dos episódios de "Min e as mãozinhas"
Dia: 26/09
Horário: 14h às 18h
Entrada Gratuita

Bate Papo com Paulo Henrique Rodrigues sobre o processo criativo de "Min e as mãozinhas"
Dia: 26/09
Horário: 19H
Entrada Gratuita
MM GERDAU - Museu das Minas e do Metal
Visitação: de terça a domingo, de 12h às 18h, quinta-feira das 12h às 22h.
Feriados: consultar horários especiais
Local: MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal - Praça da Liberdade, Prédio Rosa, s/n - Funcionários
Entrada Gratuita
Mais informações: http://www.mmgerdau.org.br

SOBRE O MM GERDAU - MUSEU DAS MINAS E DO METAL
O MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal, integrante do Circuito Liberdade desde 2010, é um museu de ciência e tecnologia que apresenta de forma lúdica e interativa a história da mineração e da metalurgia. Em 20 áreas expositivas, estão 44 exposições que apresentam, por meio de personagens históricos e fictícios, os minérios, os minerais e a diversidade do universo da Geociências. O Prédio Rosa da Praça da Liberdade, onde funciona o espaço cultural, foi inaugurado em 1897, juntamente com Belo Horizonte. Tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (IEPHA), o edifício passou por meticuloso trabalho de restauro, que constatou que a decoração interna seguiu o gosto afrancesado da época, com vocabulário neoclássico e art nouveau.  O projeto arquitetônico para a nova finalidade do Prédio Rosa, que já foi Secretaria do Interior e da Educação, foi feito por Paulo Mendes da Rocha e a museografia, que usa a tecnologia como aliada da memória e da experiência, é de Marcello Dantas.

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários